Logística

5 dicas para eliminar as causas do excesso de estoque

Excesso de estoque significa uma grande quantidade de capital que está imobilizado no negócio. Além disso, quanto maior for o estoque, maiores são os custos associados à sua estrutura e manutenção. Portanto, eliminar as causas dessa situação é sinônimo de eliminar desperdício de recursos valiosos para a sua empresa.

dicas para eliminar o excesso de estoque

Então, quer saber como fazer isso? Acompanhe agora no post que preparamos para você!

1. Falta de comunicação com outros setores

Quando a gestão de estoque mantém-se isolada dos demais setores da empresa, quase sempre o resultado é um excesso de estoque. Aliás, ao não dialogar com o setor de vendas, a gestão desconhece quais as previsões de demanda e pode solicitar uma compra maior do que o necessário.

Assim, não se comunicando com o setor de compras, por sua vez, a gestão de estoque pode fazer com que o setor adquira produtos que ainda estão parados na prateleira.

Para eliminar essa causa de excesso de estoque, portanto, é indispensável manter uma comunicação integrada entre todos esses setores que influenciam diretamente a logística.

Dessa forma, com informações do setor de vendas, a gestão de estoque pode avaliar se há ou não produtos suficientes, informar o setor de compras e evitar o excesso.

2. Baixo giro de estoque

O baixo giro de estoque é outro problema que causa o excesso. Isso acontece quando os produtos foram comprados na quantidade certa, mas por algum motivo não estão saindo como deveriam. Portanto, o erro cometido consiste no fato de a gestão não avaliar previamente esse baixo giro de estoque.

Sem essa avaliação, os produtos acabam ficando cada vez mais encalhados nas prateleiras quando, na verdade, a atuação deveria ser de fazer com que eles saíssem de vez do estoque.

Para corrigir esse problema, a gestão deve manter uma avaliação sobre o giro de estoque e fazer com que os itens com baixo giro saiam na frente dos demais, evitando o acúmulo nas prateleiras.

3. Inventários pouco relevantes

O inventário é responsável por fornecer informações sobre o tamanho do estoque: o que está disponível, em qual quantidade e em qual lugar do estoque, por exemplo.

Portanto, quando os inventários não são feitos com frequência ou de maneira relevante, a gestão tem apenas estimativas do que deve estar em estoque.

Assim, sem ter certeza sobre a quantidade de itens, frequentemente a gestão pode achar que há menos itens do que a quantidade real, levando a mais compras e, portanto, ao excesso. Por isso, para eliminar essa causa é preciso manter uma rotina de realização de inventários.

4. Gestão com pouco controle de estoque

O controle de estoque, por sua vez, é responsável por identificar quais produtos saíram, quais entraram, as datas e valores em geral.

Sem esse controle, acontece o mesmo que com a falta de inventário: a empresa vai possuir apenas estimativas do que está acontecendo com o estoque. A falta de controle também impede uma atuação para aumentar o giro do estoque.

O problema é solucionado com a escolha e implantação do método adequado para ajudar no dimensionamento.

5. Diminuição da demanda

Pode acontecer de a demanda sofrer uma queda, como durante um período de crise econômica. Quando isso acontece, manter a quantidade de produtos pode levar a um excesso de estoque. Então, para eliminar essa causa, o ideal é investir em uma atuação conjunta com o setor de vendas e marketing, como ao criar promoções para aumentar a saída de estoque.

Ao aumentar o fluxo de saída de mercadorias do estoque, fica mais fácil mantê-lo no tamanho ideal.

Porém, para eliminar as causas do excesso de estoque é preciso garantir a comunicação com outros setores, a avaliação do giro de estoque, a realização de inventários, o controle do estoque em geral e também o aumento do fluxo de saída de mercadorias.

Juntas, essas ações ajudam o dimensionamento correto do estoque e diminuem os custos a ele associados.

Quer ficar por dentro de mais dicas para ajudar o seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba os posts em seu e-mail!