Logística

Conheça 5 vantagens da Terceirização Logística

A terceirização logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve aos benefícios que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores.

Vantagens da terceirização logística

Então, a seguir, falaremos mais sobre ela, sua aplicação e as vantagens que sua empresa pode obter com esse serviço.  Agora, continue nos acompanhando!

Afinal, o que é a terceirização logística e como ela pode ser implementada?

A terceirização da logística consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

Normalmente, essa prática é adotada em rotinas de distribuição (feita por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (feita por operadores logísticos).

Para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, são compromissadas com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Assim, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

Além disso, do ponto de vista do seu negócio (contratante), é preciso ter em mente que a gestão das áreas ficará descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser apenas o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho. Dessa maneira, fornecendo as condições adequadas para que isso possa ser feito — principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de informações relevantes.

Quais vantagens podem ser obtidas com a terceirização?

Confira a seguir as 5 principais vantagens obtidas com a terceirização logística.

1. Redução de custos

A redução de custos é, talvez, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a terceirização logística. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. Ou seja, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.

2. Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

Outro grande benefício que a terceirização logística proporciona para as empresas é a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.

Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.

3. Controle simplificado dos processos

Como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas — e até ajudar na identificação de soluções.

Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa.

4. Utilização de equipamentos específicos

Além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.

5. Aumento na qualidade do serviço

Com a terceirização de logística, é possível focar na sua atividade-fim. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por times que possuem total capacidade.

Portanto, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.

Essas são apenas algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas envolvidas, mas os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de suprimentos mais eficaz!

O que achou desse artigo? Quer saber como escolher uma empresa de logística para o seu negócio? Então confira agora mesmo!