Entrega de cargas: 4 formas de evitar o impacto dos atrasos nas entregas

por | Logística

fluxo de mercadorias é uma operação que integra o dia a dia de qualquer tipo de empreendimento. Independentemente do seu porte ou orçamento, haverá a distribuição de matéria-prima e o envio de materiais ou produtos ao destinatário final. Assim, se o gestor não contar com um sistema eficiente de transporte, dificilmente alcançará os resultados almejados e haverá atrasos nas entregas.

Então, quem fechará negócios com a sua empresa se os atrasos nas entregas acontecem com frequência?

Portanto, para evitar esse contratempo, no post de hoje, abordaremos quatro dicas valorosas sobre medidas para evitar o descumprimento dos prazos de entrega. Confira!

Quais os principais impactos que os atrasos nas entregas geram em uma empresa?

Financeiro

Um dos grandes desafios empresariais é alinhar a alta produtividade com a redução de custos. Consequentemente se um único setor quebra esse ritmo, o resultado financeiro é imediato: os gastos do negócio se elevam.

setor de logística, inclusive, não foge a essa regra. Uma vez que os atrasos nas entregas refletem em esforços desperdiçados de mão de obra e equipamentos, e todos os recursos envolvidos tomarão mais tempo do que o necessário — sem contar a chance de ter que repetir o processo, devido a erros ou danos ocorridos com a mercadoria.

Satisfação do cliente

A entrega de determinado item, dentro do limite de prazo previsto, é encarada como um padrão de qualidade no atendimento. Além disso, motiva o cliente à fidelização — ele tem uma relação de confiança para efetuar novas compras no futuro.

Portanto, nesse contexto, os atrasos nas entregas geram justamente a perda dessa credibilidade. Afinal, quem paga quer receber o produto antes mesmo do final de tal prazo. Por isso, o empreendedor que almeja crescimento deve valorizar bastante seu sistema de logística.

Imagem da empresa

Os atrasos nas entregas impactam diretamente a credibilidade da empresa no mercado. Os consumidores hoje estão, cada vez mais, instruídos e convictos da sua escolha E, portanto, quando investem em um produto, estão em busca de uma aquisição de qualidade, mas também de um rápido recebimento.

Assim, é importante lembrar-se de que, além de deixar de comprar do seu empreendimento, o cliente insatisfeito reportará essa experiência para outros possíveis compradores. Construindo, assim, uma imagem negativa da sua empresa.

O que pode ser feito para evitar tais atrasos nas entregas?

1. Melhore os processos internos

Imagina-se que os atrasos nas entregas de mercadorias geralmente são relacionados à etapa de transporte. Entretanto, esse é apenas o último passo para que o produto chegue ao seu destinatário final. Todavia, essa etapa nem sempre é a responsável pelo descumprimento do prazo estipulado.

Dessa forma, quando os problemas de atraso tornam-se recorrentes, o mais indicado é analisar todos os processos relacionados à expedição, de maneira que as falhas possam ser identificadas e corrigidas o quanto antes. Reflita sobre alguns pontos, como:

2. Reduza os índices de devolução

Os altos índices de devolução representam para a empresa a perda de tempo e dinheiro. Isso porque todo trabalho realizado até aquele momento precisará ser refeito, o que demanda novos custos para que o objetivo seja cumprido.

Havendo uma má gestão do processo logístico, isto é, se ele funciona de maneira insatisfatória, muitas falhas podem surgir ao longo desse caminho até a entrega ao consumidor. Um exemplo disso são os pedidos errados: o cliente adquire um produto e, por falta de preparo dos funcionários de logística, ele recebe outro item.

Além disso, muitas vezes, não há o mesmo padrão de cuidado pelos diferentes locais em que as mercadorias passam até chegarem ao ponto de entrega. Portanto, há um grande risco de ocorrerem avarias — um dos principais motivos para aumentar os índices de devolução.

3. Calcule os riscos de atrasos nas entregas

Imprevistos acontecem, e um gestor habilidoso deve estar sempre preparado para lidar com os obstáculos que venham a surgir durante o trajeto dos transportes e causar atrasos.

Para não comprometer a credibilidade do seu serviço, vale a pena apostar em um “plano b” — investir em uma estrutura capaz de realizar várias remessas em caráter de urgência, estabelecer diversas parcerias confiáveis e terceirizar a entrega.

4. Acompanhe a entrega em tempo real

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente já é possível que as entregas sejam monitoradas em tempo real, de forma que os atrasos e seus respectivos motivos sejam descobertos com bastante agilidade.

Tais ferramentas de rastreamento são baseadas no sistema de GPS. Inclusive, garantem vantagens adicionais, como a comunicação com o condutor e o acompanhamento do seu desempenho. Caso necessário, a empresa ainda pode sugerir novas rotas para o motorista, no intuito de que a entrega aconteça dentro do tempo.

Como o tempo de entrega da carga é calculado?

No procedimento de cálculo do prazo de entrega, a característica da carga deve ser o primeiro fator analisado. Se envolver produtos perecíveis, por exemplo, existe a necessidade de um tempo mais curto e condições especiais de transporte — tudo para garantir o seu perfeito estado de conservação.

Inclusive, no caso de cargas perigosas, poderá haverá peculiaridades quanto à restrição de:

  • dias;
  • horários;
  • tipo de transporte;
  • vias utilizadas.

Ademais, os modais escolhidos para levar as mercadorias exercem um papel fundamental no cálculo — o transporte rodoviário naturalmente demandará mais tempo que o aéreo, porém é mais ágil, se comparado ao ferroviário — e assim interferem na diferenciação de preço.

As estratégias do transporte também serão calculadas em virtude da necessidade do cliente na entrega. Portanto, quanto maior a urgência, menor o tempo para efetuar o serviço, e, consequentemente, mais alto o valor do serviço.

Nesse sentido, aspectos relacionados ao peso e volume da carga representam um ponto decisivo não apenas no cálculo do tempo, mas principalmente na questão de valores.

Comercializar produtos de qualidade é um aspecto fundamental para quem deseja destacar-se no mercado. Contudo, apenas esse requisito não é o suficiente para proporcionar a melhor experiência de compra dos seus clientes.

Os atrasos nas entregas certamente deixam os consumidores frustrados e dispostos a dar uma chance para os concorrentes. Por esse motivo, jamais negligencie o cumprimento dos prazos, pois eles podem tanto elevar como destruir a imagem do seu negócio.

Gostou do post? Então, para ter acesso a outras dicas como essas e garantir o sucesso do seu negócio, assine a nossa newsletter. Receba as novidades diretamente no seu e-mail!

0 comentários
Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

A linha de produção é essencial para qualquer operação industrial. É o ponto central em que matérias-primas se transformam em produtos acabados e o local onde eficiência e qualidade determinam o sucesso da empresa.  Quando ela não funciona de maneira eficiente, os...

ler mais
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais