O inventário de estoque é um componente da estratégia empresarial, pois representa tudo que uma empresa tem disponível para realizar entregas a seus clientes ou para ser produzido.

dicas para fazer o inventário de estoque da sua empresa

Se não for efetuado o controle efetivo, pode-se gastar dinheiro de maneira desnecessária com compra equivocada de estoque ou, pior ainda, faltar mercadoria para entregar a um cliente.

Para garantir um bom gerenciamento desta parte da empresa, alguns procedimentos devem ser seguidos pelos funcionários diretos e pelos gestores. Então, descubra quais são eles a seguir!

1. Definir a periodicidade

Não adianta querer contar seus estoques em dias de grande movimento de entrada ou de saída de mercadorias. Pois o ideal é que este procedimento ocorra com pouco ou nenhum movimento dentro dos estoques.

Assim, o inventário de estoque pode ser realizado durante a madrugada, no fim de semana ou durante feriados.

Já que essa movimentação contínua pode fazer com que o trabalho nunca acabe ou que números equivocados sejam obtidos.

2. Organize seu espaço de estocagem

Não é necessário que o espaço de estocagem seja gigante, mas é necessário que ele seja organizado. Assim, pequenos corredores para circulação e manuseio das mercadorias são necessários. Mas é claro que se tiver espaço de sobra, a organização é facilitada, mas isso não é fundamental.

Portanto, procure organizar tudo antes da contagem, pois isso facilita o procedimento e diminui o tempo necessário para realizar o inventário de estoque.

Procure inclusive categorizar os itens, deixando-os mais próximos uns aos outros, o que facilitará a contagem e a conferência das quantidades.

Mas se forem vários itens com alternativas diferentes de cores, defina diferentes códigos para cada cor. O item de cor amarela, por exemplo, terminará com A e o item de cor vermelha terminará com a cor V.

Itens elétricos também podem ter diferenças entre as voltagens, embora sejam de modelos, tamanhos e cores semelhantes. Pois, lembre-se de que o cliente não poderá adquirir um produto de voltagem diferente da que ele possui em casa e você poderá achar, de maneira equivocada, que tem o produto disponível para ele.

Assim, no futuro, esse procedimento facilitará novas contagens.

3. Conte todos os itens do estoque, não conte aos blocos

Dependendo do tipo de mercadoria, uma contagem em bloco pode gerar números equivocados. Pois itens menores, como parafusos, mesmo dentro de uma caixa que indique que há 50 unidades, podem ter valores diferentes.

Além disso, use a ajuda de outra pessoa para fazer a contagem, o que aumentará a segurança das informações geradas no inventário de estoque.

4. Padronize os registros

Não existe uma maneira considerada mais correta do que outra para se efetuar o registro dos valores conferidos.

Pode-se utilizar uma planilha eletrônica para isso com o uso de colunas e linhas, não esquecendo de registrar as datas de entrada e saída. Assim, esse procedimento viabiliza a contagem, pois evita que um produto seja contado duas vezes.

5. Para estoques grandes, utilize um sistema de gestão

Não adianta passar o final de semana inteiro contando o inventário e depois se perder na hora de realizar os registros. Os registros devem refletir o trabalho que foi realizado.

Dessa forma, se uma planilha não for suficiente para o controle ou para o manuseio futuro, busque um sistema de gestão online e utilize o módulo de estoque para garantir valores atualizados para seus estoques. Uma das principais vantagens desse tipo de sistema é que, a cada venda realizada, o valor é alterado automaticamente do controle, o mesmo acontecendo quando se repõe o estoque.

Se a codificação for seguida à risca, não haverá necessidade de contagens em períodos curtos. Elas servirão apenas para validar as informações, trazendo mais agilidade ao gerenciamento dos estoques.

O inventário de estoque é importantíssimo para o gerenciamento total das atividades. Não deixe que má gestão atrapalhe seus negócios.

Conheça nossas soluções e o que elas podem fazer pela sua empresa. Caso tenha alguma dúvida sobre inventários, deixe o seu comentário e participe da conversa.