logística 4.0

Na década de 70, a indústria passou por transformações totalmente inovadoras de produção integrada de nível tecnológico e automatização dos sistemas produtivos. Com as novas tecnologias e recursos voltados para rapidez, diminuição dos custos e eficiência, houve uma difusão da integração entre a internet e a fábrica. Inclusive, mais tarde nomeada como indústria 4.0.

Foi, então, a partir da necessidade de agilidade e maior eficiência na indústria 4.0 que surgiu a tecnologia da logística 4.0, que se tornou fundamental para que as organizações se tornem mais competitivas no mercado.

No entanto, o termo não é tão conhecido ou mesmo difundido atualmente. Para não ficar desinformado, acompanhe conosco para saber um pouco mais sobre a logística 4.0 e como ela deve fazer parte do cenário atual!

O que é logística 4.0?

Primeiramente, é preciso compreender que indústria 4.0 é um termo que apareceu na Alemanha e se espalhou rapidamente pela Europa. Nela, a produção é feita em larga escala e com grande quantidade de produtos. Objetivando, assim,  conservar artigos disponíveis por meio do acúmulo de estoque a fim de atender aos pedidos sem risco de faltar.

Com os avanços da tecnologia e dos sistemas de produção, há também o aumento das exigências do cliente. Dessa forma, a empresa deve focar na satisfação de seu consumidor. Fabricando, portanto, artigos personalizados e produzindo apenas o que é preciso para comercializar em curto prazo.

Entretanto, para que isso ocorra sem complicações, toda a cadeia de suprimentos deve ter o mesmo propósito: manter todas as necessidades niveladas. Consequentemente, há o aumento da rapidez dos processos e otimização das entregas. Além, da redução do consumo de matéria-prima e término dos produtos.

Com a independência das empresas, a supply chain obtém maior qualidade, eficiência e redução dos prazos. Assim, a partir dessa necessidade, então, surgiu o conceito da logística 4.0. Ela pode ser descrita como o desenvolvimento digital da logística tradicional e se baseia na necessidade de investir na tecnologia para o aumento do market share.

Desse modo, é possível afirmar que a logística 4.0 é moderna e fortemente conectada à indústria e o cliente, sendo ágil, eficaz e informativa.

Como funciona a logística 4.0?

Essa é uma tecnologia que potencializa resultados utilizando análises de dados e sistemas inteligentes, capazes de auto-otimização e autoconfiguração. Essas são práticas fundamentais para as instituições que desejam dominar o mercado. Assim como vencer a concorrência de maneira efetiva.

É uma logística extremamente conectada, rápida e otimizada. Ela funciona interligando elementos da cadeia de suprimentos, criando movimentação operacional autônoma e eficiente.

Vale ressaltar que a logística 4.0 maximiza resultados e eleva o negócio globalmente. Além de já ser uma realidade — e não apenas uma aposta para o futuro, como muitos podem supor. Seu ponto central é a estratégia do negócio, cuja finalidade é atualizar e potencializar a cadeia de distribuição. Assim  como evitar desperdícios, poupar tempo e minimizar custos do melhor modo possível.

Para que isso aconteça, ela conta com softwares que têm controle preciso de todos os processos e ações da empresa. Desse modo, as informações sempre estão atualizadas e acessíveis aos usuários adequados.

Por que a logística 4.0 é fundamental para a empresa?

Atualmente, a logística 4.0 é uma das principais inovações focalizadas na construção de processos mais eficazes para os transportes e para o desenvolvimento geral da empresa.

Como visto, a utilização de tecnologia qualificada pode simplificar as atividades e ainda oferece boas práticas. Entretanto, algumas empresas com grandes estoques e centros de distribuição ainda enfrentam problemas com falhas, perdas e desperdícios, prejudicando seu faturamento.

Sem o uso da tecnologia, há incidência de problemas como a falta de controle de estoque e dados, aumento do lead time, erros em entregas e atrasos. Entraves do tipo, por sua vez, geram uma série de preocupações para a instituição.

É possível destacar alguns motivos pelos quais essa tecnologia é primordial para melhorar e modernizar o sistema logístico de sua instituição. Veja quais são eles:

  • centros de distribuição mais eficiente;
  • estoque zero;
  • melhora na análise de dados;
  • informação em tempo real;
  • alta conectividade;
  • visão integrada da cadeia de suprimentos;
  • eficiência operacional;
  • virtualização por meio dos sistemas de monitoramento dos processos.

Qual é a importância dessa tecnologia para o avanço da logística empresarial?

Na logística 4.0, como previamente visto, os processos são mais modernos e integrados, além de possibilitarem a otimização do compartilhamento de informações, recursos e itens primordiais para que a cadeia de suprimentos funcione com eficiência.

Logo, é possível ver que essa tecnologia é de vital importância para o avanço da logística empresarial, tornando o mercado mais competitivo e produtivo. Ela também é responsável por proporcionar aumento do desempenho, adaptando a instituição às novas práticas.

Outro ponto fundamental é a ligação da indústria ao cliente. Essa tecnologia é o elo para que isso ocorra, minimizando problemas e falhas. Oferecendo assim uma experiência única e um serviço de excelência.

Portanto, o investimento na logística 4.0 aprimora os processos contínuos e abrange a fabricação de produtos, a indústria, mercadoria, modais de transporte e infraestrutura. Além de auxiliar na redução de custos, ainda ajuda no rastreamento dos produtos, aumenta a satisfação dos consumidores e diminui erros.

Essa tecnologia também é responsável por:

  • aumentar a segurança do sistema;
  • tornar os processos menos burocráticos, aumentando a competitividade no mercado;
  • diminuir os custos com transporte e perda de ativos;
  • compartilhar e integrar dados por plataformas abertas;
  • propiciar o fluxo de produtos, serviços e informações;
  • transformar a organização do processo de armazenagem e estocagem;
  • identificar problemas e permitir a adoção de soluções;
  • reduzir o volume de estoques de matéria-prima e ainda desenvolver fornecedores para que sejam aptos a atender aos pedidos conforme a necessidade.

Considerações Finais

Sendo assim, é possível concluir que os processos logísticos aumentam os níveis de eficiência operacional e modificam seus padrões de comportamento. Principalmente, devido à integração de sistemas em tempo real. Portanto, vale ressaltar que a logística 4.0 pode colaborar com o sucesso de sua empresa por ser rápida, eficiente, informativa e conectada.

Gostou de conhecer mais sobre a logística 4.0? Então que tal aproveitar para assinar nossa newsletter e receber nossas atualizações? Até a próxima!