Logística

Previsão de demanda logística: saiba o que é e qual a importância

Como diminuir os gastos da sua operação logística sem deixar cair a qualidade do serviço? Então, a melhor resposta para essa pergunta é: utilizando a previsão de demanda logística.

O fato é que, atualmente, existe uma política de contenção de gastos em voga no mercado corporativo. Como historicamente a logística sempre foi um dos setores mais custosos para qualquer empresa, é necessário que os gestores encontrem formas de se adaptar a esse novo cenário, mantendo suas marcas competitivas. É nesse ponto que entra a previsão.

Mas o que é a previsão de demanda logística? Como ela pode realmente ajudar a sua empresa? Então, continue lendo e confira este miniguia especial que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!

O que é previsão de demanda logística?

A previsão de demanda logística consiste em um estudo — geralmente realizado em conjunto com os setores de gestão de estoque e de vendas — que tem por finalidade se antecipar às necessidades futuras da empresa. Tornando, assim, os níveis disponíveis sempre equilibrados.

Em outras palavras: trata-se de um trabalho preditivo para entender por completo as carências de uma cadeia de suprimentos. Assim, para evitar achismos e suposições, a análise de previsão sempre é baseada em outros dados, como comportamento de mercado, histórico de venda etc.

Quais são os tipos de previsão de demanda?

O estudo de previsão de demanda logística deve ser realizado com base nas necessidades do negócio. Contudo, podemos destacar dois tipos de previsão que podem ser estruturados em uma empresa:

Previsão de demanda quantitativa

O estudo de previsão é constituído por meio de dados e análises de resultados históricos.

Na previsão de demanda logística quantitativa, é preciso verificar a demanda de cada época, de acordo com a sazonalidade do negócio. Pode ser aplicada uma equação média simples ou uma mais complexa considerando variáveis externas que possam impactar a demanda, tais como taxa de crescimento da economia, entrada ou saída de novos competidores, entre outras. 

Previsão de demanda qualitativa

Essa análise consiste em informações coletadas por meio da experiência dos profissionais, como os vendedores, por exemplo, que têm mais acesso a clientes e uma experiência mais consistente para entender a necessidade deles, ou até mesmo por meio de uma consultoria especializada.

A previsão de demanda logística qualitativa pode ser utilizada juntamente com a quantitativa e para otimizar os estudos da primeira, de forma a ampliar a compreensão da situação da empresa atual e futura.

Qual a sua importância para a empresa?

Imagine você fazer um alto investimento de produtos para uma data especial, como festas de final de ano, e metade desse estoque ficar encalhado porque o mercado se mostrava arriscado para negociações em grandes volumes.

É exatamente nesse ponto que a previsão de demanda se torna importante para qualquer empresa, independentemente do setor de atuação. Abaixo, confira alguns exemplos da importância da previsão de demanda logística.

Diminuição da ociosidade dos funcionários

Suponha que você não fez a previsão de demanda para o semestre ou, pelo menos, não a executou corretamente, e o estoque da empresa baixou drasticamente. Conclusão: não há produtos para armazenar, embalar, descarregar ou carregar os caminhões.

Esse cenário negativo contribui e muito para a ociosidade dos trabalhadores. Com uma demanda de serviços baixa, muitos não terão o que fazer e acabarão sendo improdutivos durante a jornada de trabalho.

Por outro lado, com uma estratégia calcada na análise de necessidades, você consegue equilibrar bem o nível de qualidade dos serviços com os funcionários disponíveis, extraindo o melhor de cada um.

Aproveitamento de todo o espaço físico disponível

Quando a sua empresa investe em um grande armazém para os serviços logísticos, é esperado extrair todos os benefícios de um amplo espaço físico. Porém, essas vantagens só acontecerão se houver um bom trabalho de previsão de demanda. Assim, é possível adquirir mercadorias suficientes para utilizar o espaço do armazém, aumentando a produtividade do setor e trazendo maiores lucros para a empresa.

Melhora do controle de estoque

Nem mais, nem menos, sempre dentro da medida certa. É exatamente essa filosofia que a previsão de demanda traz para o controle de estoque da sua empresa.

A verdade é que o erro de muitos gestores é acreditar que um estoque abarrotado seja sinônimo de lucros. Isso é um equívoco muito grande. Superestimar seus produtos ou serviços só fará com que você se preocupe mais em médio/longo prazo.

A previsão de demanda logística é eficiente justamente porque considera vários fatores para analisar as necessidades do estoque da empresa, por exemplo:

  • Desempenho da economia;
  • Concorrência;
  • Localização;
  • Histórico de vendas.

Como a previsão de demanda auxilia no processo de tomada de decisão?

