Existem diversos métodos e ferramentas que são utilizadas para gerir o estoque de uma empresa. Dentre eles, um dos mais famosos e incorporados pelas empresas é o FIFO (First In, First Out) ou PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair).
Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a gestão de estoque. Um gerenciamento ineficiente do estoque e do setor de suprimentos pode afetar todas as demais áreas da empresa, desde a sua operação até os resultados financeiros.
Caso você não conheça ou não tenha domínio sobre esta técnica de gestão de estoque, não se preocupe! Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o FIFO ou PEPS. Confira!
Como funciona o FIFO na gestão de estoque?
O FIFO ou PEPS é uma técnica que estipula uma sequência para toda a movimentação do estoque. Independentemente do produto ser um insumo, uma matéria-prima, uma mercadoria ou produtos acabados. Acima de tudo, o First In, First Out determina que o primeiro lote que chega no estoque da empresa deve ser o primeiro a sair ou ser enviado para a produção ou próximos processos da corporação.
O Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair é simplesmente uma técnica de armazenagem e arrumação do estoque. Em outras palavras, a técnica organiza as prateleiras e locais de estocagem de forma que o primeiro produto a ter entrado seja o primeiro a deixar o estoque.
Dessa forma, consegue-se ter pleno controle do estoque. Garantindo assim que ele esteja sempre atualizado e evitando que os produtos envelheçam ou tenham a sua data de validade extrapolada — no caso de perecíveis.
Consequentemente, o PEPS não carece de nenhum investimento. Porém, necessita apenas uma mudança de comportamento e a implementação de uma técnica que possibilita maior controle e gestão do estoque da empresa.
Quais os benefícios do FIFO?
Além da vantagem de evitar o envelhecimento ou o vencimento de mercadorias, o PEPS possibilita uma série de benefícios. Então, podemos destacar:
Melhor organização do espaço
Ao adotar a técnica, a empresa garante que o estoque tenha um fluxo lógico e previamente determinado. Dessa forma, consegue-se organizar melhor o estoque e principalmente otimizar os espaços.
Maior controle financeiro
Como o método possibilita a redução ou até mesmo a eliminação de perdas de produtos, é possível ter um maior controle sobre os gastos. Em resumo, o FIFO garante um maior controle sobre as finanças da empresa, reduzindo os gastos e potencializando os lucros da empresa.
Menor custo operacional
Trabalhando com o estoque organizado e com um fluxo determinado, o setor de suprimentos consegue aperfeiçoar a logística e torná-la mais eficiente. Reduzindo assim os custos operacionais da empresa. Além disso, é possível trabalhar com um estoque mínimo, evitando o dinheiro retido no estoque e garantindo maior fluxo de caixa.
Maior eficiência
Com o FIFO a empresa consegue obter maior rapidez na operação. Pois a técnica facilita a localização, a separação e a entrada e saída de materiais e produtos do estoque.
Então, entendeu como funciona o First In, First Out? Aliás, percebeu como esta técnica simples de gestão de estoque possibilita vários benefícios para a empresa? Agora não deixe de comentar e compartilhar conosco o que achou!
0 comentários