Logística

5 motivos para optar pelo transporte aéreo de cargas

Nos últimos anos, a participação do transporte aéreo de cargas vem crescendo devido a diversas vantagens que ele proporciona. Entretanto, há alguns anos, sua utilização era mais restrita às empresas que necessitavam enviar mercadorias com urgência. Hoje, no entanto, percebemos que os envios de objetos pessoais também aumentaram devido à praticidade e rapidez.

motivos para optar pelo transporte aéreo de cargas

transporte de cargas pode ser realizado por aeronaves específicas para o transporte, ou as cargas podem ser transportadas nos porões das aeronaves de passageiros. A utilização é feita nos transportes nacionais e internacionais de produtos como:

  • Vacinas;
  • Amostras;
  • Produtos perecíveis;
  • Animais vivos;
  • Cargas de alto valor agregado;
  • Produtos eletrônicos, entre outros.

É preciso ficar atento às regras do transporte aéreo de cargas, pois alguns produtos não podem ser transportados por esse meio. Além disso, existem restrições de tamanho e peso da mercadoria. No post de hoje, você conhecerá mais sobre o assunto e verá 5 bons motivos para utilizar o transporte aéreo. Leia e confira!

1. Rapidez nas entregas

Um dos motivos pelos quais o transporte aéreo de cargas é mais utilizado é a urgência de entregas de alguns produtos.

A vantagem desse tipo de transporte é que, dependendo da região que a carga precisa ser enviada, ela poderá chegar no mesmo dia. Portanto, ao contrário de um transporte rodoviário, que poderá levar dias para que a mercadoria seja entregue, e ainda podem ocorrer problemas durante o trajeto, como: manutenção do veículo, trânsito, restrições de circulação, má condições das estradas entre outros.

As companhias aéreas também fornecem uma diversidade de tipos de serviço de entrega. E os preços variam, inclusive, de acordo com a urgência. É importante realizar uma cotação, pois muitas vezes vale a pena o custo benefício.

2. Localização dos aeroportos

A escolha do modal aéreo se deve, muitas vezes, ao fato de os aeroportos estarem localizados nas principais cidades. Inclusive, próximos aos grandes polos industriais. Nesse sentido, facilita a logística de envio e entrega das cargas.

Uma alternativa é contratar empresas especializadas nesse segmento de coleta e entrega nos aeroportos, pois os custos dos transportes não são altos e a comodidade é maior.

3. Serviço de rastreamento da carga

Devido à globalização e o avanço da internet, é natural as pessoas procurarem diariamente por qualidade e rapidez nas informações. Um dos diferenciais das empresas que trabalham com transporte aéreo de cargas é que elas possuem um sistema online de rastreamento para você poder fazer o acompanhamento do seu envio.

Assim que a carga é despachada é emitido um AWB (Air Waybill) ou conhecimento de transporte que permite acompanhar o status da carga até o momento do desembarque. Desse modo, ter as informações em tempo real é uma vantagem competitiva para sua empresa perante os concorrentes.

4. Tempo de trânsito no transporte aéreo de cargas

Um dos fatores mais importantes na escolha do transporte aéreo é o tempo de trânsito,  já que ele é ideal para longas distâncias e transportes internacionais. Assim, se a sua empresa conta realiza muitas entregas urgentes, esta certamente é a melhor escolha de modal.

5. Segurança no envio das cargas

Atualmente, há uma grande preocupação com roubo de cargas, pois alguns produtos são bastante visados. Com isso, as empresas optam pelo transporte aéreo de cargas, pois é considerado o transporte mais seguro comparado com os outros. O risco de uma carga ser roubada é muito baixo comparado com outros modais.

A sua empresa está precisando enviar cargas pelo transporte aéreo? Faça uma cotação conosco e confira as vantagens desse meio!