Logística

10 livros essenciais sobre logística e gestão da cadeia de suprimentos

livros sobre logística e gestão da cadeia de suprimentos

Atualmente a logística está entre os principais fatores que determinam quais empresas terão sucesso, e quais não terão. Portanto, estar alinhado com as novas estratégias de mobilidade que o mercado oferece, faz toda a diferença no momento em que são definidos os processos utilizados no transporte de carga.

Entretanto, no Brasil, o setor logístico é responsável por movimentar a economia e o mercado de trabalho.

Inclusive, independente do tipo de modal que será utilizado para a movimentação da carga, o uso de estratégias que envolvem a logística é item obrigatório no desenvolvimento de uma empresa.

Dessa forma a gestão da cadeia de suprimentos, do inglês supply chain management, se torna cada vez mais importante nas empresas.

Essa atividade, consiste basicamente, em integrar em todo o processo os agentes envolvidos, unindo os dois extremos do processo de entrega, neste caso, desde o fornecedor que comercializa o produto, até o cliente final que o receberá.

O objetivo principal do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos é alcançar o melhor nível de atendimento ao cliente, com o menor custo total possível.

Mas, para chegar a estes resultados é fundamental que se melhore o desempenho interno de cada um dos processos das empresas participantes da cadeia.

Portanto, com a implantação dessa gestão, a tendência é de que as empresas deixem de ser sistemas relativamente fechados para transformarem-se em sistemas cada vez mais abertos.

Então, para ajudar você e sua empresa a aprimorar, aprender e entender sistemas de logística e gestão de cadeia de suprimentos, listamos 10 dos mais completos livros disponíveis no mercado. Confira:

Cadeia de Suprimentos (Bruno Paoleschi)

A publicação aborda as atividades pertinentes à cadeia de suprimentos de forma clara e consistente.

Em suma, os principais temas abordados são:

  • Conceito da cadeia de suprimentos, como ela surgiu e sua importância no cenário logístico;
  • Uso da tecnologia da informação; aplicação da curva ABC;
  • Sistema de armazenagem e layout de armazém;
  • Embalagens e seus usos;
  • Transporte logístico e gestão da qualidade.

Além disso, esta obra dispõe ainda, de planilhas com fácil interpretação e exercícios para a prática do aprendizado, por meio de simulações.

Cadeia de Suprimentos. Projeto e Gestão. Conceitos, Estratégias e Estudos de Caso (David Simchi-Levi , Philip Kaminsky e Edith Simchi-Levi)

Criada por alguns dos melhores especialistas na área de gerenciamento de suprimentos, que atuam tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

Portanto nesta obra, é possível encontrar sistemas de informação e ferramentas de apoio à decisão, estudos de casos clássicos e atuais, exemplos e análises detalhadas de questões que envolvem gestão de estoque, projeto de redes, formação de alianças, tornando esta obra a mais abrangente e atualizada da área.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial (Ronald H. Ballou)

Esta obra apresenta aspectos operacionais, táticos e estratégicos da cadeia de suprimentos/logística empresarial.

Em resumo, o livro aborda os seguintes temas:

  • Logística empresarial/cadeia de suprimentos;
  • Estratégia e planejamento da logística/cadeia de suprimentos;
  • O produto da cadeia de suprimentos/logística;
  • Logística/cadeia de suprimentos;
  • Processamento de pedidos e sistemas de informação;
  • Fundamentos do transporte; decisão sobre transportes;
  • Necessidades de previsão da cadeia de suprimentos;
  • Decisões sobre política de estoques;
  • Decisões de compras de programação de suprimentos;
  • O sistema de estocagem e manuseio;
  • Decisões de estocagem e manuseio;
  • Decisões de localização das instalações;
  • O processo de planejamento da rede;
  • Organização da cadeia de suprimentos/logística;
  • Controle da cadeia de suprimentos/logística.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Estratégia, Operação e Avaliação (Antônio Novaes)

A obra traça uma linha do tempo sobre formas e características do comércio, inclusive o eletrônico, e discute a profunda evolução nas práticas logísticas, chegando até o moderno Supply Chain Management.

O livro faz uma análise sobre a estruturação moderna dos canais de distribuição e suas implicações na distribuição física de produtos.

Aborda também, custo e cadeia de valor na Logística de Distribuição, apresentando dois capítulos de custeio ABC aplicado a essa área.

