Logística, Tecnologia

Quais são as vantagens de fazer o rastreamento de carga?

Toda empresa que trabalha com o envio de produtos deve priorizar o rastreamento de carga em suas atividades. Isto porque, em caso de problemas, é possível verificar o ocorrido e solucionar qualquer tipo de adversidade com maior eficiência e agilidade.

quais são as vantagens de fazer o rastreamento de carga

O rastreamento permite acompanhar, registrar e analisar ocorrências, problemas e interferências no momento do transporte. Então ele pode ser feito por meio de sistemas específicos e ferramentas, integrando GPS com sistemas informatizados.

Além disso, tal recurso possibilita o controle da carga desde o momento da coleta até a chegada ao cliente final.

Interessou-se pelo assunto e quer saber quais são os principais benefícios que o rastreamento de carga pode trazer? Continue a leitura deste artigo!

Maior controle da empresa sobre a carga

Gestores conscientes estabelecem um bom controle sobre todas as suas operações.

Assim, é possível encontrar soluções que otimizem as ações da empresa e, em caso de problemas, resolvê-los de forma eficiente, a fim de não comprometer a entrega para o cliente final.

Ao realizar o acompanhamento e rastreamento de carga, você pode monitorar se:

  • existem atrasos;
  • algum item não chegou ao local esperado;
  • houve qualquer tipo de erro que comprometa o prazo final;
  • há a necessidade de notificar o cliente acerca de seu produto.

Assim, é possível também, por meio de relatório, checar o índice de erros, perceber em quais etapas do processo logístico eles estão ocorrendo e encontrar soluções inteligentes.

E o rastreio de carga é essencial para tudo isso.

Mais velocidade para a operação

A partir do controle dos itens em transporte, é possível acompanhar os prováveis problemas e incidentes que podem ocorrer nesse processo.

Em síntese, entre os mais comuns, estão:

  • trânsito intenso no transporte rodoviário;
  • problemas na frota;
  • cancelamento ou alternância de vôo no transporte aéreo;
  • extravios, roubos e furtos;
  • atrasos diversos nos mais diferentes meios de transporte;
  • retenção em posto fiscal, entre outros.

Com o rastreamento de carga, os gestores passam a ter conhecimento destas adversidades em tempo real.

Portanto, eles podem verificar a possibilidade de resolvê-las imediatamente e, caso isso não seja viável, encontrar soluções que diminuam o atraso e o desconforto que será gerado para o cliente.

Dessa forma, reduz-se o tempo de reação diante dos problemas. omo consequência, a resolução da situação é agilizada — e a eficiência do processo de entrega, garantida.

Notificação proativa para o cliente

A partir do processo de rastreio dos produtos em tempo real, é permitido estabelecer a notificação proativa para o cliente.

Isto envolve a possibilidade de que ele receba, por meio de e-mail, SMS ou outras ferramentas, atualizações sobre a localização de seu item.

Consequentemente, tal serviço tem uma série de benefícios. Conheça alguns deles:

  • maior transparência para o consumidor;
  • aumento do índice de fidelização;
  • em caso de problemas, o cliente é prontamente informado, reduzindo a insatisfação;
  • diminuição dos índices de frustração e reclamações;
  • encurtamento do processo de contato com o cliente, já que ele será avisado, por meio de sistema informatizado, sempre que houver qualquer tipo de mudança ou atualização no transporte, evitando a necessidade de entrar em contato com a empresa;
  • redução da frequência de contato do consumidor com a central de atendimento, permitindo que a equipe desse setor possa se dedicar a outras demandas mais urgentes.

Maior segurança para a carga e os motoristas

Sabe-se que, com uma carga monitorada em tempo real, há uma inibição parcial da ação de criminosos que pretendem realizar furtos, roubos e sequestros.

Então, como o veículo está equipado com sistemas e tecnologias como GPS e rastreamento por satélite, a empresa, ao perceber qualquer desvio de rota, aciona a polícia imediatamente, diminuindo as chances de sucesso do delito.

Portanto, a partir do rastreio da carga, em caso real de furto ou roubo, também podem ser enviadas informações para os profissionais responsáveis pela investigação

Consequentemente isso aumenta a probabilidade de que os produtos desviados sejam encontrados e, em alguns casos, até mesmo recuperados, diminuindo o prejuízo.

Assim, motoristas também trabalham com mais tranquilidade, devido à maior segurança.

Redução dos extravios com o rastreamento de carga

Os extravios podem, infelizmente, ser recorrentes no processo de transporte de produtos. Eles ocorrem em qualquer ponto da cadeia logística:

  • no armazenamento em estoque;
  • na liberação para transporte;
  • durante o trajeto;
  • na transferência entre modais, entre outros.

E, muitas vezes, é difícil saber em qual ponta do processo o extravio ocorreu. Assim, dificulta-se a identificação de qual foi a falha causada, a correção do erro e a prevenção para que o transtorno não ocorra novamente.

Então, a partir do rastreamento de carga, é possível identificar em qual ponto da entrega ocorreu o desvio.

Com isso, você pode verificar qual tipo de problema está acontecendo e corrigi-lo da melhor forma, otimizando o processo logístico.

Geração de informações que permitam melhorar a cadeia logística

Como apontamos nos itens anteriores, esse acompanhamento permite encontrar oportunidades de melhora, com a identificação de pontos fortes e fracos de uma organização na cadeia logística.

Com isso, sabe-se exatamente onde deve haver investimentos a curto e longo prazo, para a otimização dos processos.

Então, alguns dos pontos que podem ser percebidos por meio do monitoramento são:

  • cumprimento da rota;
  • eficiência dos motoristas;
  • índice de extravios e avarias dos produtos;
  • locais em que ocorre um maior índice de furtos e roubos, o que permite reprogramar rotas;
  • se há algum profissional que gere um alto índice de acidentes;
  • índice de cumprimento de prazos e possíveis atrasos.

Menor prejuízo para a companhia

Perdas de produtos por extravio, furtos ou roubos geram prejuízos consideráveis para a empresa.

Nessa lista, deve-se incluir também o cancelamento de compras, gerado pelo atraso excessivo ou pela falta de informações repassadas em tempo hábil para os clientes.

Por meio de um sistema de rastreamento de carga eficiente, pode-se garantir maior segurança no momento do transporte.  Isso evita perdas, além de resolver a situação com eficiência e agilidade, garantindo a satisfação de seu comprador.

Então, a partir das informações oferecidas e dos investimentos em melhorias, é possível diminuir gastos desnecessários que ocorriam anteriormente. Quer ver um exemplo? O índice de problemas com veículos permite avaliar a necessidade de realizar manutenções preventivas em um menor espaço de tempo.

Assim são evitados gastos elevados com possíveis quebras e, até mesmo, acidentes derivados da falta de cuidados com a frota.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de se fazer o rastreamento de carga, é hora de aprender a realizar esse processo de forma efetiva. Leia nosso post sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas!