Logística

6 tendências de logística para 2019

Seguem 6 tendências de logística para se manter atualizado para os próximos anos, afinal é algo essencial para toda empresa que deseja apresentar maior competitividade no mercado.

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Com a exigência dos clientes por maior qualidade nos serviços, o conhecimento sobre novas ideias é uma das formas inteligentes de se destacar.

Para ajudar a sua empresa a se tornar referência no setor, neste artigo, apresentaremos 6 tendências de logística para 2019. Continue lendo e posteriormente analise quais são os conceitos mais indicados para o seu negócio. Boa leitura!

1. Blockchain

O blockchain surgiu no mercado financeiro como uma ferramenta direcionada ao bitcoin (moeda virtual). Basicamente, o software consiste em um banco de dados para registro de informações que não podem ser alteradas.

E como é uma tecnologia com diversas possibilidades de aplicação, o blockchain foi, aos poucos, se desvinculando do bitcoin e passando a ser explorado por outros nichos, tais como:

  • mercado de seguros;
  • varejo;
  • logística.

Na logística, a utilização da ferramenta já é uma realidade, mas com uma forte tendência de crescimento para os próximos anos. De maneira simplificada, o blockchain pode ajudar as empresas no compartilhamento seguro de dados.

Por exemplo, em uma transação de distribuição de mercadorias envolvendo duas ou mais empresas, todas as partes envolvidas conseguem acessar a mesma rede e verificar informações diretamente da fonte, sem a intervenção de terceiros, como órgãos regulamentadores e afins.

2. Dispositivos autônomos

A introdução de máquinas independentes é uma realidade cada vez mais palpável dentro do mercado corporativo. Diferentes ferramentas capazes de executar ações sem a presença ou a intervenção direta de um ser humano.

Hoje, na logística, já existem alguns exemplos de máquinas inteligentes que exercem funções importantes para uma empresa, por exemplo:

  • robôs de separação de mercadorias;
  • drones para entregas;
  • veículos autônomos.

Dentre esses, os veículos autônomos são aqueles que chamam maior atenção. O projeto dos famosos “carros sem motorista” ganhou força no momento em que grandes empresas, como a Microsoft e a Google, anunciaram que estavam criando suas próprias versões da tecnologia.

A ideia central da ferramenta é possibilitar que os veículos sejam controlados a distância ou mesmo de forma independente, reunindo diversos recursos tecnológicos — o sistema funciona coletando informações sobre o ambiente e decidindo qual melhor ação tomar durante uma viagem.

A implementação desse tipo de veículo traz grandes benefícios para as empresas logísticas, como a diminuição de custos na contratação de motoristas, menor risco de acidentes com os profissionais e um aumento da eficiência nas entregas.

3. Logística reversa

A logística reversa é a ação desenvolvida pelo setor a fim de garantir que as embalagens plásticas e outros restos de produtos tenham um fim adequado. Ou seja, é um trabalho de recolhimento, só que partindo do consumidor final para o local de origem.

No Brasil, foi instituída a Lei 12.305/10, que obriga as empresas a darem um fim correto para os seus resíduos sólidos, visando sempre a preservação do meio ambiente. Como é uma norma que trata de todos os produtos relacionados a uma marca, até aqueles que já foram distribuídos, a indústria precisou criar estratégias para se adaptar, foi então que surgiu a logística reversa.

Com isso, as empresas passaram a utilizar os mesmos caminhões de entrega para recolhimento do produto.
Na prática, se tornou algo rentável, pois os veículos voltariam vazios para o ponto inicial.

As tendências de logística para os próximos anos, tais como a logística reversa está relacionada às melhores técnicas de reutilização e reciclagem dos materiais. Com as inovações tecnológicas, muitos resíduos podem ser reaproveitados, dando origem a outros produtos ou objetos úteis.

4. Monitoramento em tempo real

Uma das grandes dificuldades da logística no passado era o acompanhamento real do trajeto dos caminhões. Ainda mais que a maior parte do contato entre o motorista e a empresa só acontecia nos pontos estratégicos de parada.

Hoje, com as ferramentas existentes, já é possível monitorar o transporte das cargas em tempo real. GPS nos caminhões e até mesmo aplicativos de celular são alguns exemplos de tecnologias utilizadas para esse fim.

Em termos de tendências de logística para os próximos anos é esperado maior facilidade de gerenciamento, com novos softwares sendo desenvolvidos diretamente para os veículos.

Além disso, a participação do cliente no monitoramento também é algo natural, permitindo maior transparência do serviço e possibilitando que ele acompanhe o status atual da sua entrega.

5. Logística compartilhada

A ideia básica da logística compartilhada é reunir empresas que tenham interesses em comum e criar mecanismos que facilitem o compartilhamento de serviços, por exemplo, espaços em armazéns e veículos de transporte.

No Brasil, a prática ainda não é muito comum. Mas é exatamente na possibilidade de crescimento que está a tendência para 2019.

A ação mais executada na logística compartilhada atual é a utilização otimizada dos caminhões. Aqui, as empresas extraem o potencial máximo dos veículos, aumentando a eficiência dos serviços e diminuindo custos.

A logística reversa é um exemplo claro de como essa estratégia pode funcionar muito bem. Bem como duas empresas entram em acordo para compartilharem seus veículos: enquanto uma utiliza os equipamentos para distribuição, a outra faz uso para o recolhimento de resíduos de materiais.

Já existem diversos aplicativos que conectam as empresas e pessoas interessadas em realizar esse tipo de prática. E as vantagens são imensas, por exemplo:

  • redução de custos nos transportes;
  • melhoria na execução dos serviços;
  • aproveitamento completo dos espaços disponíveis.

6. Same day delivery

Em português, a expressão significa “entrega no mesmo dia”. A ideia central é exatamente o que nome propõe: que a mercadoria do cliente seja entregue no mesmo dia da confirmação da compra.

É uma ideia audaciosa, mas já colocada em prática em muitos países. Por outro lado no Brasil ainda é uma tendência para o futuro, mas com grande possibilidade de sucesso.

No entanto, é importante um trabalho de integração bem construído para colocar essa estratégia em ação. Pois, uma vez apresentada ao cliente, a empresa deve cumprir com o combinado.

O mais correto é que o same day delivery seja implementado primeiramente nos grandes centros urbanos, próximos das fábricas e dos centros de distribuição. Como fator prático, a estratégia pode se tornar uma grande vantagem competitiva para a empresa que dominá-la com maestria.

Enfim, essas foram algumas das principais tendências de logística para os próximos anos. Como apresentado ao longo do texto, a tecnologia terá um papel importante para o setor no futuro. Não só otimizando os processos atuais como criando estratégias novas. Por isso, é essencial investir na automatização de processos agora, a fim de executar uma adaptação mais tranquila e assertiva.

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