PERGUNTAS E RESPOSTAS

Algumas dúvidas frequentes você pode
esclarecer rapidamente aqui

faq

Tudo sobre a Prestex e o Transporte aéreo de cargas

Veja todas as perguntas e respostas ou selecione a categoria de assunto específico abaixo:

A Prestex

A Prestex trabalha com transporte rodoviário?

O serviço Prestex Flash é o serviço de transporte rodoviário dedicado oferecido pela Prestex. Este serviço é formatado para cargas urgentes que possuem restrições no embarque aéreo, ou não tem tempo hábil para efetuar o embarque.

Como entro em contato com a Prestex?

Através do telefone de Atendimento Nacional Prestex  4007.1457, pelo atendimento online via chat, por meio dos canais de contato via site, ou através de e-mail: prestex@prestex.com.br.

Como posso me tornar um agente Prestex?

O primeiro passo é preencher o formulário via site na página de contato em: SEJA UM AGENTE, a seguir o cadastro será avaliado pelo setor responsável por contratações de agentes Prestex. E se existir a necessidade de contratação de agentes na região cadastrada, nossa equipe entrará em contato.

Como utilizar o Prestex Mobile?

Para utilizar o Prestex Mobile é necessário baixar o aplicativo através da app store, disponível para androide e apple . E para acessar basta inserir o login (ID do usuário) e a senha de acesso, fornecida aos clientes Prestex através do e-mail de manifestação da carga.

O que é e para que serve o Prestex Mobile?

O Prestex Mobile é o aplicativo de rastreamento de cargas online, exclusivo da Prestex. Com ele, o cliente acompanha o trajeto de sua carga via celular ou tablet, a qualquer hora e em qualquer lugar. Prestex Mobile está disponível para androide e apple.

Quem é a Prestex Cargas Express?

A Prestex é uma empresa de logística especializada em transporte multimodal emergencial, que atende 24 horas por dia durante todo o período do ano.

A Prestex opera em todo território nacional com agilidade, transparência, segurança e comprometimento, atendendo às necessidades dos clientes com alta performance.

Serviços

Como faço uma cotação de frete pela Prestex?

As cotações podem ser feitas através do nosso site acessando a página cotação para cargas urgentes, chat ou ainda via telefone 4007 1457. É necessário possuir CNPJ (ser Pessoa Jurídica) além de informar alguns dados sobre a carga. Segue abaixo a lista completa:

  • Origem (Cidade e Estado)
  • Destino (Cidade e Estado)
  • Prazo de entrega
  • Peso
  • Quantidade de volumes
  • Medidas dos volumes
  • Valor da NF (Nota Fiscal)
  • Tipo de Material
Quais as formas de consulta sobre o envio da minha carga?

As cargas podem ser consultadas através de nosso site em Rastreamento On-line ou informando usuário e senha na parte superior, pelo aplicativo Prestex Mobile (via celular ou tablet), por e-mail: prestex@prestex.com.br, chat ou telefone  4007 1457.

Quais as regiões atendidas pela Prestex?

A Prestex atua em todas as regiões do Brasil e atende todas as cidades brasileiras.

Quais os serviços oferecidos pela Prestex?

A Prestex oferece: Prestex Express, Prestex Vip, Prestex 1ª Classe, Prestex Exclusive e Prestex Flash. Em todos os serviços oferecemos coleta e entrega no endereço determinado pelo cliente.

Para mais informações fale com um de nossos consultores, através do Atendimento Nacional Prestex 4007.1457.

Qual a diferença entre os serviços da Prestex?

Prestex Express: O serviço expresso com o melhor custo do mercado. Agilidade e precisão para cargas convencionais, ideal para entregas com prazo médio entre 24 e 72 horas útil. Entrega porta a porta e sem taxa de interiorização.

 

Prestex Vip: Serviço personalizado com garantia de entrega no menor tempo. Coletas e entregas de cargas emergenciais em qualquer horário do dia ou da noite, e embarque no primeiro voo disponível. Prioridade total e prazo médio de 12 horas para entregas nas principais capitais do Brasil. Possibilidade de agendar o horário para entrega. Aqui a pressa é amiga da perfeição.

