Cadeia de suprimentos o que é e sua importância

O planejamento e controle de toda a cadeia de suprimentos é fundamental em empresas de todos os portes, sendo essencial para a consolidação e bom funcionamento de toda a organização.

Entenda o que é a cadeia de suprimentos, sua importância e quais os benefícios práticos de se ter uma cadeia de suprimentos bem organizada.

Aproveite para conhecer a Prestex, transportadora especializada em cargas emergenciais no Brasil.

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos, ou supply chain management (SCM), pode ser entendida como o conjunto de etapas envolvidas na fabricação, armazenamento e transporte de produtos. Compreende desde a compra de matéria-prima com fornecedores, passando pelo controle de estoque, até a entrega do produto para o cliente.

Para que a cadeia de suprimentos funcione de forma adequada, todas as etapas precisam ser devidamente planejadas, visando ao alcance de metas e à plena satisfação do cliente. Além disso, a logística envolvida deve funcionar de forma a integrar todos os setores envolvidos na produção.

Para que serve a cadeia de suprimentos?

Basicamente, a cadeia de suprimentos visa à otimização da logística de produção e à satisfação do cliente levando em conta formas de cumprir todas as etapas no menor tempo possível, sem abrir mão da qualidade do produto e, de quebra, promovendo ações que reduzam custos.

Tudo isso faz com que a organização da cadeia de suprimentos seja extremamente essencial dentro de uma empresa que tem como objetivo aumentar o valor agregado de produtos, prevendo possíveis problemas e eliminando desperdícios.

Para isso, a cadeia de suprimentos deve funcionar com integração e compartilhamento de todas as informações que os setores precisam para atuar de forma eficiente, alinhada e estruturada. Como consequência, evitam-se falhas e interrupções na linha de produção.

Qual é a importância da cadeia de suprimentos?

Quando bem organizada e gerida, a cadeia de suprimentos é capaz de otimizar o controle de toda a produção de forma a diminuir custos, prevenir perdas e reduzir avarias.

A cadeia de suprimentos também é bastante importante na hora de evitar e solucionar gargalos na comunicação interna (envolvendo uso indevido de dados e conflitos entre colaboradores).

Além disso, uma cadeia com boa organização sabe como gerir o estoque de itens e manter tudo devidamente registrado, o que também influencia diretamente na etapa das entregas.

Gestores que visam otimizar resultados por meio de logística e diminuir ao máximo os gargalos existentes no processo de produção precisam focar no gerenciamento da cadeia. Ações em prol da cadeia de suprimentos devem ser aplicadas objetivando o curto, médio e longo prazos. Dessa forma, é possível tornar as atividades mais eficientes e seguras.

Quais são os benefícios de se ter uma cadeia de suprimentos bem organizada?

Os principais benefícios de investir em uma cadeia de suprimentos bem organizada são:

Possibilita o uso de tecnologia e inovação na empresa

Uma empresa que investe em sua cadeia de suprimentos é capaz de avaliar todas as etapas de produção de forma clara, com dados precisos, podendo identificar quais processos demandam ajustes e alterações visando à otimização.

Dessa forma, fica mais fácil saber quais ferramentas e tecnologias são as mais indicadas para favorecer o ambiente empresarial. Ao acompanhar o andamento de processos, o gestor passa a visualizar o que pode ser aperfeiçoado por meio de inovação.

Garante uma produção mais otimizada

Um dos grandes benefícios de agir para a boa organização da cadeia de suprimentos diz respeito à otimização de todas as etapas envolvendo a fabricação, armazenamento, transporte e entrega do produto.

Graças ao controle e acesso a dados por parte do gestor, é possível alcançar melhores resultados com mais eficiência e, dessa forma, ofertar uma experiência ainda mais agradável ao cliente, com uma entrega rápida e um produto de qualidade.

Diminui o tempo das etapas do processo

Empresas que não conseguem produzir, transportar e entregar uma encomenda dentro do período estipulado perdem competitividade no mercado e podem enfrentar danos à sua imagem perante os clientes.

Atualmente, o consumidor não é mais tolerante aos atrasos e dá prioridade a fechar negócio com quem consegue entregar um produto de qualidade e com rapidez. Nesse sentido, a cadeia de suprimentos organizada evita prejuízos ao otimizar as etapas do processo de produção e garantir a satisfação do cliente.

Ajuda a reduzir custos operacionais

Diminuir custos operacionais é um dos principais objetivos de toda a empresa. Trata-se de um objetivo que tende a ser bastante desafiador, até por considerar que um corte mal planejado pode afetar a eficiência da produção e a qualidade do produto.

Assim, o mais adequado é dominar a cadeia de suprimentos e ter total controle sobre todas as fases do processo de produção, sendo capaz de identificar falhas, gargalos e desperdícios.

Dessa forma, toda a empresa se beneficia, podendo trabalhar e investir em inovações que trarão alto nível de qualidade aos processos, ao mesmo tempo que o cliente recebe um produto que excede suas expectativas por um preço competitivo.

Contribui para a otimização da logística da empresa

A otimização da cadeia de suprimentos está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento da logística empresarial, isso porque os processos logísticos passam a ser monitorados e controlados de perto, desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto.

Os gestores devem priorizar a eficiência da logística e da cadeia de suprimentos se o objetivo for a consolidação e fortalecimento do negócio.

Conheça a Prestex: transportadora que ajuda na otimização da cadeia de suprimentos

Para otimizar a cadeia de suprimentos, é preciso contar com o trabalho de uma empresa especializada no assunto. A Prestex, uma das três melhores empresas de logística emergencial do país, além de ser uma transportadora que se empenha para garantir entregas rápidas e seguras aos seus clientes, oferece a consultoria logística que analisa com detalhes toda a cadeia de suprimentos do cliente a fim de identificar pontos de melhoria.

Navegue pelo site e conheça todos os serviços realizados por nossa empresa.