Além disso, na parte operacional são abordados tópicos sobre roteirização de veículos e operadores logísticos.

Por fim, trata da questão da flexibilização do esquema produtivo e da distribuição, que vem sendo implementada pelas empresas de forma global e criativa, para contornar os riscos financeiros, as oscilações da demanda e as variações nas taxas de câmbio.

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Martin Christopher)

Esta obra traz reflexões atualizadas sobre a nova gestão das empresas baseada na demanda, anteriormente fundamentada em previsões.

Apresenta também a sustentabilidade na cadeia de suprimentos e a cadeia de suprimentos do futuro, além de estudos de casos que garantirão a lucratividade nos negócios e a vantagem competitiva.

Em síntese, as ideias contidas nesta obra discutem um novo ambiente de negócios e fazem dela referência para o gerenciamento na cadeia de suprimentos.

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Planejamento do Fluxo de Produtos e dos Recursos (Peter Wanke, Paulo Fernando Fleury, Kleber Fossati Figueiredo)

Resultado de pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos em Logística do Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esta obra reflete o amadurecimento da logística e do gerenciamento de cadeias de suprimento em empresas brasileiras, em diferentes áreas relacionadas ao planejamento, execução e controle do fluxo de produtos e dos recursos associados a sua movimentação.

Portanto, o livro é referência para aqueles que se desejam manter atualizados sobre o desenvolvimento da logística empresarial no Brasil.

Logística na Cadeia de Suprimentos. Técnicas, Ferramentas e Conceitos (Rodolfo Leandro de Faria Olivo)

A logística é atualmente uma das áreas da Administração em maior crescimento no Brasil e no mundo.

Porém, com a globalização da economia, percebeu-se que a competitividade das empresas não dependia apenas de sua capacidade e eficácia interna, mas também do desempenho de seus fornecedores e distribuidores.

Assim, a logística tem sido cada vez mais fundamental para estruturar e dar sentido de equipe a esse conjunto de empresas, a chamada cadeia de suprimentos.

Dessa forma, este livro desenvolve, de maneira objetiva e prática, desde conceitos básicos de logística até suas técnicas de negociação, explorando suas ferramentas de administração, qualidade, localização e transportes, tecnologia da informação e logística internacional.

Logística na Cadeia de Suprimentos. Uma Perspectiva Gerencial (David A. Taylor)

Falhas nas cadeias de suprimentos podem se tornar um grande problema para muitas empresas, e estão se tornando cada vez mais comuns.

Entretanto, o livro  – Logística na Cadeia de Suprimentos: uma Perspectiva Gerencial, foi escrito para alinhar a cadeia de suprimentos e evitar acidentes de percurso, permitindo que novas empresas concorram com líderes fortalecidos no mercado.

Portanto, rico em exemplos de empresas conhecidas mundialmente, este livro apresenta os temas e permite que o estudante faça consultas aleatórias, de acordo com sua necessidade.

Além disso, é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de administração, ou que tenham a disciplina de logística com enfoque gerencial, podendo também ser utilizado por profissionais da área.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Ronald H. Ballou)

O livro trata de um tema vital para a lucratividade e competitividade da empresa: a cadeia de suprimentos / logística empresarial.

Então, organizado em torno do triângulo de planejamento logístico. Tendo, portanto, no centro o nível de serviços e nos vértices as três grandezas da logística (estoque, transporte e a localização). Assim, o conteúdo apresenta com clareza os aspectos operacionais, táticos e estratégicos da cadeia de suprimentos/logística empresarial.

Dessa forma, mostra os conceitos, princípios, métodos e as ferramentas que balizam as decisões gerenciais.

Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos (Sílvio R. I. Pires)

O livro apresenta o tema em um contexto histórico. Mostrando, assim, como tem ocorrido a evolução natural dos usuais sistemas de melhoria do desempenho de uma fábrica isolada.

Aborda, assim, questões relevantes no que se refere a sistemas e tecnologia de informação.

Além disso, o livro descreve algumas das práticas adotadas em empresas de ponta, como:

  • As abordagens de planejamento colaborativo;
  • Desenvolvimento da resposta eficiente do consumidor;
  • Estoque gerenciado pelo fornecedor;
  • Envolvimento do fornecedor desde a fase inicial de desenvolvimento do produto.

Então, agora que já conhece nossa lista, você tem outras indicações de livros nessa área? Compartilhe suas dicas conosco.