Logística, Tecnologia

Rastreamento de frota: tecnologia e segurança logística

Soluções tecnológicas estão reduzindo os índices de violações de carregamentos. Por isso a importância do rastreamento de frota e monitoramento de cargas.

Quer entender mais sobre como a tecnologia ajuda a garantir a segurança da sua frota? Continue a leitura deste artigo.

rastreamento-de-frota-tecnologia-e-seguranca-logistica

A cada ano, o mercado de transporte de cargas se torna mais concorrido. Por isso, as empresas precisam apresentar diferenciais que garantam maior qualidade na prestação dos serviços e conquistem os clientes.

Para isso, uma saída é investir em novas tecnologias que promovam eficiência e segurança em todo o processo logístico. Entre os recursos que merecem investimento estão os sistemas de rastreamento de frota, que reduzem a incidência de roubo de cargas e ajudam a realizar a entrega dentro do prazo estipulado, com o menor custo possível.

Principal modal de transporte de carga no Brasil, o transporte rodoviário sofre com a grande incidência de roubos, o que resulta em muitos prejuízos para fornecedores e clientes. Para diminuir os índices de violação de carregamentos, fazer o rastreamento de frota e o monitoramento de carga é muito importante.

A tecnologia é a saída

Considerado uma tendência no setor logístico, atualmente o rastreamento em tempo real é utilizado na maioria dos veículos usados na movimentação de cargas. Além das facilidades tecnológicas que a ferramenta oferece, ela contribui para a melhor gestão logística, tornando os processos mais eficientes.

Capaz de monitorar os veículos e cargas em situações adversas, o rastreamento de frota também possibilita à empresa ter mais controle dos produto transportado e fazer melhor gestão do seu processo de distribuição.

O sistema de rastreamento de frota é uma importante ferramenta no apoio às ações de logística empresarial e gerenciamento de risco. Por isso, cada vez mais as empresas investem nesse tipo de recurso, visando à redução das perdas com roubos de carga e à ampliação do controle dos produtos movimentados.

Vantagens do rastreamento de frota

Com todas as etapas que compõem o processo de transporte de mercadorias, são muitas as vantagens da implementação de ferramentas tecnológicas que ajudam nas estratégias logísticas do movimento de frota. Além de beneficiar clientes, o controle da movimentação oferece diversas vantagens às empresas fornecedoras.

Segurança

A segurança é, talvez, o maior desafio das empresas e, sem dúvidas, a maior preocupação dos clientes. Os roubos e violações de carga são um problema que extrapola as barreiras das estratégias logísticas. Porém, sua incidência pode ser reduzida com um controle mais detalhado, oferecido pelo rastreamento de frota.

Ações suspeitas, como o desvio inesperado de rota, podem ser monitoradas, evitadas e até mesmo resolvidas remotamente com sistemas que possibilitam o bloqueio do veículo. No caso de um roubo, a recuperação tanto do veículo, como da carga, é facilitada pelo histórico de trajeto fornecido.

Essa ferramenta também pode ser utilizada na prevenção de acidentes. Já que a velocidade dos veículos pode ser controlada. E, inclusive, no caso de acidentes durante o percurso, o motivo pode ser apurado, facilitando a tomada de medidas preventivas.

Otimização da entrega

A antecipação do trajeto percorrido dá à empresa a oportunidade de mapear o melhor percurso para a entrega. Além disso, relatórios com tempo e distância percorridos poderão ser analisados visando a um deslocamento mais eficiente. Gerando, portanto, redução de custos para a empresa e barateando o preço do serviço para o cliente final.

Redução de custos

Com o rastreamento de frota, torna-se possível reduzir os prejuízos gerados. Por exemplo, situações como furtos e roubos de carga, o que já previne gastos excessivos com reposição dos produtos perdidos em ações criminosas.

