Entenda qual a importância da embalagem na logística

por | Logística

O processo logístico possui muitas etapas e, para que tudo funcione como o esperado, é preciso dar atenção a vários detalhes. Um dos mais importantes é a embalagem — tanto a responsável por armazenar o produto em si como, principalmente, aquela para o transporte. Sem a escolha e a preparação ideais, a logística pode sair perdendo em desempenho.

Então, pensando nisso, o post a seguir vai te mostrar qual é a importância da embalagem na logística e quais os seus impactos. Confira!

Quais são os tipos de embalagem na logística?

A embalagem na logística pode ser considerada primária, secundária ou terciária, dependendo do tipo de contato que tiver com o produto.

Primária

A embalagem primária é aquela que possui contato direto com o produto e que é responsável por protegê-lo diretamente. No caso de um medicamento, por exemplo, essa embalagem seria a cartela. Já, no caso de um alimento perecível, seria o saco ou caixa que envolve o alimento.

Secundária

Já a embalagem secundária é aquela que agrupa uma ou mais embalagens primárias e que pode ser designada ou não para o transporte. No caso do medicamento, a embalagem secundária seria a caixa do remédio em si contendo as cartelas. Já no caso do alimento, poderia ser a caixa na qual o saco está inserido.

Terciária

Por sua vez, a terciária é a que agrupa diversas embalagens secundárias e prepara os produtos para o transporte. Por isso, ela também é chamada de embalagem de transporte. Exemplos: lotes de caixas de remédio ou de alimentos dentro de uma caixa de papelão.

Quais são os principais materiais utilizados?

Dependendo da sua utilização, a embalagem pode ser feita de materiais que ajudem na conservação, proteção ou transporte do produto. Nesse sentido, as principais embalagens — em todos os níveis — são feitas de papelão, plástico, madeira, isopor ou ligas metálicas.

As de papelão normalmente são embalagens de papel cartão misturado a outros componentes. São muito utilizadas em todos os níveis, especialmente como embalagem terciária. O mesmo acontece com a caixa de madeira, que geralmente é mais utilizada como embalagem na logística.

A embalagem de isopor, por sua vez, normalmente é do tipo secundária, enquanto a embalagem de plástico é do tipo primária. Outras embalagens primárias são as feitas de ligas metálicas. Latas de aço e de ligas de alumínio são exemplos.

Quais são os cuidados que devem ser tomados na escolha da embalagem?

Para escolher a embalagem, é preciso ter alguns cuidados para não influenciar negativamente a experiência do cliente. 

Relação entre produto e embalagem

Uma embalagem deve, obrigatoriamente, adequar-se ao tipo de produto que está sendo entregue pela empresa. Portanto, ela deve ser feita com o material adequado e no tamanho de acordo com o produto fornecido. Por exemplo, uma bebida precisa ser transportada em uma embalagem que proteja o produto de possíveis avarias e não cause vazamento.

Custos na embalagem logística

Ao escolher a embalagem, é necessário buscar um equilíbrio entre preço e qualidade por meio do volume e tamanho adequado para que o custo total do transporte se mantenha competitivo.

Embalagem logística e o meio-ambiente

Para que uma empresa amplie a inovação na sua gestão e não gere um impacto ambiental negativo, é possível investir em materiais que sejam retornáveis, como garrafas pet reaproveitáveis e recicláveis.

Certificado para a embalagem logística

Para garantir a segurança dos produtos transportados e evitar danos à mercadoria, a empresa precisa analisar se há uma certificação do Inmetro na embalagem, a fim de trazer mais confiança e transparência para o cliente.

Quais são as medidas ambientais para o descarte correto dos tipos de embalagem?

Para uma gestão responsável, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituiu a lei 12.305, que foi sancionada no ano de 2010, e o decreto 7.404 foi viabilizado para o cumprimento da lei de PNRS no mesmo ano.

A lei promove a obrigatoriedade do descarte correto das embalagens para empresas e pessoas que realizam processos de produção, distribuição e consumo.

Como parte da lei, os distribuidores, comerciantes e fabricantes precisam adotar estratégias autônomas de logística reversa para manter o reaproveitamento dos resíduos sólidos que demandam.

Como a embalagem impacta os processos logísticos?

A importância da embalagem para os processos logísticos se deve principalmente ao fato de que ela transita por todas as etapas logísticas. Desde quando sai da empresa até quando chega ao cliente, a embalagem desempenha um papel fundamental.

Portanto, ela precisa ser pensada seguindo fatores como armazenamento, manuseio, movimentação interna e transporte. Nesse caso, se ela não for resistente o bastante, a integridade dos produtos ficará comprometida, possivelmente levando à logística reversa devido à recusa do cliente.

Já se ela for excessivamente pesada trará dificuldades não apenas para o manuseio, como também gerará um aumento do custo de frete. Do mesmo modo, ela precisa ter o mínimo possível de espaços vazios úteis, garantindo que haja maior quantidade de produtos, com segurança, dentro de um mesmo espaço.

Assim, é preciso investir recursos e planejar a embalagem adequadamente, já que ela gera impactos no tempo de entrega ao cliente, nos custos logísticos, na redução de perdas e no nível de serviço oferecido.

Como a embalagem se torna um diferencial logístico?

O planejamento e a escolha da embalagem têm impactos diretos em todo o processo logístico. Podendo assim, garantir resultados melhores se forem feitos da maneira correta. Por isso, é muito importante escolher não apenas a embalagem ideal, mas pensar em qual será a sua participação e seu impacto em cada etapa de modo a utilizar a mais adequada e voltada para resultados.

Quando uma empresa utiliza o overdelivering, ou seja, quando investe em algo a mais para oferecer ao cliente, suas expectativas com relação ao produto e ao negócio aumentam positivamente, trazendo mais inovação e a sensação de exclusividade por parte do consumidor.

Um exemplo de overdelivering com embalagem logística são empresas que enviam produtos dentro de embalagens que podem se tornar úteis depois, como caixas, copos, potes, dentre outros tipos de objetos.

Como escolher a embalagem logística?

A embalagem logística deve ser bem-analisada para que a empresa não tenha custos extras ou insatisfação por parte do consumidor na hora da entrega e para que torne todo o processo rápido, prático e de qualidade. É preciso:

  • Verificar quantos produtos podem ser incluídos na embalagem para que o transporte seja eficiente e seguro;
  • Observar se será necessário implementar mais uma proteção além da embalagem para que a mercadoria não sofra avarias. No caso de produtos que podem quebrar mais facilmente, além da embalagem principal, pode ser utilizado um plástico bolha para aumentar a proteção.

Então, agora que você já sabe a importância da embalagem na logística compartilhe este post nas suas redes sociais!

Devido a nossa expertise no transporte de carga multimodal, a Prestex é referência em variados segmentos com cases de sucesso em logística expressa.

Além disso, somos considerados uma das 3 melhores transportadoras emergenciais do Brasil com o atendimento de carga direcionada de qualidade. Portanto, estamos sempre preparados para alçar novos voos com agilidade e segurança.

0 comentários
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais
Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

No universo da logística, entender as características e aplicações dos diferentes modais de transporte é essencial para tomar decisões estratégicas e eficientes. Entre eles, os modais aquaviário e dutoviário se destacam por atenderem a demandas específicas e por sua...

ler mais