Logística, Tecnologia

Como a tecnologia de informação beneficia o setor de logística?

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Como o setor de logística sempre visa a rapidez, a qualidade e a assertividade, fazer com que seu fluxo de informações seja contínuo e confiável é fundamental. Mas não é possível manter os processos ágeis e com alta qualidade, sem que haja uma constante troca de informações.

Assim, a partir do momento em que o cliente chega na empresa até quando o produto é entregue, muitas informações são geradas. Portanto, como os setores dependem uns dos outros para se programarem, a troca de dados entre eles é indispensável.

Então, neste artigo ensinaremos como a Tecnologia de Informação e a logística estão relacionadas, apresentando alguns sistemas que podem ser utilizados. Continue conosco e saiba mais!

Qual é a relação entre TI e logística?

À medida que os processos logísticos se desenvolvem e buscam a agilidade, a qualidade, a redução dos custos e a satisfação dos clientes, a área de sistemas necessita desenvolver soluções que contribuam diretamente para que esses objetivos sejam alcançados.

Além disso, o investimento em soluções de Tecnologia de Informação faz com que os processos sejam mais confiáveis, seguros e assertivos — uma vez que reduz o risco de erros e de extravios de informações importantes.

Entreprise Resource Planning

O ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português, é um sistema voltado para a gestão empresarial e o seu benefício principal é a integração das áreas da empresa. Dessa forma, se sua empresa possui um sistema para gestão financeira, outro para gestão contábil, um para vendas e, assim por diante, o ERP pode eliminar a necessidade de um sistema para cada área e realizar a integração entre elas.

Trazendo para o ambiente da logística, por exemplo, podemos citar a rotina de vendas. Quando um vendedor sinaliza no sistema, que determinado produto foi vendido, automaticamente o setor de estoque fica ciente da baixa desse item e já pode separar o produto para que ele seja expedido e transportado.

Warehouse Management System

Também chamado de Sistema de Gerenciamento de Armazém, o WMS é voltado para o gerenciamento de estoque. Esse sistema ajuda a gerir todas as entradas e saídas de materiais, de forma a otimizar os processos e a utilização do espaço do armazém.

Portanto, através dele é possível gerenciar inventários, criar etiquetas para os produtos, controlar o giro dos itens e saber qual é o momento de repor os estoques.

Customer Relationship Management

O sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente é a estratégia que transforma o cliente no foco dos processos de negócios de uma empresa. Com ele, é possível identificar e se antecipar às necessidades dos clientes.

Apesar de ser um sistema voltado para a área comercial, ele também engloba os serviços de atendimento da empresa, como as entregas, por exemplo. E é através do CRM que a empresa pode buscar feedbacks de seus clientes a respeito dos prazos praticados, do serviço de entregas e até mesmo a respeito da integridade das mercadorias, para aprimorar seus processos.

A área de logística lida diariamente com um fluxo muito grande de informações, a respeito de produtos, compras, clientes, entregas, entre outras.

Porém, para que esses dados sejam bem trabalhados, repassados e utilizados para a tomada de decisões, contar com esses recursos tecnológicos acaba tornando-se indispensável. Dessa forma, Tecnologia de Informação e logística podem se tornar grandes aliadas para a melhoria dos processos e resultados empresariais.

Então, sua empresa já realiza investimentos em TI? Alguns deles são voltados para a área de logística? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre o assunto!