transporte de cargas

O mundo tecnológico está cada vez mais presente em nossa rotina. Desde o momento em que acordamos, até o momento em que dormimos, estamos em contato com equipamentos e sistemas criados com o intuito de tornar nossa vida e nossas ações mais práticas e rápidas.

Essa praticidade e agilidade também foram transferidas e aproveitadas pelas empresas. A evolução da tecnologia dentro da indústria, com o passar dos anos, é algo notório. Assim, o que antes se apresentava com muito trabalho braçal e horas de trabalho a fio, hoje se resume a eficiência de processos e índices de produção cada vez mais surpreendentes.

Toda essa evolução tecnológica foi concentrada, por um bom tempo, no aperfeiçoamento dos processos produtivos. Por exemplo,  com a implantação de grandes linhas de produção, a construção de grandes máquinas capazes de substituir a demanda pela mão de obra humana e a implementação de sistemas geridos através de computadores.

Porém, de algumas décadas pra cá, as inovações tecnológicas iniciaram um processo de migração dentro das empresas. Deixando, portanto, de atuar apenas dentro de setores que envolvem a produção de mercadoria, e passando a abranger operações estratégicas das organizações.

Tecnologia a favor do transporte de cargas

O mercado econômico tem se mostrado cada vez mais competitivo, tanto comercial quanto de serviços. Portanto, toda empresa necessita mostrar seus diferenciais e vantagens competitivas para poder ser notada. Por isso, a área de transporte de cargas deve estar preparada para atender a essa demanda. Já que, um dos quesitos de maior peso, e que pode diferenciar organizações que atendem o mesmo setor é o processo logístico implementado em suas estratégias de mercado.

Para contribuir com a melhora na relação de custo-benefício da logística nas empresas, cada vez mais, são implementadas plataformas tecnológicas. Auxiliando, portanto, todo o processo estratégico do fornecedor, e garantindo a agilidade, segurança e tranquilidade para o cliente que espera pela mercadoria.

Conheça a seguir duas modalidades de rastreamento logístico – Sistema de Rastreamento de Cargas e Sistema de Rastreamento Veicular.  Elas fazem uso constante da tecnologia e são essenciais para gerar vantagem competitiva para o setor de transporte de cargas.

Sistema de Rastreamento

É um sistema de monitoramento. Com o rastreamento é possível guardar as informações referentes ao transporte de determinada carga. Montando assim um histórico e assegurando que tudo possa chegar ao seu destino. Serve, portanto, para promover a segurança tanto para a empresa que está enviando a carga quanto para o transportador.

Além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprido, o rastreamento de cargas e veicular permite que as transportadoras possam fornecer informações em tempo real para seus clientes a respeito de suas cargas. Assim, também é possível ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos de entrega.

1. Sistema de Rastreamento de Carga Prestex

Através do rastreamento on-line via computador, celular ou tablet, o cliente recebe informações da carga em tempo real, acompanha se seu envio já foi coletado, está em trânsito ou foi entregue. Além disso, um bom sistema de rastreamento pode ir além.

Assim, com o uso da tecnologia, é possível realizar previsões logísticas de todas as etapas do processo, inclusive estimar o horário de entrega da carga antes mesmo dela ser coletada.

Com o rastreamento de cargas Prestex, o cliente tem todas essas facilidades. Nosso processo logístico é acompanhado passo a passo pelo transportador. Desde a emissão até a entrega com nome de recebedor, todas as etapas são detalhadas e contam com previsão logística.

Então, com o rastreamento Prestex, o cliente não fica na dúvida e economiza tempo, eliminando a necessidade de acompanhar cada envio separadamente. São informações geradas com muita transparência, acompanhadas e gerenciadas pelo cliente de maneira fácil e rápida.

transporte de cargas e rastreamento prestex

Confira as vantagens completas da utilização de um Sistema de Rastreamento de Cargas:

  • Segurança logística
  • Agilidade de informação
  • Controle de operações à distância
  • Redução de custos e tempo de acompanhamento
  • Fácil acesso a dados da entrega
  • Redução da incidência de imprevistos
2. Aplicativo de rastreamento Prestex Mobile

Uma grande tendência tecnológica para o setor logístico são os aplicativos móveis de rastreamento. Na realidade, a epidemia da criação de aplicativos atinge a todos os setores.

Assim, o que antes tinha o objetivo de divertir e informar os usuários, hoje já faz parte da estratégia de logística como ferramenta para empresas transportadoras de cargas. Inclusive como um diferencial de mercado para proporcionar, a fornecedores e clientes, uma experiência de entrega e transportes única.

Os smartphones mais que triplicaram seus números de usuários compreendidos nos quatro anos de 2012 a 2016. Segundo uma pesquisa do Google Consumer Barometer, passando de 14% para 62%. O levantamento aponta ainda que a previsão é de atingirmos 1 smartphone por pessoa até o final deste ano, no Brasil.

Portanto, se os usuários estão presentes no universo online, a Prestex também está. Antevendo esse crescimento do número de usuários de smartphones, e entendendo a abrangência desta plataforma, a Prestex criou há alguns anos seu aplicativo mobile para rastreamento de cargas.

Com o app Prestex Mobile, seus clientes têm o controle da sua carga nas mãos, no momento e local em que desejarem.

Baixe aqui seu app e tenha acesso ao rastreamento da sua carga:

download android   btn-download-ios

3. Sistema de Rastreamento Veicular

“Veículo rastreado por satélite”. É muito comum vermos esta sinalização quando nos deparamos com algum veículo que faz movimentação de cargas. Assim, a falta de segurança e a infraestrutura precárias forçam as empresas a buscar alternativas para que suas entregas sejam feitas dentro do prazo e com toda a segurança.

Além do rastreamento de cargas on-line, outra ferramenta que segue as evoluções tecnológicas e é indispensável para que todo a movimentação ocorra dentro do planejado, são os Sistemas de Rastreamento Veicular.

Utilizado como ferramenta para gerenciar riscos, a sua função principal é rastrear o veiculo e as cargas para que se evitem roubos ou desvios da mesma. Porém, caso seja necessário, este sistema possui funcionalidades que interferem no funcionamento do veículo, como:

  • Bloqueio de desengate da carreta;
  • Travamento da porta do baú;
  • Travamento das portas do veículo;
  • Bloqueio de combustível.

Tudo isso pensando na segurança do motorista, no bem estar dos clientes e preservando a carga que está sendo transportada.

Gestão da frota no transporte de cargas

A gestão da frota é realizada por meio do rastreamento e monitoramento veicular. Através desse sistema a empresa tem controle total sobre como se dá a utilização da frota com acompanhamento de veículos e gestão logística, por meio de ferramentas web com acesso online às informações através de diversas plataformas. Assim, com esse controle dos veículos a empresa pode fazer um planejamento estratégico mais detalhado e preciso da movimentação da carga.

Esses sistemas de rastreamento – de carga e veicular – fornecem eficiência no transporte de cargas para a empresa e satisfação para o cliente. Pois são utilizados para que a carga seja transportada durante todo o trajeto com a segurança necessária, e chegue com agilidade ao seu destino final.

Então, gostou de saber dos benefícios que a tecnologia está trazendo para o transporte de cargas? Conhece alguma outra vantagem? Compartilhe seu conhecimento! Deixe o seu comentário aqui no blog.