Os 3 desafios da logística com o Omnichannel

por | Logística, Tecnologia

O acesso a internet ainda não é uma realidade para toda a população mundial. Porém, a perspectiva é de que dentro de alguns anos, a maioria da população tenha acesso a esta ferramenta. Impulsionando, assim,  cada vez mais o comércio eletrônico.

O acesso a internet não se baseia somente ao tradicional desktop. Hoje, diversas plataformas possuem conexão com a rede mundial de computadores. Fazendo, assim, com que grande parte dos consumidores utilizem múltiplos canais para decidirem efetivamente sobre a compra de um produto. Isso, inclusive, se mostra uma tendência mundial.

Sendo assim, a tecnologia Omnichannel tem por finalidade melhorar a eficiência e o desempenho da marca junto ao cliente, considerando todos os pontos de contato possíveis entre uma marca e um consumidor.

Portanto, esse será o grande desafio da logística diante do crescimento das tecnologias móveis que facilitam o acesso dos clientes na aquisição de produtos. Para que seja considerado eficaz, o processo de venda Omnichannel precisa oferecer alternativas ao cliente para poder realizar devoluções de produto em uma loja física, mesmo que este tenha sido adquirido em uma loja virtual.

Dessa maneira, para que esse processo de interação entre físico e eletrônico seja viável, é indispensável uma perfeita comunicação entre todos os canais e em todas as direções.

Então, esse novo tipo de consumo exige uma série de esforços na gestão logística. Afinal, é preciso integrar o gerenciamento das lojas físicas e virtuais de maneira eficiente, garantindo a satisfação do cliente.

Por isso, neste post, você saberá quais os três principais desafios que o Omnichannel pode trazer às estratégias logísticas.

1 Gestão da logística reversa pós venda

A logística reversa de pós-venda se refere à devolução de produtos, que retornam aos estoques da empresa por diversas motivos. Produtos com defeito, avarias, erros no processamento de pedidos ou qualquer outro motivo de insatisfação do cliente são as causas mais comuns de utilização da estratégia de logística reversa.

Porém, além da ineficiência de muitos canais de atendimento disponíveis ao cliente, o que gera uma imagem ruim da empresa caso ele encontre dificuldades para fazer a devolução do produto, este tipo de processo gera diversos custos para a organização.

Assim, a mobilização de diversos canais, processos e cadeias para atender a devolução de um produto põe em cheque qualquer eficiência de estratégia da cadeia de suprimentos para a realização da entrega.

2 Gestão de estoque

Integrar todas as cadeias do processo. Esse começo é essencial para que o Omnichannel traga facilidades e lucro, ao invés de prejuízos e dificuldades.

Portanto, o estoque de todos os pontos de vendas devem ser gerenciados de forma centralizada e atualizados constantemente. É essencial a utilização de um sistema de gerenciamento de armazéns, como WMS (Warehouse Managment System) que permite a integração dos canais de vendas e a oferta de opções para a entrega do produto ao seu adquirente.

Assim, esse é um investimento necessário e que evita frustrações e transtornos junto aos clientes.

3 Gestão de transporte

O impacto do Omnichannel não se resume apenas a sistemas, estoques e retaguarda. A movimentação de carga também precisa ser alterada para atender as demandas dos clientes que se mostram cada vez mais exigentes. E, aliás, buscam por entrega de produtos no mínimo tempo possível. Tudo isso graças ao crescimento dos usuários de internet e a expansão do e-commerce.

Dessa maneira, uma demora excessiva resultará em perda de vendas e do market share.

Portanto, gerenciar diferentes pontos de coleta para realizar entregas dentro dos prazos pode ser mais complexo do que se imagina. Neste caso, o estudo de alternativas quanto a centralização ou descentralização dos estoques físicos  é indispensável para o bom desempenho. Utilizando como opção, portanto, centros de distribuição global, centros de distribuição regionais ou depósitos.

Nem sempre a promessa de prazos milagrosos de entrega é algo positivo. Ainda mais se você não puder garantir a entrega no tempo informado. Aliás, isso pode comprometer a imagem da sua empresa.

Considerações finais sobre o Omnichannel

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes em relação aos prazos de entrega. Por isso, é importante estudar alternativas de distribuição que contemplem prazos e preços diferenciados.

Neste caso, o ideal é optar por uma transportadora confiável e que ofereça um atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, para aumentar o nível de serviço, é interessante disponibilizar um sistema de rastreamento de pedidos que permita o acompanhamento do status das compra.

Então, agora que você já sabe como se preparar para a chegada do Omnichannel, deixe seu comentário no post. Se quiser saber como aumentar a eficiência logística da sua empresa, e ainda reduzir custos leia nosso texto completo.

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