É fundamental realizar a gestão de estoque nas empresas. Contudo, em algumas empresas nota-se a tendência de gerenciar o estoque de matéria-prima e produtos finais, deixando de lado a gestão de estoque MRO.

Se você ainda não conhece esse tipo de estoque e sua importância, continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é gestão de MRO?

A gestão de Manutenção, Reparo e Operação (MRO) está relacionada ao gerenciamento de todos os itens que tornam possível o pleno funcionamento de uma empresa, mas que não estão vinculados diretamente às matérias-primas necessárias para a execução do produto final.

Para que fique mais claro, vamos exemplificar cada uma das categorias. A manutenção inclui todos os itens que possibilitam a manutenção da empresa, tais como materiais de limpeza, lâmpadas e ferramentas operacionais, por exemplo.

Já a categoria reparo inclui todos os itens necessários para realizar o conserto do maquinário de produção. É composto por soldas, porcas, parafusos, entre outros. 

Por fim, a categoria operação inclui todos os itens necessários para o funcionamento do processo produtivo, como, por exemplo, equipamento de proteção individual (EPI), ferramentas de corte e instrumentos de teste. 

Como a gestão de estoque MRO impacta as empresas?

Como pôde perceber, todos os itens que compõem o MRO não estão vinculados diretamente ao produto final. No entanto, assim como as matérias-primas, os materiais MRO também ocupam espaço dentro dos estoques das empresas.

É necessário realizar um gerenciamento eficiente dessas peças, de modo a evitar desperdícios e, consequentemente, impactos negativos na lucratividade do negócio, sobretudo nos segmentos de mercado mais competitivos.

Adicionalmente, falhas na gestão de materiais podem comprometer o reabastecimento do estoque. A falta de itens como peças para reparos de equipamentos podem causar impactos significativos na própria operação da empresa. 

As vantagens de realizar a gestão de estoque MRO

Para saber um pouco mais sobre como a gestão de estoque MRO pode beneficiar o seu negócio, veja, a seguir, as vantagens que esta pode trazer.

1. Redução de despesas

Uma das principais vantagens de realizar a gestão de estoque MRO é a redução de despesas, tendo em vista que, ao gerir adequadamente o estoque, evita-se que:

  • equipamentos fiquem sem manutenção e sejam danificados;
  • itens estocados tornem-se obsoletos ou percam o prazo de validade;
  • materiais sejam comprados em demasia ou em quantidade insuficiente, demandando compras adicionais de urgência.

Assim, o estoque é administrado de modo que se planeje exatamente a quantidade dos materiais MRO que serão utilizados na empresa durante um determinado período, verificando-se a validade de cada item e o período necessário de manutenção dos equipamentos que demandam reparos específicos. 

2. Eficiência na localização central do estoque de MRO

Ao adotar a gestão de estoque MRO, é necessário reservar um ambiente central por instalação para dispor de forma organizada todos os materiais. Caso contrário, ao manter cada item em um lugar diferente, pode ocorrer o extravio de materiais, desperdício de tempo para procurá-los, entre outros problemas.

Além disso, ao montar um estoque MRO, pode-se adotar sistemas integrados de gestão de estoque para monitorar os itens e realizar o controle de entrada e saída. 

3. Otimização dos processos

Por fim, ao implementar a gestão de estoque MRO, é possível obter uma maior otimização dos processos da empresa, visto que é verificada a necessidade de reparo do maquinário produtivo, o que diminui a chance de um equipamento parar de funcionar e interromper todo um período de produção. Também não há desperdício de tempo procurando itens MRO não identificados, como mencionado no tópico anterior. 

Gestão de MRO entre filiais e centros de distribuição regionais

Para ganhar maior competitividade, muitas empresas contam com estruturas que incluem filiais e centros de distribuições regionais, agregando complexidade à gestão dos estoques.  A falta de visão clara sobre toda a cadeia somada à imprevisibilidade quanto à demanda de materiais de MRO podem fazer com que empresas enfrentem alguns problemas tais como a falta de determinado material em locais específicos.  

Sendo assim,  para que uma empresa que adote a gestão de MRO possa aproveitar plenamente os benefícios proporcionados por ela, é necessário que disponha de uma alternativa de transporte de cargas muito eficiente.

A Prestex oferece diversas soluções em logística que favorecem o transporte de cargas MRO entre filiais, tais como rastreamento full time, atendimento e funcionamento 24h, transporte multimodal, experiência em cargas emergenciais, entre outros. 

Portanto, entre em contato com a Prestex e conheça mais sobre nossas vantagens e condições para transporte de cargas MRO!