Basicamente, a logística estratégica é o planejamento responsável por analisar, executar e implantar soluções no setor. A fim de aperfeiçoar processos, diminuir os custos e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

logistica-estrategica-como-um-sistema-de-automacao-pode-ajudar
Logística estratégica: como um sistema de automação pode ajudar

Hoje, graças à tecnologia, esse trabalho pode ser mais bem desenvolvido e render frutos como nunca antes. Os softwares inteligentes permitem que a empresa seja mais eficiente, ao mesmo tempo em que controla os seus gastos e mantém o foco na satisfação dos consumidores.

Para facilitar o entendimento, neste artigo mostraremos como a automatização de processos pode ajudar na logística estratégica da sua empresa. Além de apresentar exemplos de ferramentas inteligentes utilizadas nessa melhoria.

Continue lendo e confira!

Com a automação ajuda na logística estratégica?

Entenda as vantagens de se contar com sistemas inteligentes no seu planejamento logístico.

Redução de custos

Ao mesmo tempo em que o benefício da redução de custos é o mais desejado pelas empresas, é também aquele que gera mais dúvidas entre alguns gestores. Isso acontece porque vários profissionais não entendem como “gastar” com tecnologia pode deixar mais saudável o caixa da instituição.

A verdade é que como qualquer outra estratégia corporativa, a implantação de ferramentas necessita de um aporte financeiro. Até para criar um produto próprio à empresa tem que utilizar seus recursos.

Além disso, gerir uma cadeia logística com qualidade é historicamente oneroso. Com processos envolvendo uma grande quantidade de funcionários e diferentes máquinas, a logística sempre demandou altos custos.

A automação é utilizada justamente para racionalizar essas operações e eliminar processos desnecessários. Os próximos tópicos serão exemplos diretos de como a adoção da tecnologia pode melhorar o serviço de uma empresa como um todo. E é essa maior qualidade e eficiência que proporciona a diminuição de custos e um consequente aumento de lucros.

Controle e eficiência dos processos

Com a automação sendo uma realidade no dia a dia da empresa, deixam de ocorrer perdas de projetos ou atrasos em razão de falhas humanas. Todos os processos são monitorados, garantindo organização e maior fluidez das atividades.

Por exemplo, com a utilização de um ERP (Enterprise Resource Planning), o gestor consegue visualizar diferentes processos de uma só vez, apresentados em um dashboard. Isso facilita não só a análise de planos e atividades, como também eventuais mudanças e correções.

É apenas um exemplo de como a adoção de sistemas permite o controle de todas as etapas da cadeia logística. Cenário que provê um ganho significativo na padronização e na rapidez da tomada de decisões.

Isso se torna um grande diferencial competitivo para a sua organização. Com o gestor encontrando rapidamente todas as informações pertinentes de cada situação. Com isso, são evitados problemas na distribuição, bem como prejuízos no relacionamento com o cliente e impactos na rentabilidade do negócio.

Gerenciamento de riscos

Quanto maior a empresa, maior também é a gestão de riscos. Todo gerente sabe que precisa desenvolver ótimas estratégias para superar diferentes dificuldades a cada dia, por exemplo:

  • atraso nas entregas;
  • rotas problemáticas;
  • produtos trocados.

Essas e outras problemáticas eram comuns no passado e vários empresários desconsideram alguns valores nos lucros dos negócios em razão dessas situações.

Mas, hoje, com os softwares inteligentes e o compartilhamento de informações válidas, isso muda completamente. A gestão passa ser trabalhada dentro de uma perspectiva bem mais positiva.

Isso se deve ao fato de um melhor estudo sobre as condições do clima, pistas, trânsito etc. Além disso, a automação permite que as atividades de separação e movimentação de mercadorias sejam aprimoradas. Bem como as ações de aproximação do cliente.

E tudo isso tendo dados armazenados, a fim de melhorar ainda mais as operações futuras, ajudando a evitar acidentes, reforçando a segurança dos motoristas e dos produtos durante os trajetos.

Satisfação do cliente

No geral, o objetivo principal de melhorar os processos logísticos é entregar um serviço de maior qualidade para o cliente, deixando-o satisfeito e mais propício a uma fidelização. Com uma cadeia mais produtiva e se comunicando melhor com o cliente, há grandes possibilidades de esse cenário se tornar real.

Com os benefícios apresentados, a empresa se torna mais eficiente, conseguindo entregar os produtos antes do prazo. Pois em uma eventual situação de troca, a interação é mais fácil e todo o processo executado com mais rapidez e tranquilidade.

Outra grande vantagem que a automação traz para o cliente é a possibilidade de mantê-lo informado sobre o status da entrega. Assim, diminuem as reclamações por supostos atrasos e possibilita uma melhor programação por parte do usuário.

Quais ferramentas podem melhorar a logística estratégica?

Confira agora alguns sistemas inteligentes utilizados em uma automação de logística estratégica.

TMS

O Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português) é um software voltado para a eficiência das atividades do transporte logístico. Com a adoção da ferramenta, a empresa consegue controlar e melhorar diferentes processos de transporte, por exemplo:

  • auditoria de fretes;
  • gestão de custos de manutenção dos veículos;
  • criação de rotas;
  • rastreamento de cargas.
Roteirizador

Como o nome pressupõe, o roteirizador é utilizado para melhorar o planejamento de rotas. A ferramenta não é tão abrangente quanto o TMS, sendo mais específica para essa função, mas apresenta uma eficiência igual ao primeiro software.

Com o roteirizador, as rotas são definidas considerando algumas questões importantes. Como gastos de combustível, índice de segurança nas estradas, barreiras no trânsito, pontos de entrega, restrições do cliente, entre outros.

Desse modo, o gestor consegue não apenas diminuir os custos com manutenção e combustível, como também aumentar a segurança dos motoristas e mercadorias.

ERP

O Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa, em português) ou ERP, é um software que ajuda na qualidade dos processos da empresa como um todo.

Basicamente, o ERP deixa a administração do negócio mais eficiente, tornando a comunicação mais fluida e permitindo o compartilhamento automático de informações entre os setores.

Enfim, sem dúvida a automação é essencial dentro de uma logística estratégica. Então adotando a tecnologia, a empresa consegue substituir processos manuais por soluções automatizadas, resultando na redução da taxa de erros e retrabalhos. Os benefícios são inúmeros e com certeza representam vantagens competitivas para a empresa. Então, analise as informações e comece a automatizar agora mesmo o seu negócio.

Quer contar com uma parceira logística que preza pela eficiência e inovação? Então entre em contato com a nossa empresa.