Logística

Como utilizar a logística para aumentar os lucros da empresa

Já faz algum tempo que as empresas notaram que a gestão logística é muito promissora em termos de estratégia e oportunidades de melhorias. Com isso, muitas ações passaram a ser tomadas no sentido de aprimorar os processos, reduzir custos e até aumentar a lucratividade.

gestão logística para aumentar os lucros

Por isso, no post de hoje vamos explicar como você pode introduzir as mudanças logísticas e como isso pode refletir diretamente nos lucros da empresa. Continue acompanhando e saiba mais!

Preocupe-se com a eficiência dos processos

Processos eficientes são aqueles que conseguem obter os melhores resultados com o mínimo — ou zero — de erro e desperdícios. Portanto, mapeie suas atividades, analise-as e encontre oportunidades de aumentar a produtividade, reduzir a necessidade de recursos e, principalmente, diminuir os custos.

Essa melhoria é o primeiro passo para tornar suas atividades logísticas mais enxutas e reduzir os índices de erros, retrabalhos, desperdícios e custos totais operacionais.

Mantenha o foco na satisfação dos clientes

Reduzir custos é essencial para qualquer empresa que deseja se manter rentável e competitiva no mercado. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a qualidade e verificar quais impactos determinadas mudanças podem ter na satisfação dos clientes.

Cortar custos sem uma análise mais cuidadosa a respeito de suas possíveis consequências pode até aumentar os lucros da empresa, mas, em longo prazo, pode atingir de maneira negativa seus clientes e impactar uma boa fatia do faturamento.

Um bom exemplo dessa situação ocorre quando as empresas decidem economizar em embalagens e crescem os índices de reclamações por avarias nas cargas — e, como consequência, o de devoluções e reentregas.

Aplique a metodologia de melhoria contínua

Mesmo que algumas mudanças já tenham sido colocadas em prática, sempre existe espaço para novas melhorias. Portanto, adote o hábito de sempre analisar seus pontos fracos e adotar ações para minimizá-los ou eliminá-los.

Como a logística é uma área muito ampla, que cuida de vários setores — recebimento, estoques, expedição, transporte, devoluções etc — não será muito difícil encontrar focos de atenção que precisam de ações preventivas. Dessa forma, o gestor age atuando direto nas causas e não somente criando paliativos para os problemas.

Descubra se sua gestão logística é otimizada

Quando uma empresa fatura bem, mas, na prática, o dinheiro não sobra, é sinal de que ela não está sendo lucrativa. Assim, o principal fator que influencia nos lucros da empresa é o custo elevado que ela possui para manter suas atividades.

Como dissemos, a logística é uma área que oferece muitas opções de redução de custos por meio da melhoria de processos.

Para saber se sua gestão logística é eficiente, você pode se fazer algumas perguntas. Separamos algumas delas:

  • Qual é o índice de perdas, furtos e desperdícios do estoque?
  • Existem muitos itens obsoletos no armazém?
  • Os setores de compras, estoques e vendas estão integrados a ponto de fazer uma gestão voltada para a previsão de demanda e que permite compor o estoque de acordo com a procura dos clientes, evitando compras em excesso?
  • Qual é o consumo de combustível atual? O planejamento de rotas tem sido feito de forma a considerar essa eficiência?
  • Qual é o índice de retrabalho e devoluções? O que pode ser feito para reduzi-lo?
  • Quanto a empresa perde em avarias e extravios? Quais são as principais causas dessas ocorrências e qual plano de ação deve ser tomado?

Outras questões podem ser levantadas para saber se a logística é eficiente e como ela pode ajudar a melhorar os lucros da empresa.

Cabe a cada gestor saber analisar sua operação e identificar as melhores oportunidades — desde que não comprometa a qualidade dos produtos e serviços, como dissemos anteriormente.

Agora que você já sabe como melhorar a gestão logística para aumentar os lucros da empresa, use o espaço de comentários para deixar sua opinião e compartilhar sua experiência com nossos leitores!