A previsão de demanda logística pode influenciar na tomada de decisões estratégicas e contribuir para a prevenção de falhas e perdas com um monitoramento apropriado. Confira alguns exemplos em que a previsão da demanda tem papel crucial:

  • Na criação de estratégias para a precificação;
  • Nas análises de viabilidade de expansão da empresa;
  • Na redução de perdas nas vendas e nos estoques;
  • No auxílio ao planejamento e na definição da programação da produção;
  • Na promoção de um melhor gerenciamento e controle financeiro, a fim de evitar problemas fiscais.

Como implementar a previsão de demanda logística na sua empresa?

Para realizar a implementação da previsão de demanda logística, é necessário considerar os fatores internos da empresa relacionados à capacidade de inovação, qualidade dos produtos com impacto em perdas e devoluções, precificação, dentre outros pontos, e fatores externos, como características de mercado desse setor e sua concorrência, a situação econômica e como influenciará a empresa, o cliente etc.

Como realizar uma previsão de demanda logística eficiente?

Como apontamos acima, os especialistas apontam dois modelos de previsão de demanda: quantitativa e qualitativa.

Na quantitativa, são usados números, estatísticas e outros métodos matemáticos para realizar a análise. Baseando-se, portanto, em históricos de dados da empresa. Já na qualitativa, os estudos são feitos junto a especialistas. Utilizando informações como pesquisas de mercados e dados da força de vendas.

Porém, na era tecnológica em que vivemos hoje em dia, é possível aplicar o melhor dos dois modelos para realizar uma previsão de demanda eficiente. Com o uso de sistemas de gestão e gerenciamento de informações internas e externas da empresa, você consegue aplicar um comparativo de números. Entendendo, assim, a relação de diferentes fatores na hora de construir uma previsão de demanda logística.

Quais são os maiores problemas de uma má previsão de demanda?

Quando uma previsão de demanda logística não é feita corretamente e há o chamado “efeito chicote” e a empresa pode sofrer com falta de produtos ou acabar ficando com excesso de produtos no estoque, gerando prejuízo para o negócio.

O efeito chicote é uma alteração constante da demanda do produto ou serviço fornecido pela empresa. Independentemente do tamanho da variação, pequena ou grande, afeta todas as áreas da empresa: produtores, distribuidores, atacadistas e armazenagem logística.

Quais os benefícios de realizar a previsão de demanda?

Neste ponto, provavelmente você já entendeu o que é a previsão de demanda, como realizá-la e por que ela é importante para a sua empresa, certo? Mas quais os reais benefícios desse trabalho? Continue lendo e confira.

Ajuda a melhorar o planejamento

Basicamente, um dos principais benefícios da previsão de demanda é trazer melhor organização para a sua empresa. Se você cria um planejamento sem apoio analítico, as chances de que os processos ocorram como o esperado são muito baixas. Ou seja, planejar nem sempre é sinônimo de eficácia.

Todavia, o quadro se inverte completamente quando o trabalho é calcado em estudos e cruzamento de números. Em outras palavras, a previsão de demanda logística não só incrementa o planejamento da empresa (seja anual, semestral ou trimestral), como também o torna mais coeso dentro da realidade do negócio.

Otimiza processos e aumenta a eficiência operacional

Se um trabalho consegue diminuir a ociosidade dos funcionários e melhorar a organização de tarefas, consequentemente ele pode otimizar os processos e aumentar a eficiência operacional. Esse é um cenário lógico dentro de uma previsão de demanda bem aplicada.

Com o gestor tendo maior controle sobre as atividades dos funcionários e com informações pertinentes sobre produtos e serviços, a tomada de decisões se torna mais coesa e melhor direcionada.

Diminui os gastos

Outro benefício-chave de uma previsão de demanda logística é a diminuição de gastos. Portanto, como explicado, a logística sempre foi um dos setores mais onerosos de qualquer empresa. Assim, com atividades que necessitam de grandes investimentos (tanto em materiais e equipamentos quanto em pessoal), os custos sempre foram altos na área.

A aplicação da previsão de demanda logística é uma maneira inteligente de amenizar os gastos do setor. Então, com um trabalho preditivo bem desenvolvido, o gestor consegue diminuir a taxa de desperdícios e retrabalhos, contratar de forma mais eficaz, reduzir os custos com as frotas, entre outros. Assim, no final, tudo isso reflete em uma considerável contenção de gastos.

Enfim, não há dúvidas do quão benéfica a previsão de demanda logística pode ser para uma empresa. Afinal, todo negócio que deseja se manter competitivo por muito tempo precisa se adaptar a uma realidade de contenção de gastos. Então, analise as informações apresentadas e se antecipe às necessidades da sua empresa.

Após realizar uma previsão de demanda consistente, para contratar um transporte de carga aéreo de confiança para sua empresa, navegue pelo nosso site!

A Prestex é referência em variados segmentos com cases de sucesso em logística expressa. Além disso, somos considerados uma das 3 melhores transportadoras emergenciais do Brasil.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter agora mesmo e não perca nossas atualizações!