A operação logística é uma atividade de grande complexidade que envolve a atuação de múltiplos departamentos e parceiros para a sua execução de forma eficiente. Por isso, a medição do seu desempenho é tão importante para o crescimento da empresa. Um dos indicadores mais importantes é o lead time logístico.
Esse é um fator que tem relação direta com a satisfação dos clientes e pode se tornar um diferencial competitivo quando é bem gerenciado.
Por esse motivo, este artigo foi desenvolvido para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o assunto. Continue lendo!
1. O que é o lead time logístico?
A expressão original do inglês por ser compreendida como o período de tempo entre a colocação do pedido por parte do cliente até a entrega na data especificada. Há também casos em que são utilizados os termos tempo de espera ou ciclo de pedido para representar essa escala.
Como exemplos de atividades que integram o lead time, pode-se citar:
- aquisição de insumos;
- fabricação;
- processamento de pedido;
- embalagem;
- e transporte.
2. Qual é a importância deste indicador?
É preciso compreender que o conjunto das atividades realizadas tem vital importância para o cliente, pois a qualidade, o preço, a velocidade da entrega e a exatidão dos pedidos são fatores atrativos.
Até mesmo as finanças da empresa são afetadas quando o ciclo de pedido é longo. Isso ocorre porque o cliente efetua o pagamento da sua compra somente após o recebimento do pedido, seja de maneira integral ou parcial.
Ou seja, o fluxo de caixa se torna incerto, o que é preocupante para pequenos empreendimentos que buscam se estabelecer no mercado. A confiabilidade de uma organização está atrelada à sua capacidade de atender os prazos de entrega estabelecidos e as exigências do mercado consumidor.
3. Como o cálculo deve ser feito?
Para fornecer informações mais precisas e completas é preciso expandir a noção do lead time dentro da operação logística. Então, o primeiro aspecto está relacionado à abrangência do cálculo.
É possível apurar o prazo de todos os pedidos por período, obtendo, assim, um indicador médio que pode ser considerado o resultado geral.
Já o segundo âmbito, refere-se ao cálculo por linha de produto que fornece dados mais detalhados para avaliação. Alguns produtos podem requerer menor tempo de fabricação e podem ser disponibilizados antecipadamente enquanto outros não possuem a mesma vantagem.
Com isso, é possível identificar gargalos relacionados ao tempo de fornecimento, à movimentação de mercadorias e ao atendimento da demanda.
A apuração na prática
De forma simplificada, basta verificar a data da colocação de cada pedido e a data da entrega do produto ao destinatário e calcular o número de dias entre elas. Esse acompanhamento deve ser periódico de acordo com a necessidade do negócio, porém, a frequência mensal é amplamente aplicada.
Essa é a forma de obter o resultado médio e é relevante para conhecer o histórico do indicador. Contudo, se o gestor deseja reduzir esse prazo, a análise deve ser mais aprofundada.
Em primeiro lugar, é preciso listar todas as atividades relacionadas ao processo de produção e a participação de cada área envolvida, detalhando o tempo dedicado à sua execução.
Essa visibilidade permite identificar quais tarefas consomem mais tempo e, consequentemente apresentam mais oportunidade de melhoria.
A etapa seguinte é buscar formas de intervir na execução dos processos e implementar alternativas como a aquisição de sistemas de gestão para automatizar o trabalho da área de logística.
4. Como melhorar o lead time?
Em muitos casos, o prazo de espera é ampliado por causa de um excesso de atividades que não agregam ao processo produtivo. Por isso, é recomendado analisar as características da cadeia de produção, buscando identificar tarefas que podem ser otimizadas ou eliminadas.
Linha de produção
Durante a produção, é importante programar o recebimento de matérias-primas de acordo com a sequência das máquinas. Entretanto, tomando sempre cuidado com os períodos de pico de demanda.
A adoção do planejamento da produção das mercadorias contribui significativamente para melhorar os resultados, pois evita desperdício, interrupção do funcionamento das máquinas e retrabalho da manufatura em caso de erros.
Gestão de armazém
O tempo de espera de um processo é expresso em dias, contudo, para reduzir esse indicador, até mesmo uma hora a menos pode fazer diferença. Por isso, a estratégia adotada dentro dos armazéns deve focar em:
- organização do espaço físico;
- consolidação racional dos pedidos;
- utilização de empilhadeiras para agilizar o manuseio;
- alocação adequada para facilitar a localização de materiais;
- e uso de equipamentos para realizar o embarque e desembarque.
Distribuição de mercadorias
A escolha do modal, a composição da frota e a roteirização do trajeto são variáveis que influenciam o lead time. E devem ser analisados com cuidado, em especial sobre o ponto de vista dos custos gerados.
Por exemplo, para longas distâncias, o transporte aéreo é consideravelmente mais rápido do que o transporte rodoviário. Contudo, essa pode ser uma opção desfavorável para produtos de baixo valor agregado devido à viabilidade econômica do transporte. Porém, pode ser um diferencial competitivo para empresas que buscam por lead time de entrega rápido e transporte seguro.
Porém, certamente deve haver um equilíbrio entre velocidade e impacto financeiro para tomar a decisão mais acertada.
5. Como a tecnologia pode melhorar os resultados?
A tecnologia é sempre uma aliada na gestão de processos de uma empresa. Inclusive no planejamento das atividades logísticas que podem afetar o lead time. Assim, com a implementação de recursos informatizados, o gestor obtém:
- documentação das transações realizadas;
- automação de atividades repetitivas;
- controle das atividades.
Por isso, os sistemas de gestão integrada são ferramentas que devem fazer parte do cotidiano de um negócio desde a sua concepção. Conforme o negócio cresce e a operação se torna mais complexa, os registros manuais não possuem o nível de detalhe suficiente e estão sujeitos a erros.
Conhecer o lead time logístico é tão importante quanto desenvolver meios de reduzir o seu prazo. Esse é o tipo de mensuração de desempenho que contribui para o amadurecimento dos processos e o crescimento organizacional.
Acreditamos que você compreendeu a importância do cálculo do lead time e o seu impacto na operação logística. Mas o assunto não acaba por aqui, pois é fundamental preparar a sua empresa para lidar com entregas emergenciais. Afinal, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, portanto, não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto!
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