A gestão de transporte é fundamental na logística das empresas, porque ela é responsável pelos fluxos de matéria-prima e produtos acabados. Desse modo, os gestores de logística buscam ferramentas tecnológicas — como o TMS — para auxiliar no planejamento, controle e monitoramento mais efetivo dos processos.
Então, você conhece o sistema TMS? No texto de hoje vamos falar sobre essa tecnologia e como ela pode auxiliar na gestão de logística.
O que é um sistema TMS?
TMS é a sigla para “Sistema de Gerenciamento de Transporte” (do inglês Transportation Management System). Portanto, trata-se de um software utilizado pelas empresas embarcadoras para planejar seus transportes, executar as atividades de forma otimizada e produtiva. Além de monitorar todas as etapas do processo de distribuição da cadeia — de forma integrada.
O principal objetivo do sistema TMS é reduzir custos nos processos logísticos através de controles e auditoria nos pagamentos.
Quais são as funcionalidades?
O TMS possui diversas funcionalidades para auxiliar a gestão dos processos de transporte. Então, conheça alguma delas:
Cadastro das tabelas de transporte e prazos de entrega
O sistema permite cadastrar os valores das tarifas de frete por peso, distância (km), por tipo de veículo, prazo de entrega e transportadora.
Simulação da escolha do melhor transporte
Aliás, alguns softwares possuem a opção de simular, com diversas parametrizações, qual é a melhor opção de transportadora para cada tipo de embarque. Trazendo assim informações como valor de frete e prazo de entrega.
Controle das ocorrências
Facilita o acompanhamento das informações, desde a coleta até a entrega ao cliente final. Consegue detectar problemas como devoluções, avarias e reentregas.
Roteirização
Avalia as melhores rotas que o veículo deverá percorrer, analisando distâncias entre as entregas, horários e restrições das vias.
Rastreamento da carga
É possível acompanhar em tempo real o status das coletas e entregas. Aliás, alguns sistemas utilizam aplicativos mobile que atualizam as entregas e ainda informam os dados do recebedor da mercadoria.
Controle dos pagamentos
Permite controlar despesas extras como diárias, re-entregas, devoluções entre outros.
Indicadores de desempenho
O sistema fornece indicadores referentes à sua operação de transporte e também dados com números de performance da transportadora.
Quais são os benefícios do sistema TMS para a logística?
Podem-se destacar diversos benefícios após a implantação do sistema TMS, como:
Troca eletrônica de dados
Os fornecedores de transporte enviam eletronicamente as informações relacionadas à operação, reduzindo a possibilidade de erros e retrabalhos.
Rastreamento em tempo real
Com o sistema, o gestor possui as informações de forma rápida, podendo se antecipar na resolução, caso haja algum problema.
Conferência automática dos fretes
Auxilia o processo de pagamento dos fretes, pois aponta as divergências entre o valor cobrado pelo transportador e o valor negociado.
Integração com sistema ERP
É possível realizar uma administração integrada, facilitando a escrituração fiscal e a contabilização dos fretes. Com isso, tem-se a leitura de todos os dados das notas fiscais e facilidade na emissão de relatórios gerenciais.
Existem diversos tipos de sistema TMS disponíveis no mercado. Porém, o importante é analisar qual se adapta melhor ao seu modelo de negócio, pois há grandes benefícios para as empresas. Assim, se ele for utilizado da maneira correta, torna-se um diferencial para gestão de logística.
Gostou de saber todos os benefícios do TMS? Conhece algum outro benefício ou característica? Então, que tal compartilhar seu conhecimento? Deixe o seu comentário aqui no blog!
0 comentários