Operações logísticas são complexas e demandam muito planejamento e acompanhamento para que os resultados sejam entregues dentro dos objetivos desejáveis. Apesar disso, é possível contar com ferramentas que contribuem para otimizar as atividades e aprimorar o desempenho.
A seguir vamos falar mais sobre duas delas: WMS e TMS, explicando como funcionam e quais são as vantagens que elas proporcionam. Continue acompanhando nosso post e saiba mais!
O que é o WMS?
O WMS — Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, em português, é um software desenvolvido especificamente para tratar das operações voltadas para a parte de gestão de estoques de uma empresa.
Ele automatiza as atividades — recebimentos, expedição, estocagem, picking, inventários, devoluções, trocas, entre outras — proporcionando cada vez menos dependência de processos manuais e aumentando a segurança das informações e a confiabilidade das operações.
Além de contribuir com soluções inteligentes para tarefas rotineiras, a grande maioria das ferramentas disponíveis permite a geração de relatórios que suportam a gestão.
Também fornecem dados importantes a respeito de ações que precisam ser tomadas, incluindo, também, outras áreas como compras e comercial, por exemplo.
O que é TMS?
O TMS — Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português, é uma ferramenta desenvolvida para aumentar o controle, a qualidade e a produtividade dos processos relacionados à distribuição dos produtos de uma empresa.
É ele que controla os processos de dimensionamento das cargas, emissão e gestão de documentos, acompanhamento do transporte, gestão de ocorrências, entre outras.
Além de permitir maior controle sobre a parte operacional do transporte, ele também permite a identificação e o controle dos custos, de manutenção da frota, gestão da tabela de fretes e discrepâncias durante as entregas, como avarias, extravios e devoluções, por exemplo.
Afinal, como ferramentas como WMS e TMS contribuem para a otimização de operações logísticas?
Ambos os softwares, além de automatizar as atividades e, por consequência, aumentar a produtividade, a segurança e a confiabilidade das operações, trabalham de forma inteligente.
Isso quer dizer que eles não são projetados apenas para que os processos sejam executados por meio de tecnologia. Eles recebem e interpretam os dados — através de algoritmos — e sugerem a melhor solução para determinada situação.
Por exemplo, um WMS pode ser programado para sinalizar quando determinado item tiver chegado ao seu nível mínimo de quantidade necessária e indicar a necessidade de reposição.
Já o TMS pode indicar quando um veículo for liberado para viagem sem atingir sua capacidade total no carregamento.
Com isso, é seguro dizer que esses sistemas contribuem diretamente para a redução de custos, de desperdícios — de materiais, mão de obra, tempo e dinheiro — e aumentam a produtividade e melhora a qualidade dos serviços prestados.
Como podemos ver, apesar de a gestão logística apresentar desafios diariamente para as equipes envolvidas, é possível contar com soluções que contribuem para a melhoria dos métodos de trabalho e garantem resultados cada vez mais aprimorados.
Que tal utilizar os sistemas WMS e TMS para otimizar suas operações logísticas? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e receber conteúdos como este em primeira mão!
0 comentários