Logística

5 práticas que geram eficácia nas operações logísticas

eficácia nas operações logísticas

Qualquer grande empresa que almeje concorrer e, ao mesmo tempo, sobreviver ao cruel e competitivo mercado, precisa apresentar consistência nas suas estratégias e processos. Pois é na retaguarda que toda “a mágica acontece”.

Além disso, com um cenário cada vez mais segmentado, e um cliente informado/exigente, as empresas necessitam de diferenciais atrativos ao consumidor. Certamente, melhorar as práticas das operações logísticas podem ser o fator predominante na hora de fechar uma venda.

Portanto, organizar um bom plano estratégico envolvendo o sistema de logística é imprescindível para se colher frutos e prosperar.

KPIs

Atualmente, a logística é considerada um dos pilares de sustentação de uma empresa. Por isso, devido à sua importância dentro de um planejamento estratégico, e mais do que isso, já sendo considerada um negócio lucrativo, são implementados indicadores de desempenho para melhorar sua eficiência.

Portanto, a partir dos Key Performance Indicators, ou Indicadores Chaves de Desempenho, é possível analisar a performance alcançada pelos processos internos.

Por fim, o estudo desses dados é aplicado por todos os níveis da cadeia hierárquica dentro da organização. Sejam eles operacionais ou administrativos. Então, conheça a seguir algumas práticas que sua empresa deve adotar para gerar eficácia nas operações logísticas.

Boas práticas nas operações logísticas

Apesar de parecer repetitivo, nunca é demais a busca pela excelência. E não se trata apenas de agradar ao cliente. Mas sim, de garantir que todos os setores da sua empresa estejam alinhados ao mesmo objetivo e alcançando os resultados estabelecidos.

Para isso, destacamos 5 práticas nas operações logísticas que podem, e devem, ser fixadas ao cronograma diário da sua empresa para um bom andamento das operações. Conheça agora:

1 Padronize o estoque

O lugar onde ficam armazenados os produtos necessita de organização, por isso, manter o estoque sempre organizado facilita o andamento dos processos diários, além de contribuir com o aumento na produtividade e reduz gastos operacionais com perdas e avarias.

2 Crie checklists

Durante o dia somos bombardeados com informações de todos os lados. E, muitas vezes, quando não conseguimos armazená-las colocamos em risco a correta realização de determinado processo. Então, o checklist pode ser implantado em diversos setores. Principalmente, nos que se envolvem com grandes quantidades de produtos, maquinários ou pessoas.

3 Monitore a carga

Toda essa tecnologia disponibilizada à população pode servir como item que contribui com a segurança da sua carga. Seja pelo smartphone, tablet ou computador, o que torna uma empresa diferenciada no ponto de vista do comprador são as facilidades oferecidas. Portanto, o ideal é que o cliente também possa fazer esse acompanhamento pelo rastreamento de suas cargas.

4 Automatize seus processos

Empresas que visam melhorar seus resultados, devem seguir o caminho das evoluções tecnológicas. Além de influenciar positivamente na comunicação da empresa, aperfeiçoa a rapidez, segurança e credibilidade, com a utilização de equipamentos desse porte.

5 Acompanhe o nível do serviço

Neste caso, o mais importante é avaliar como as funções vêm sendo desempenhadas. Pois o grau de satisfação do cliente, no momento do recebimento da mercadoria, é que vai definir se todos os processos foram seguidos à risca sem qualquer tipo de interferência dentro do planejado.

Então, você conhece algumas práticas que foram eficazes nas operações logísticas da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!