4 razões para você optar pelo transporte aéreo de cargas

Trabalhar com mercadoria significa, inevitavelmente, ter que transportá-la pelo Brasil afora. Não importa se você trabalha em um pequeno negócio ou uma grande indústria, eventualmente vai precisar se preocupar com a logística de envio de produtos ou materiais. Por isso, é importante conhecer os principais modais para esse serviço, como o transporte aéreo de cargas.

Não dá para negar que o transporte aéreo tem um custo um pouco mais elevado em relação aos outros modais. No entanto, é uma despesa que se transforma em valor por causa de todos os benefícios que esse serviço traz.

Confira as 4 principais razões que explicam porque você deve optar pelo transporte aéreo de cargas:

Transporte seguro

Levar sua preciosa mercadoria, produto ou suprimento de um lugar para outro pode causar certa apreensão, especialmente quando em grandes quantidades. Afinal, perdê-los ou danificá-los significaria um enorme prejuízo para o seu negócio e infelizmente histórias de avarias e roubos de cargas não são incomuns. A boa notícia é que o transporte aéreo é o método mais seguro para entregas.

Diferente do transporte rodoviário, por exemplo, é impossível roubarem os pacotes durante o trajeto. O risco de acidentes também é substancialmente menor. Mesmo antes da decolagem e após a aterrissagem, as companhias aéreas ou transportadoras ainda possuem responsabilidade sobre a carga enquanto estiver no aeroporto. Por isso que o transporte aéreo tem o menor índice de furtos.

Velocidade na entrega

Indiscutivelmente, a agilidade na entrega é um dos benefícios mais relevantes do transporte aéreo de carga. O modal por si só já é o mais rápido, o que permite que os produtos cheguem rapidamente ao seu destino. Mas, além disso, a frequência de voos permite que você não precise esperar muito tempo para despachar a mercadoria.

Essa característica faz com que seja a modalidade ideal para cargas emergenciais. Suponha que a produção atrasou e precisa enviar uma remessa para um cliente com urgência para chegar ao prazo estipulado. Só com o transporte aéreo você conseguirá esse feito. É ainda uma ótima opção para cargas delicadas como alimentos perecíveis ou materiais biológicos (sangue, vacinas, etc.).

Cuidado no manuseamento

O padrão de qualidade do manuseamento de cargas é mais rigoroso no transporte aéreo. Se uma remessa chega etiquetada como frágil, a empresa cuida para armazená-la cautelosamente para evitar avarias. É um procedimento essencial para entregas que necessitam de um cuidado maior para chegarem intactas, além do processo de validação da embalagem com as devidas etiquetagem de cargas perigosas, frágeis entre outros cuidados.

Não apenas isso, como aviões costumam ser higienizados com mais frequência. Sem contar que o transporte aéreo está tão sujeito a poluição e sujeira vindas do exterior (como acontece em estradas, por exemplo). Assim, produtos sensíveis não precisam ser rigorosamente embalados para ficarem protegidas contra impurezas.

Alcance do serviço

Por fim, o transporte aéreo de cargas é capaz de fazer envios de e para todo o Brasil. Nosso país tem grandes proporções e lugares mais remotos que não podem ser acessados pelas estradas ou pela água. O avião é o único modal que consegue se adaptar para fazer entregas em qualquer lugar.

Se ainda houver receios sobre o deslocamento da mercadoria, o rastreamento permitirá que você acompanhe todo o trajeto completo. Desta maneira, o transporte aéreo é um grande trunfo logístico para quem trabalha com envio de cargas.

Quer aprender mais sobre a logística do transporte aéreo de cargas? Nós possuímos diversos e-books e postagens no blog com dicas para a entrega dos seus produtos ser sempre tranquila e eficiente.