Além disso, rotas mais eficientes, além de otimizarem as entregas, ajudam a evitar gastos desnecessários com combustível. Se há a possibilidade de encontrar uma rota que, além de mais rápida, seja mais econômica, isso será útil para a gestão financeira, conseguindo poupar recursos para serem alocados em outro setor.

Comunicação em tempo real

As técnicas de rastreamento permitem que ocorra comunicação entre o veículo e o sistema de vigilância da empresa em tempo real. Isso permite ações rápidas de contenção de problemas e identificação imediata de circunstâncias adversas.

Por exemplo, se foi estabelecido determinada rota para a entrega e há um desvio do caminho que não foi devidamente comunicado, pode ser um indício claro de problemas como roubo do caminhão. Os responsáveis, ao identificar a situação, podem entrar em contato com agentes de segurança responsáveis e conseguir conter uma ação criminosa antes que ela gere prejuízos para sua empresa.

Aumento na produtividade dos motoristas

A identificação de rotas mais rápidas naquele momento, por meio do rastreio, pode melhorar a produtividade do motorista. Imagine, por exemplo, um colaborador encontra uma retenção logo à frente no trânsito, por meio do rastreio e envio de informações para a central. Afinal pode-se descobrir uma rota mais rápida, fazendo com que o motorista consiga entregar o produto em um prazo menor.

Isso não só colabora para os prazos da empresa, como também auxilia o motorista a ter um menor desgaste no trajeto, melhorando sua produtividade e mantendo sua motivação em alta.

Qualidade de serviço

Uma das maiores exigências dos consumidores é uma entrega feita com qualidade e dentro do prazo estipulado. Assim, com o rastreamento de frota é possível medir o:

  • desempenho de motoristas;
  • controle da mercadoria durante o percurso percorrido;
  • segurança do produto durante o trajeto.

Conquistando assim a confiança do cliente e consolidando gradativamente a empresa no mercado.

Usando a tecnologia no rastreamento de frotas

Mas, como a tecnologia de rastreio pode ser utilizada durante o processo de transporte? Confira as principais opções de rastreamento de frota disponíveis no mercado atualmente.

Via satélite

Também chamado de rastreador via GPS, é um dos mais utilizados pelo controle de logística e transporte. Ele é capaz de localizar o veículo em tempo real, acompanhando-o 24 horas por dia.

Os dados são enviados via satélite para a central e pode realizar ações como abertura e fechamento de portas, velocidade média e atual, aceleração média, entre outras. Também é importante para mensurar a jornada de trabalho do condutor, verificando se ele está cumprindo o acordado sobre o número de horas limite para trabalho.

Radiofrequência

Neste caso, os dados são emitidos por ondas de rádio, permitindo o controle até mesmo em locais fechados, como subsolos e túneis. É útil também para não passar por zonas cegas na presença de inibidores de sinais, como jammers.

Também permite o acompanhamento em tempo real e podem servir para o acompanhamento individual da carga. Por meio de etiquetas RFID, que enviam os dados para a central de controle.

Telemetria

A telemetria envia informações relacionadas com o desempenho do veículo e do profissional que o conduz. Podendo avaliar a operação de transporte como um todo. Por meio dos sensores instalados, pode-se analisar:

  • distância percorrida;
  • frenagens bruscas;
  • índices de velocidade;
  • avaliação de descumprimento de regras por parte do motorista (excedendo a máxima de velocidade);
  • dados de consumo de combustível;
  • avaliação do tempo de inatividade do veículo;
  • controle da jornada de trabalho do motorista;
  • avaliação de erros de condução.

Algumas empresas podem até apresentar resistência quanto ao rastreamento de frotas, mas investimentos em segurança logística geram tranquilidade para o cliente. Esse já um ótimo motivo para você considerar adoção desse tipo de recurso aí, no seu negócio.

Os sistemas de rastreamento de carga são importantes para aumentar a eficiência logística da sua empresa. Quer mais dicas como as deste artigo? Então leia o texto 3 práticas para aumentar a eficiência logística e reduzir custos.