 

Prestex 1ª Classe: Serviço com o menor tempo de liberação de carga em aeroportos. Embarque de cargas críticas como bagagem, juntamente com um representante Prestex, possibilitando assim a realização de conexões rápidas e liberações imediatas. Entrega em local e horário combinados, com prazo médio de 6 horas entre as principais cidades brasileiras.

 

Prestex Exclusive: Serviço de entrega emergencial em voo fretado especialmente para sua carga. Ideal para atender demandas exclusivas, com horário do voo e itinerário definido de acordo com cada necessidade. A entrega é feita imediatamente após o desembarque.

 

Prestex Flash: O serviço de transporte terrestre mais ágil e exclusivo do Brasil. Veículos dedicados e monitorados 24 horas por dia. Este serviço é formatado para cargas urgentes que possuem restrições no embarque aéreo, ou não tem tempo hábil para efetua-lo.

 

Confira nosso quadro comparativo, e encontre o serviço certo para sua necessidade. Conheça os serviços de transporte urgente

Qual o prazo médio de entrega para cada modalidade de serviço?

Prestex Express: Prazo médio para entrega na Capital: 24 horas | Prazo médio para entrega no Interior: 72 horas

Prestex Vip: Prazo médio para entrega na Capital: 12 horas | Prazo médio para entrega no Interior: 12 horas

Prestex 1ª Classe: Prazo médio para entrega na Capital:  6 horas | Prazo médio para entrega no Interior: 12 horas

Prestex Exclusive: Prazo médio para entrega na Capital:  10 horas | Prazo médio para entrega no Interior: 12 horas

Prestex Flash: Prazo médio para entrega na Capital:  Variável | Prazo médio para entrega no Interior: Variável

Cargas

A Prestex realiza transporte internacional de carga?

Não. A Prestex atua exclusivamente no Brasil, é uma transportadora de carga emergencial nacional.

A Prestex transporta carga considerada perigosa?

Por questões de segurança, a Prestex não embarca esse tipo de carga.

Como posso obter uma cotação para envio de carga?

As cotações podem ser feitas através do nosso site acessando a página cotação para cargas urgentes, chat ou ainda via telefone 4007 1457. É necessário possuir CNPJ (ser Pessoa Jurídica) além de informar alguns dados sobre a carga.

Como posso solicitar uma coleta de carga?

As coletas podem ser solicitadas, 24 horas por dia, via Chat (www.prestex.com.br), por e-mail (operacional.brasil@prestex.com.br) ou telefone de Atendimento Nacional (4007.1457 ramal 5).
As coletas são realizadas apenas para mercadorias que possuam Nota Fiscal.

Em quais casos sou obrigado a emitir uma nota fiscal para o transporte?
A nota fiscal para o transporte de uma encomenda é exigida para qualquer envio que esteja relacionado a uma pessoa jurídica contribuinte de ICMS. Caso o remetente da encomenda seja uma Pessoa Jurídica Isenta, este deverá procurar um posto do SEFAZ local para a emissão de uma nota fiscal avulsa para o transporte.
O que é carga perigosa?

Carga perigosa é todo produto que representa algum tipo de perigo para pessoas, animais, meio ambiente ou, mesmo, para a transportadora. Neste caso, produto perigoso é qualquer substância, artigo, produto, mistura químico ou não, que reúne os critérios para associação a uma ou mais das nove classes de perigo, conforme critérios da Organização das Nações Unidas e legislação pertinente.

A classificação recomendada pela ONU é:

Quais as documentações necessárias para envio pela Prestex?
Toda carga, exceto documentos e alguns tipos de cargas especiais, deverá estar acompanhada da nota fiscal. Ainda, caso o remetente da carga seja uma pessoa jurídica isenta, (sem inscrição estadual), será exigido do uma Declaração de Conteúdo, no momento do despacho da mercadoria.
Quais fatores são levados em consideração para a cotação do frete?

