Logística em eventos: como fazer uma gestão de sucesso?

por | Logística

Quem trabalha com produção sabe da complexidade de organização e planejamento para que tudo saia perfeito na data programada. No entanto, por mais cuidados que o profissional tome, se houver alguma falha na logística em eventos ou a incapacidade de resolver questões emergenciais com eficiência, pode ter certeza de que o seu trabalho estará em risco.

Afinal, nenhum outro fator é tão importante como a logística no dia do evento. Pois, praticamente tudo vai depender do planejamento e da execução correta na montagem dos ambientes, na movimentação estratégica de pessoas e objetos, e na programação certa a ser seguida, entre outros detalhes.

Sendo assim, para evitar qualquer gargalo nessas etapas e garantir o sucesso que a sua produção precisa, confira, a seguir, algumas dicas de como trabalhar a logística em eventos. Vamos lá?

A logística em evento costuma funcionar de uma forma bem diferente e específica, se comparada com outros setores. Afinal, nesses casos, há datas e horários pré-definidos que precisam ser cumpridos, impreterivelmente.

Não dá, por exemplo, para atrasar a entrega dos equipamentos de mídia, como som, telão, cabos, microfones etc. Tudo depende desse planejamento impecável e, mesmo assim, ainda pode ser preciso contar com entregas emergenciais. E então, como resolver isso em cima da hora?É fundamental ter um plano muito bem elaborado de cada etapa e contar com equipes a todo vapor para garantir o sucesso da produção. Além disso, é preciso ter uma parceria com fornecedores e prestadores de serviços altamente qualificados e capacitados para atender a qualquer demanda — especialmente as mais urgentes.

Como fazer uma boa gestão e garantir o sucesso do evento?

Como dissemos, o segredo do sucesso de um evento se baseia em um planejamento impecável e em uma organização estratégica.

No entanto, para que isso seja possível e ajude a minimizar as possíveis falhas. É fundamental que você trabalhe com antecedência, tenha uma equipe capacitada, invista em consultorias especializadas e, principalmente, não erre na escolha dos seus parceiros e prestadores de serviço — especialmente aqueles que ficarão responsáveis pela logística.

Sendo assim, preparamos uma lista de dicas gerais que podem ajudá-lo nessa estratégia. Confira!

Crie um plano de todo o evento

Independentemente do segmento ou tamanho, um evento pode até surgir de ideias. Porém, só é realizado com sucesso por meio de um plano bem elaborado. Ou seja: é preciso tirá-lo da cabeça e colocá-lo no papel!

Dessa forma, com antecedência suficiente, desenhe um projeto de como deve ser o seu evento: qual o perfil do público, a estimativa do número de atendentes, o tema, a data e o local, os serviços que você pretende oferecer etc.

A partir desse planejamento, outras etapas surgirão até a execução das tarefas, como o orçamento necessário, a montagem de uma equipe, a programação, o contato com fornecedores e a assinatura de contratos, entre outros.

Trabalhe sempre com um checklist

O bom e velho checklist é sempre a ferramenta mais útil na mão de um produtor. Com ele, é possível assinalar as tarefas e necessidades de uma forma mais organizada. Para a logística em eventos, recomenda-se a criação de um checklist específico para as entregas, considerando as especificidades e características de certos itens.

Por exemplo, alimentos do coffee-break, certamente, não chegarão no mesmo veículo e horário que as tendas e estruturas dos ambientes. Sendo assim, é preciso ter um controle que ofereça mais atenção e rigidez a determinados fatores.

Delegue responsabilidades às equipes

Por mais experiente que você seja, um produtor sozinho é, humanamente, incapaz de cuidar de tudo e obter resultados perfeitos. O mesmo vale quando a equipe está desorganizada e sem planejamentos definidos.

A dica é separar as tarefas e designá-las a cada pessoa ou grupo. O mais indicado é trabalhar com metas e prazos integrados a toda a equipe. Por exemplo, enquanto alguém fica responsável por planejar e organizar o traslado dos participantes entre o hotel e o local. Outra pessoa se compromete a trabalhar junto com o fornecedor para cuidar da logística dos alimentos a serem servidos pouco tempo após a chegada dos participantes.

Busque fornecedores estratégicos

Com o último exemplo, é possível perceber como a logística em eventos é fundamental para que tudo se encaixe perfeitamente. Agora, imagine que, um dia antes, o fornecedor informe que alguns produtos se perderam, comprometendo a alimentação dos participantes.

Isso é apenas um dentre tantos problemas possíveis. Afinal, quando se trata de logística em eventos, é preciso estar preparado para qualquer ocasião emergencial. É nessas horas que mais dependemos de um parceiro com soluções para qualquer tipo de imprevisto — até aqueles que pareçam mais impossíveis de acontecer.

Ainda aproveitando o exemplo anterior, a única forma de solucionar esse problema a tempo é com um serviço de entrega emergencial, que envolva modais específicos — como motoboys ou avião.

A seguir, veja alguns exemplos do que um parceiro estratégico pode solucionar com a logística em eventos, para que você entenda melhor a importância desse fator.

Exemplos de logística em eventos

Estruturas

Por mais planejado que seu evento seja, a estrutura sempre estará suscetível a acontecimentos inesperados, como chuvas, ventanias, queda etc. Se isso ocorrer próximo à data da organização, só um bom fornecedor logístico será capaz de solucionar o problema;

Documentos

Imagine perder algum contrato importante ou documento para uma apresentação. Dependendo da ocasião, o parceiro logístico conseguirá resolver no mesmo dia;

Alimentos

Como mencionamos, a movimentação de alimentos é sempre mais delicada e, quando se trata de logística em eventos, em que é preciso atender a horários certos, a atuação do fornecedor também fará toda a diferença.

Esses são alguns exemplos de como a logística em eventos é fundamental, devendo ser bem planejada. Principalmente, operada de forma estratégica para garantir o sucesso da produção. Sendo assim, esperamos que todas as dicas acima sirvam de base para o seu planejamento e a sua organização, trazendo os resultados esperados.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre o assunto, oferecidas por quem é especialista em planejamento logístico? Então, assine a nossa newsletter e acompanhe as próximas novidades!

0 comentários
Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

A linha de produção é essencial para qualquer operação industrial. É o ponto central em que matérias-primas se transformam em produtos acabados e o local onde eficiência e qualidade determinam o sucesso da empresa.  Quando ela não funciona de maneira eficiente, os...

ler mais
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais