Logística

Indicadores de logística: como tornar o setor mais estratégico?

Frente ao cenário econômico instável, é primordial para o gestor oferecer serviços cada vez melhores e aperfeiçoar a realização de todos os processos da sua organização.

indicadores de logística

Então uma das formas para evitar falhas e assegurar qualidade é gerar informações de custos úteis e confiáveis para tomada de decisões. Portanto, na logística, indicadores de desempenho representam essa medição relevante.

Assim, se você deseja tornar seu setor mais estratégico, porém ainda não conhece os indicadores de logística, leia este post e tire suas dúvidas!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de logística ou KPIs (Key Performance Indicator) são maneiras de medir e avaliar periodicamente o desempenho dos processos da empresa. São usados com o propósito de apontar melhorias e assegurar maior satisfação dos clientes.

Para atingir êxito em curto e longo prazo, é preciso ter bom planejamento e aplicação efetiva. Além disso, convém acompanhar o que foi definido, obtendo informações seguras para tomar as decisões corretas.

Qual é a importância dos indicadores de logística?

A importância dos indicadores de logística muda conforme as necessidades da instituição, visto que mensuram o aspecto mais importante da empresa. Portanto, seu uso é vital para qualquer negócio que deseja ter logística de qualidade.

Entre suas vantagens, podemos destacar:

  • melhora o desempenho e auxilia na busca por aperfeiçoamento para atingir a satisfação total do cliente;
  • propicia utilização de números reais e precisos como suporte para tomada de decisões relacionadas à reestruturação ou à mudança do funcionamento institucional;
  • possibilita a divulgação transparente pelos resultados obtidos junto aos colaboradores, sócios e clientes.

Quais são os principais indicadores de desempenho logístico?

On Time In Full — OTIF

Esse indicador de logística é considerado o mais importante por medir a operação pela visão do consumidor. Pois retrata a eficiência no cumprimento de prazos (on time) e êxito nos processos de atendimento (in full). Assim, denota que os pedidos foram entregues no local solicitado, de forma completa e dentro dos parâmetros esperados.

Então, para avaliar o OTIF corretamente, deve-se atentar para:

  • dispor de data e hora de processamento do pedido;
  • possuir/dar previsão de entrega ao consumidor;
  • conservar o registro de OTIF atualizado.

Para calcular: OTIF (em %) = Número de entregas OTIF ÷ Número total de entregas x 100

On Time Delivery — OTD

Indica o percentual de entregas realizadas no prazo determinado em relação ao total de pedidos expedidos no mesmo período. Assim, para saber se há problemas com a gestão de transportes, é preciso verificar se os números estão inferiores ao esperado.

Para calcular: Total de entregas no prazo ÷ Total de entregas x 100

Índice de ocorrências

Primeiramente, as ocorrências são registradas na medida em que se concretizam fatos que não estavam planejados. Assim, esse indicador é primordial, visto que as ocorrências geram acréscimo de custos, retrabalho, desperdício de tempo e impacto na produtividade. Além de influenciar a rotina e comprometer o planejamento inicial, propicia uma experiência ruim ao cliente.

Custo de transporte como porcentagem das vendas

É utilizado para apontar os custos totais de transporte em relação ao rendimento de vendas da instituição. Com isso, o gestor monitora melhor os limites orçados e sabe quais medidas podem ser tomadas sem danificar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Sua medição deve ser realizada mensalmente, separando a análise por grupo ou por cliente. Frequentemente, as empresas encontram-se entre 0,3% e 15%, de modo que os produtos de baixo valor tendem a ter maiores percentuais.

Para calcular: Custo Total de Transportes ÷ Total de Receita Bruta x 100

Percentual de cargas rastreáveis

Esse indicador de logística auxilia na compreensão do grau de sofisticação e de automatização dos transportes e indica ainda até que ponto a análise do nível de serviço pode ser segura.

Para calcular: Número de cargas transportadas com rastreamento ÷ Total de cargas expedidas no mesmo período

Enfim, os indicadores de logística são indispensáveis para o sucesso do negócio, visto que ajudam a aperfeiçoar a qualidade dos processos e favorecem os resultados. No entanto, é importante atentar-se para a escolha de quais serão acompanhados, na medida em que, com excesso de controle, é possível gerar dados que não são relevantes.

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