São necessárias algumas informações para proceder a cotação, segue a lista completa:

Origem (Cidade e Estado)
Destino (Cidade e Estado)
Prazo de entrega
Peso
Quantidade de volumes
Medidas dos volumes
Valor da NF (Nota Fiscal)
Tipo de Material

Quais os dados necessários para solicitar uma coleta?

Para solicitar ou efetuar o agendamento de uma coleta é necessário informar os seguintes dados:

CNPJ do expedidor e do destinatário
Origem da coleta / Destino da entrega
Tipo de mercadoria
Quantidade de volumes
Medidas da carga (altura x largura x comprimento)
Data que a coleta deverá ser realizada
Horário que a carga ficará disponível e horário limite para coleta.

Terei algum comprovante para a coleta realizada?
Após a coleta ser realizada, os clientes cadastrados no centro de custo da empresa expedidora e destinatária, receberam um e-mail de confirmação da coleta.

Pesos e Medidas

Como descubro o peso cubado?

É bem simples de calcular, basta multiplicar as 3 medidas, da mercadoria embalada, e dividir por 6000 (altura X largura X comprimento / 6000 ). O resultado desta operação é o peso cubado.
Exemplo: Peso da mercadoria: 2,5 Kg Medidas: (45 X 50 X 35) / 6000 = 13,12 Kg cubados.

O que é cubagem de uma carga ou peso cubado?

Cubagem é a relação existente entre o volume e o peso real da mercadoria. Ela é medida através de um cálculo matemático de peso em função do volume que verifica quanto espaço a carga vai ocupar no veículo de transporte. Materiais de grandes dimensões e pouco peso costumam ser cubados.

O que é peso real?

É o peso da mercadoria dentro da embalagem que é mostrado na balança

O que é peso taxado?

É o peso utilizado para o cálculo da tarifa paga pelo serviço de transporte. Poderá ser o peso real ou o peso cubado, sempre o maior valor.

Qual o peso e dimensões limites para transporte de mercadorias?

Não temos limites específicos de peso e dimensões para embarque. Cada carga está condicionada, de acordo com a necessidade s de coleta e entrega, à capacidade das Cias aéreas.

Tenho uma carga de grandes dimensões, como saber se ela pode ser transportada pela Prestex?
A melhor forma para saber se podemos atender às necessidades especificas para transporte de sua carga é entrando em contato com um de nossos consultores, pelo Atendimento Nacional Prestex 4007.1457 (ramal 4).

Embalagens e Transportes

A Prestex transporta animais vivos?

Não, a Prestex não transporta animais vivos.

A Prestex vende embalagens para transporte de cargas?

A Prestex possui embalagens personalizadas para o envio da carga, como envelope, flyer, saca, fita e lacre, e não pratica a venda desses itens. Porém, caso alguma carga precisar de embalagem especial como pallet, esse trabalho poderá ser feito internamente pela Prestex, porém o custo é repassado para o cliente.

Caso não tenha embalagem adequada para envio da carga, posso adquiri-las na Prestex?

Sim. Nossa equipe operacional sempre avaliará se a carga está embalada adequadamente, e caso, a mesma necessite de alguma embalagem especial, a Prestex poderá fornecer mediante autorização do cliente.

Como transportar corretamente cargas pesadas?

Cargas pesadas normalmente devem ser estrechada ou envoltas em plástico bolha, sobrepostas em pallet ou alocadas em caixa de madeira, cintadas (bem amarradas) e com fácil acesso para deslocamento.

O que é Ad-valorem?

O Imposto Ad Valorem é um imposto fixado em percentagem do valor da transação. Esta é uma taxa cobrada no Brasil pelas Cias Aéreas, com essa taxa a carga passa a ser coberta pela apólice de seguro da companhia. Essa taxa é calculada com base no valor da mercadoria, ou seja, sobre o valor total da Nota Fiscal.

O que é conhecimento aéreo ou AWB?

O transporte de cargas, de acordo com a lei, antes de ser efetuado, deve ser estabelecido em contrato, o qual se materializa no documento denominado conhecimento de transporte aéreo ou simplesmente conhecimento aéreo. Nele irão constar todos os dados do envio (expedidor, destinatário, tipo de serviço contratado, dados da carga, forma de pagamento). A emissão é feita após a mercadoria ser coletada pela Prestex.

