Logística

Descubra 5 alternativas para lidar com entregas emergenciais

entregas emergenciais alternativas

Toda empresa que trabalha com transporte de produtos deve estar atenta a ocorrências emergenciais em seu dia a dia. Muitas situações não estão sob o controle dos gestores, exigindo resoluções rápidas, a fim de evitar danos e prejuízos posteriores.

Um dos casos mais recorrentes é a necessidade de lidar com entregas emergenciais. Apesar de ser comum, muitas organizações não sabem como encarar isso e enfrentam desafios nesse aspecto.

Portanto, é essencial conhecer quais são as principais alternativas para esse tipo de problema. Assim, é possível resolver a questão sem causar maiores transtornos ao cliente e manter a reputação intacta no mercado. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Em quais casos ocorrem as entregas emergenciais?

As entregas emergenciais ocorrem, principalmente, em situações nas quais é necessário garantir que o cliente receba o produto o quanto antes, seja pela natureza do material, pelas condições de venda ou ainda por situações atípicas.

Entre os principais casos, podemos destacar:

  • produtos frágeis;
  • produtos perto da expiração do prazo de validade e/ou perecíveis;
  • produtos de alto valor ou artigos de luxo;
  • condições de vendas especiais — que garantem um prazo curto de entrega (Same Day Delivery);
  • natureza do produto — como periódicos, que necessitam ser entregues no mesmo dia;
  • solicitações especiais do cliente, que dependem da entrega rápida por algum motivo especial;
  • entrega de materiais e/ou suprimentos para evitar a parada da linha de produção.

Por que é importante estar preparado para essas situações?

Em alguns casos, as entregas emergenciais já são esperadas, principalmente a depender da natureza do produto. É algo que a própria empresa deve considerar ao realizar o plano de negócios, a fim de garantir que não haverá nenhum tipo de problema nesse quesito.

Porém, em algumas situações, acontecem ocorrências atípicas. Portanto, a empresa pode ter dificuldades para lidar com a situação. É o caso, por exemplo, da inserção de novos produtos no portfólio que exigem a entrega agilizada.

Promoções que garantem essa modalidade de entrega (como as situações de Same Day Delivery) também são situações esporádicas e que podem gerar dificuldades para as organizações, principalmente para aquelas que não estão habituadas com esse tipo de processo.

É essencial estar preparado para esse tipo de situação, pois, por ser uma das partes que está em contato direto com o cliente na cadeia produtiva, qualquer tipo de imprevisto pode representar graves problemas para a organização.

Se um produto perecível demora para chegar às mãos do consumidor, a pessoa pode registrar queixa, principalmente se a situação causar danos ou problemas à saúde dela (no caso de intoxicação alimentar, por exemplo).

Isso compromete a imagem da organização no longo prazo, gerando manifestações de descontentamento em redes sociais e sites especializados ou, até mesmo, reclamações no Procon e órgãos judiciais. Algo que nenhuma empresa deseja, não é mesmo?

Assim, é imprescindível saber como lidar com esse tipo de situação e estar preparado para o momento, caso seja necessário utilizar essa modalidade de entrega de mercadoria.

Quais são as alternativas para lidar com entregas emergenciais?

Então, como resolver essa situação da melhor forma e evitar comprometer os resultados da organização, bem como garantir que sua imagem se mantenha impecável? A seguir, veja 5 alternativas valiosas para isso e implemente-as em sua empresa hoje mesmo!

1. Faça operações de crossdocking

A prática de crossdocking é uma das mais utilizadas para lidar com a situação de envio de cargas emergenciais. Nesse sistema de distribuição, o produto nem é armazenado no estoque ou centro de distribuição, já sendo imediatamente preparado para expedição.

Isso é eficiente principalmente para casos de produção sob demanda, já que não há a tendência em fazer armazenamentos de grandes quantidades do produto.

Com isso, reduz-se não só o tempo de entrega, como também os custos com armazenamento, sem a necessidade de precisar gastar espaço físico de estoque.

Porém, é importante ressaltar que, para seu funcionamento adequado, é necessário que toda a equipe de logística esteja afinada, de forma que os prazos sejam devidamente respeitados.

2. Contrate transporte expresso

Para casos pontuais, você poderá contratar o serviço de transporte expresso. Muitas vezes, a organização não trabalha com esse tipo de transporte, sendo necessário apenas em casos de compras feitas por grandes fornecedores e que necessitem do material com certa urgência, por exemplo. Nessas situações, utilizar-se do serviço eventual pode representar um melhor custo-benefício para a sua empresa.

3. Contrate uma transportadora especializada em entregas urgentes

Já caso a organização apresente tendência a utilizar esse serviço constantemente, pode se tornar pertinente a contratação permanente de uma transportadora especializada em entregas urgentes.

Sempre que possível, é importante deixar as soluções nas mãos de empresas que já trabalham com o serviço. Em vez, portanto, de tentar administrar isso por conta própria.

Os custos do processo são reduzidos, na medida em que não há necessidade da própria organização adquirir os veículos e a contratação do modal. Bem como recrutar funcionários especializados nesse tipo de entrega.

Assim, é mais garantido que o transporte será feito de forma prática e eficiente, assegurando que a carga chegará às mãos do cliente final no prazo estimado, de forma segura e sem prejuízos ao produto.

4. Utilize a logística compartilhada

A logística compartilhada é uma das tendências do momento para a entrega de cargas de forma rápida e segura, e ainda garante maior sustentabilidade no que concerne ao meio ambiente.

Nesse tipo de entrega, empresas compartilham recursos para realizar as entregas emergenciais, diminuindo os gastos entre todos. Assim, os custos são rateados, e a entrega é feita de forma ágil e dentro dos prazos estimados.

Por exemplo, se uma empresa parceira realizará entrega na mesma região que a sua, que tal ambas dividirem os custos de transporte e garantir que todos os itens chegarão a tempo no local desejado? O orçamento da sua empresa agradece.

5. Invista em recursos tecnológicos

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento de frotas e logística, são importantes aliados para otimizar prazos de entrega. Quer ver um exemplo simples que ilustra bem a situação?

Para garantir os prazos de entrega, caso sua empresa realize o traslado, pode-se utilizar gerenciadores de rotas para verificar qual delas atende o trajeto em menor tempo, de forma a otimizar a entrega em transporte urgente.

Trabalhar com entregas emergenciais exige preparo para garantir que todo o processo seja efetuado com eficiência e agilidade, gerando uma melhor experiência para o cliente.

Por isso, a contratação de uma empresa especializada pode ser o diferencial para oferecer um serviço único para o cliente. Ficou interessado em saber mais detalhes sobre como funciona esse processo? Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!