Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso se destacar e aproveitar todo o potencial de atendimento da empresa, prezando ainda mais pela qualidade e o bom trato com os clientes. Assim, ao pensarmos em otimizar as atividades da empresa, não podemos deixar de lado o investimento em um bom planejamento de rotas.

planejamento de rotas veja a sua importância

Então, veremos neste artigo algumas das mais importantes vantagens que podem ser facilmente notadas com o uso dessa ferramenta essencial:

Como implantar um bom planejamento de rotas

Primeiramente, é preciso conhecer bem cada etapa do processo. Além do perfil da empresa e do cliente, para ter uma visão mais completa dos setores que demandam mais atenção.

Posteriormente, deve-se analisa e escolher as ferramentas que melhor se adequam a esse tipo de negócio. Assim, nessas horas, um bom software pode ser um grande aliado. Inclusive, sua utilização já é indispensável nos dias e hoje.

Tecnologia do serviço

O uso de novas tecnologias é de extrema importância para a empresa se manter competitiva. Então, com a implantação de um software adequado, tem-se um controle muito maior de todas as etapas do processo. Assim  é possível saber o momento certo para manutenções preventivas, trocas de pneus e ter uma base sobre o consumo de combustível por veículo.

Eficiência e segurança

Uma gestão eficiente de cada etapa do planejamento de rotas nos permite saber exatamente onde estão cada um dos principais elementos do processo, que são funcionários, veículos e mercadorias.

Dessa forma, isso gera mais confiança por parte do cliente, que ganha mais garantias e um melhor atendimento, e mantém o funcionário produtivo, sem pausas desnecessárias no percurso — veja também como evitar atrasos nas entregas.

Otimizar trajetos

A definição de rotas e trajetos traz mais segurança. Assim, é possível analisar quais os percursos mais adequados para cada região e produto a ser entregue. Posteriormente, com essa rota estabelecida, é possível encontrar boas opções de desvio e atalhos em caso de imprevistos, como acidentes que possam gerar bloqueios ou congestionamentos.

De certo modo, resolvendo de maneira rápida, o cliente nem sentirá a alteração.

Portanto, fazendo o planejamento de rotas, é possível otimizar o trajeto sem desvios desnecessários ou paradas não programadas. Aproveitando assim melhor cada viagem.

Além disso, é importante dar uma maior atenção à mercadoria e acomodá-la da melhor maneira possível sempre. Utilizando a máxima capacidade de cada veículo, eliminamos o desperdício de tempo em viagens, gerando uma grande economia de pneus e combustível.

Agilidade

Quando a empresa se compromete a entregar um produto em um determinado prazo, assume-se uma grande responsabilidade. Assim, para lidar com essa expectativa do cliente deve-se melhorar a formatação das linhas, agilizando o giro de produtos e aumentando a capacidade da empresa.

Dessa forma, essa mudança proporciona ao cliente um atendimento em tempo recorde. Portanto, isso se torna um algo a mais, ou, o termo mais utilizado, Overdelivering. Atraindo assim novos clientes e fidelizando os existentes.

Assim, quando se dá a devida importância ao planejamento de rotas, a empresa se torna mais preparada para resolver qualquer tipo de problema que venha a surgir e de maneira muito eficiente.

Então, ainda tem dúvidas sobre o assunto ou percebe algum outro benefício no planejamento de rotas que não citamos aqui? Deixe um comentário aqui no blog e conte para nós!