O que é minuta de despacho?

A minuta de despacho é um formulário que deve ser preenchido pela Prestex, no ato do embarque aéreo.

O que é necessário para transportar medicamentos?

Para que uma empresa transportadora possa exercer suas atividades de transporte de medicamentos, alguns requisitos devem ser seguidos. A atividade requer a presença de um farmacêutico responsável pelo controle da cadeia de distribuição dos produtos. Ele deve orientar e adequar às estruturas da empresa objetivando o cumprimento da legislação sanitária em vigor e das Boas Práticas de Transporte (BPT).

 

A transportadora de medicamentos deve primeiramente possuir AFE (autorização de funcionamento), alvará sanitário, responsável legal, responsável técnico, e elaborar um Procedimento Operacional Padrão e um Manual de Boas Praticas de Transporte que sejam compatíveis com as normas e legislações vigentes

O que é SEFAZ?

SEFAZ é a abreviatura de Secretaria da Fazenda. A SEFAZ é o órgão responsável de RECEITA e DESPESA do Estado.

O que é SUFRAMA?

A sigla Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus, este código é necessário somente para empresas que se relacionam com fornecedores e clientes da ZFM ou empresas sediadas lá. O número de Suframa é um documento obrigatório para mercadorias que ingressam em área incentivada. É passível de multa se as notas fiscais de empresas que se relacionam com outras da ZFM estiverem sem este código.

Qual a embalagem adequada para vidro?

Em geral, vidros devem ser embalados em caixa de madeira devidamente fechadas, precisam ser imobilidade e conter etiquetas de identificação na parte externa. Além disso, a Prestex deve ser informada que o material a ser transportado contém, ou é feito de vidro.

Qual a embalagem para produto frágil em geral?

Em geral, carga frágil deve ser embalada em caixa de papelão ou madeira, plástico bolha, e deve conter etiquetas de identificação de fragilidade na parte externa da embalagem.

Quando uma embalagem é considerada inadequada?

Algumas embalagens podem ser consideradas inadequadas por correrem o risco de chegarem danificadas ou abertas no destino final. Alguns exemplos de embalagens inadequadas são: caixas de papelão com aberturas laterais e caixa de madeira com material pesado e com ausência de cinta.

Pagamentos

Como posso saber o valor exato do transporte?

Para definir o valor do frete, é realizado um cálculo considerando as seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nessas informações sendo somadas as seguintes taxas (frete peso, ad valorem, Gris, taxa de coleta, taxa de entrega, tributos de ICMS).

O valor de frete fornecido no momento da coleta é aproximado. Ao chegar ao terminal de cargas Prestex o volume será pesado e medido, e em caso de divergência entre peso e volume fornecido no ato da cotação e conferência efetuada pela equipe Prestex, o valor final será alterado e informado ao cliente.

Quais as formas de pagamento de envio de carga?

O pagamento do frete pode ser de responsabilidade do vendedor (expedidor), do comprador da mercadoria e/ou do recebedor da mercadoria (destinatário), a depender do que for acordado entre as partes: CIF ou FOB.

A sigla CIF significa que o frete é pago pelo expedidor/ remetente, que é responsável pela entrega até o local de destino.
No caso do FOB, o comprador/destinatário é que paga pelo frete.

O pagamento da carga pode ser feito à vista, através de depósito bancário, ou faturado de acordo com o prazo combinado entre o cliente e a Prestex.

Qual o procedimento para pagamento faturado?
A partir de acordo firmado entre a Prestex e o cliente para faturamento de carga a prazo, será emitido o boleto bancário para pagamento na data pré-acordada.

Não encontrou o que procura?

Envie sua dúvida. Teremos o prazer de esclarecer qualquer questionamento.

    desejo receber e-mail com informações sobre serviços, produtos, dicas e condições especiais.
    você automaticamente concorda com a Política de Privacidade da Prestex. Ao concordar você aceita que a Prestex utilize seus dados para contatá-lo ou enviar comunicações. Seus dados não serão vendidos para terceiros.