Logística

Qual a importância do rastreamento e monitoramento de cargas?

Frequentemente encontramos informações a respeito da importância do planejamento de rotas na distribuição de cargas e como ela beneficia as operações. Entretanto, outro ponto que também merece destaque na gestão de transportes é o rastreamento e monitoramento de cargas.

rastreamento e monitoramento de cargas

A seguir vamos falar sobre sua importância e por que as empresas devem se preocupar mais com essa atividade. Portanto, continue acompanhando e saiba mais!

Por que o rastreamento e monitoramento de cargas é tão importante?

Além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprido, o rastreamento de cargas permite que as transportadoras possam fornecer informações em tempo real para seus clientes a respeito de suas cargas. Assim, também é possível ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos.

Então, outra questão envolvida é a prevenção de furtos, roubos e sequestros nas estradas.

Ainda que essa medida não iniba esse tipo de ação, o rastreamento e monitoramento de cargas permite obter informações mais precisas sobre a localização dos veículos e contribuir com as investigações.

Como esse acompanhamento pode ser feito?

A seguir listamos as principais e mais comuns:

  • GPS: Hoje é possível implantar dispositivos GPS nos veículos e obter a localização em tempo real.
  • Celulares: ainda que essa não seja a melhor opção e esteja sujeita a falhas, muitas empresas ainda realizam o monitoramento de cargas através de contato via celular com os motoristas.
  • Câmeras: existe a possibilidade de monitorar os veículos através de câmeras, que realizam a gravação das imagens durante a viagem. Em alguns casos a implantação desse tipo de sistema inclui a utilização de GPS.

Descubra agora também como a tecnologia da informação beneficia o setor de logística.

Quais são os principais benefícios proporcionados?

O primeiro deles, como já citamos, é realizar o acompanhamento da rota e a possibilidade de ocorrências que podem resultar em atraso. Também é possível avaliar os percursos e encontrar pontos em que podem ser realizadas melhorias, que podem proporcionar maior eficiência para a logística.

Além disso, é possível acompanhar o desempenho por veículo e por motorista individualmente, analisando casos de quebras ou de desvios e paradas indevidas durante o percursos. Inclusive, todas essas informações reunidas fornecem uma base considerável para que o gestor possa melhorar o seu planejamento logístico.

Portanto, outro ponto importante, que muitas vezes pode ser considerado como um diferencial, é que o rastreamento de cargas permite fornecer informações aos clientes, que passam a poder acompanhar suas cargas em todo o percurso – e não somente no ponto de partida e na entrega ao destino.

Assim, como podemos ver, essa atividade é muito importante para um gestor de frotas e transporte e pode trazer diversos benefícios para as empresas e seus clientes.

Agora, que você já sabe da importância do monitoramento e rastreamento de cargas para a logística, procure saber se sua transportadora adota essa prática, que acabar transmitindo maior segurança e confiabilidade para a contratação do serviço.

Então, como sua empresa lida com essas questões de monitoramento e rastreamento de cargas? Você já sabia da importância dessa atividade para o transporte de cargas? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários! Participe da conversa!