Os custos logísticos no Brasil: oportunidades para a sua empresa

Custos logísticos no Brasil demandam uma fatia expressiva do faturamento das empresas. Dessa forma, torna-se essencial buscar soluções que possam atenuar tais custos e garantir eficiência nas operações logísticas das empresas.

Neste artigo, vamos mostrar um panorama sobre os principais custos logísticos no Brasil e quais as oportunidades para sua empresa garantir uma logística eficiente e com um custo justo. Acompanhe a leitura:

Modais de transporte

No Brasil, há uma grande discrepância em relação ao uso dos modais de transporte. Cerca de 60% de tudo que é produzido em nosso país é transportado por rodovias, o restante se divide pelo sistema ferroviário (20%), hidroviário (15%) e aéreo (0,5%).

Contudo, em um país com uma extensão territorial tão imensa como o Brasil, muitas vezes o transporte via caminhões acaba encarecendo os custos logísticos da empresa. Dessa forma, torna-se fundamental que a empresa avalie as suas necessidades logísticas e busque por soluções personalizadas.

Muitas vezes, a empresa nem cogita a possibilidade de entregas por aviões, por entender que os custos nesta operação são inacessíveis ao seu negócio. Porém, fazendo um bom planejamento e contando com os parceiros logísticos certos, o custo de uma entrega aérea pode ser bastante viável e econômico.

Dessa forma, as empresas devem repensar o uso dos modais para transporte de mercadorias e aproveitar as possibilidades de integração entre os modais, otimizando o tempo das entregas e o custo logístico.

Seguros para cargas

Seguro para cargas também onera bastante a logística no Brasil. Claro, este custo é uma segurança a mais para as empresas, tendo em vista os diversos riscos envolvidos no transporte das mercadorias. Os principais seguros são:

  • RCTR-C (Rodoviário);
  • TA-C (Aéreo);
  • RCF-DC (Furto e roubo).

Assim como acontece com vários outros setores de negócios, não é incomum encontrar empresas logísticas aproveitadoras que descumprem as regras de seguro para transporte, no intuito de baratear os custos logísticos.

Por isso, é importante ter a certeza de que sua carga será transportada por uma empresa idônea e que garanta as apólices necessárias para manter sua carga em segurança desde a coleta até a entrega ao cliente final.

Distribuição e armazenagem das cargas

A distribuição e a armazenagem são etapas importantíssimas na logística de cargas. Afinal, cada produto possui peculiaridades que podem necessitar um manejo diferente no seu armazenamento e distribuição.

Podemos citar como exemplo a logística de medicamentos, que possui uma infinidade de regras que vão desde a coleta até a entrega ao cliente. Qualquer erro na temperatura ou no manejo da carga, por exemplo, pode significar a inutilização da mercadoria.

Dessa forma, sua empresa deve aproveitar a oportunidade de contar com operadores logísticos parceiros que possuam uma excelente infraestrutura de distribuição e armazenagem.

Emprego da tecnologia também é um grande diferencial em um operador logístico, tendo em vista que possibilita o rastreamento da carga, compartilhamento de informações em tempo real, garante uma comunicação ágil e proporciona segurança para sua carga e para as informações da sua empresa.

Custos administrativos

Por fim, podemos mencionar os custos administrativos que impactam a logística brasileira. Afinal, contar com uma equipe administrativa capacitada é o que garante a eficiência nas demais etapas da entrega de um produto.

Na Prestex, temos uma equipe especializada para atender sua empresa. Você pode contar com soluções personalizadas para o transporte de sua carga e ainda fazer a cotação totalmente online, ganhando agilidade e tendo uma proposta detalhada com todos os custos logísticos envolvidos.

Entre em nosso site e saiba como nós podemos ser o parceiro logístico ideal para sua empresa!