Fisco, Logística

Como funciona o contrato logístico para transporte de carga?

Basicamente, contrato logístico é um documento que assegura e detalha todas as condições e obrigações que serão aplicadas em uma contratação de prestação de serviço para transporte de carga. Ou seja, é a parte burocrática vital que garante uma ótima execução do trabalho.

contrato logístico

O fato é que toda empresa deseja oferecer o melhor para os seus clientes. Porém, quando se trata de uma terceirização, muitas questões são complexas e demandam atenção. Assim sendo, o contrato logístico se apresenta como a garantia de que nenhum desses pontos passará despercebido, tornando a negociação transparente para todos.

Então, para reforçar a importância do documento, neste artigo, apresentaremos o que não pode faltar em um contrato logístico. Além disso, mostraremos como um acordo fixo pode ser benéfico para a sua empresa. Acompanhe e saiba mais!

O que deve ser considerado na hora de firmar um contrato logístico?

Como explicado, o contrato logístico é um documento que garante maior segurança para todos os envolvidos. Para tanto, é preciso que pontos importantes constem nele. Abaixo, confira o que não pode faltar na hora de firmar o seu contrato.

Tipo de serviço

Esse é um dos detalhes mais importantes. Embora a ação a ser praticada seja explícita para as empresas, é preciso que o contrato logístico descreva claramente o tipo de serviço que será executado.

Definir isso em contrato é imperativo para ambas as partes, pois assegura que todos tenham conhecimento sobre os limites impostos na execução do trabalho. Assim, caso ocorra algo fora do normal, o contrato será essencial para apontar a melhor ação a ser tomada.

Rompimento do contrato

Logicamente, ninguém assina um contrato pensando em rompê-lo. Todavia, o mundo corporativo e, principalmente, o setor logístico, apresentam diversas situações que podem levar a imprevistos.

Em vista disso, a forma mais inteligente de se precaver é definir o que deve ser feito em caso de um rompimento de contrato. Nesse ponto, muitas empresas também tendem a considerar o tempo do serviço.

Por exemplo: se ainda faltam X dias para o término do contrato, a multa é um valor, podendo variar para mais ou para menos de acordo com o tempo. De qualquer forma, deve ficar claro para as duas empresas qual e como será calculada a multa em uma eventual quebra do contrato logístico.

Obrigações de ambas as partes

Aqui, o contrato deve fornecer as informações sobre as obrigações de cada empresa. Afinal, o contratante também precisa cumprir a sua parte para que o serviço seja realizado com sucesso.

Por exemplo: no contrato, é preciso constar o tipo de mercadoria e a forma de entrega. Além disso, se for cedido algum tipo de material ou ferramenta para apoiar o transporte da carga, isso também tem que ser colocado.

Por sua vez, todas as obrigatoriedades da empresa contratada devem ser explicitamente apontadas, desde o tipo de equipamento que será utilizado até datas e horários das entregas. Por fim, tão relevante quanto colocar as obrigações, é descrever o tipo e quais multas serão aplicadas caso ocorram descumprimentos.

Preços e pagamentos

Todo serviço tem um preço. Não obstante, este também deve constar no contrato logístico. Sem dúvida, o valor a ser pago é um dos pontos que mais precisam de transparência no documento.

Na verdade, é ideal que essa questão seja definida bem antes, sendo o contrato apenas a formalização do acordo. Entretanto, também é importante informar como será feito (ou não) o pagamento mediante imprevistos ou situações fora do normal. Nenhuma assinatura deve ser feita caso existam dúvidas sobre os preços praticados.

Devolução de mercadorias

Se o contrato logístico for para efetuar uma entrega, é imperativo constar qual ação será tomada se houver uma devolução de mercadorias. A questão aqui não é sobre o que fazer com o produto devolvido, pois é natural que ele volte para a empresa de origem.

O ponto a ser detalhado é sobre o valor praticado. Portanto, é vital que o contrato descreva se o pagamento será integral ou terá alguma punição em virtude da devolução. Também é interessante colocar se ocorrerá aumento ou diminuição da punição de acordo com as causas da devolução.

Em suma: ainda que pareça uma situação simples, o contrato precisa ser bem direto e transparente no que se refere à devolução de mercadorias.

Duração do acordo

Em termos de duração, o contrato logístico pode ser construído de duas formas: por empreitada (temporário)  ou contínuo (fixo). Quando a opção escolhida é a empreitada, significa que a contratada terá um tempo determinado para cumprir o serviço. Ou seja, a ação possui datas de início e de fim predefinidas — com todos os dados colocados claramente em contrato.

Já no acordo contínuo, a empresa tem o seu contrato renovado automaticamente, trabalhando de forma ininterrupta para a sua contratante. Independentemente do modelo escolhido, é essencial que ele esteja explícito no contrato logístico e seja acordado entre ambas as organizações.

Quais são as vantagens de um contrato fixo?

Neste ponto, já sabemos que um contrato logístico pode ser temporário ou fixo. Com o atual crescimento do setor logístico, certamente o contrato fixo é aquele que traz maiores benefícios para uma empresa. Para que você possa entender melhor, a seguir, listamos algumas dessas vantagens.

Maior confiança na execução do serviço

Um trabalho contínuo gera confiança. Isso é um fato. Quando se trata da entrega de mercadorias de terceiros, a confiança é essencial. Afinal, basta somente um erro da empresa contratada para que você perca um grande número de clientes.

Por isso, um contrato logístico fixo é bastante interessante para aproximar e construir uma ótima relação profissional entre a sua empresa e a terceirizada, refletindo diretamente em um serviço de maior qualidade.

Menor burocracia

Geralmente, o contrato fixo possui cláusulas de renovação automática. Isso significa que muitos pontos ficam inalterados de um serviço para o outro, sendo apenas necessário revisar ou adicionar questões particulares ou pontuais.

Além de apresentar menor burocracia, esse cenário também dinamiza os processos. Ou seja, não é preciso discutir questões contratuais todas as vezes, o que poderia acarretar atraso nas entregas dos clientes.

Redução de custos

Com um contrato fixo, é muito mais simples debater os preços praticados. É um conceito parecido com o que se utiliza em compras por atacado: se você obtém mais, barganha melhor.

Dificilmente, empresas contratadas para um serviço único se mostram favoráveis a uma redução de preços. Já em um contrato contínuo, essa discussão é totalmente plausível e bastante realista.

Além disso, como explicado, em um serviço contínuo, a burocracia é menor e há toda uma dinamização de processos, trazendo uma redução de custos e um aumento dos lucros.

Enfim, não há como negar a importância de um contrato logístico bem construído na hora de uma terceirização. No entanto, para que erros ou equívocos não aconteçam, é essencial contar com a ajuda de especialistas na hora da formalização do contrato. Então, não perca tempo, analise as informações apresentadas e garanta as melhores contratações para sua empresa.

Então, gostou do artigo? Continue melhorando seus conhecimentos e confira também nosso guia Dimensões e Embalagens: como garantir a segurança da carga no transporte aéreo. Boa leitura!