4 cuidados para fazer a melhor cotação de frete aéreo

por | Transporte aéreo de carga

O frete aéreo é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes de transportar mercadorias. Mas você sabia que essa modalidade também pode apresentar o melhor custo-benefício entre os meios de transporte?

É possível transportar todos os tipos de mercadorias pelo frete aéreo, desde itens pessoais a cargas comerciais. A gama de serviços oferecidos é muito grande e, para obter uma cotação de frete aéreo acessível, é vital conhecer algumas práticas desse mercado.

No artigo de hoje, irei mostrar a você como fazer a melhor cotação de frete aéreo. Acompanhe!

Por que usar o frete aéreo

O frete aéreo possibilita uma entrega rápida e eficiente entre locais de qualquer parte do mundo. Ele também é uma ótima opção para cumprir prazos apertados. Apesar de determinados aspectos do processo estarem naturalmente fora do seu controle – como acontece com qualquer meio de transporte –, este é um método de carga confiável e seguro.

Essa modalidade de transporte é perfeita para produtos de alto valor agregado, frágeis ou perecíveis. Como as cargas aéreas oferecerem uma gama de benefícios como agilidade, segurança e precisão no cumprimento dos prazos, essa é, geralmente, a escolha de maior valor agregado quando comparada a outros modais.

Por isso, além de pesquisar em várias empresas para garantir o menor preço, é fundamental saber fazer uma boa cotação de frete aéreo.

Como fazer a melhor cotação de frete aéreo

A primeira coisa para garantir o melhor preço no frete aéreo é informar o máximo de dados sobre a carga que você pretende transportar. Veja abaixo o que é relevante saber para otimizar suas negociações:

1. Tipo de carga a ser transportada

A maioria das cargas pode ser transportada em qualquer tipo de aeronave, mas há regulamentação sobre certos tipos de carga. Então, cargas consideradas perigosas, por exemplo, como materiais explosivos, inflamáveis ou radioativos, entre outros, podem restringir o serviço de frete ou serem completamente proibidas no vôo.

Assim, com base no conteúdo que está sendo transportado, a empresa poderá informar se há algum tipo de restrição ou se há necessidade de seguros complementares . E, porém, se for algo muito simples, melhorar o valor do frete para o seu negócio.

2. Peso e tamanho das cargas

Informe corretamente todas as medidas da carga a ser transportada, como tamanho, peso e dimensão. Ao contrário do que se pensa, cargas densas podem, muitas vezes, obter taxas mais baixas de transporte.

Também é importante ser bastante específico sobre suas necessidades de seguro em caso de perda ou extravio. Afinal, se você optou por enviar algo via transporte aéreo, supõe-se que essa mercadoria seja algo de valor, fazendo do seguro uma opção importante para evitar maiores prejuízos.

Na hora de fazer as cotações, informe às empresas sobre valores mais baixos que você conseguiu anteriormente. Lembre-se, inclusive, que qualquer negócio pode oferecer um desconto nos valores cobrados. Aliás, essa tática de negociação muitas vezes permite que as transportadoras reduzam ainda mais suas taxas.

3. Lead Time: prazo de entrega da carga

O processo de entrega poderá influenciar diretamente no prazo e no custo do transporte. É por isso que a avaliação correta e prévia pode ajudar uma empresa a evitar transtornos futuros.

O tempo entre produção, o término da separação e contratação do transporte afeta de forma agressiva o prazo. Assim, por vezes, a empresa que contrata uma transportadora não tem certeza desse lead time . Muitas vezes, inclusive, necessita que a transportadora tire esse atraso no tempo de viagem. Algo que nem sempre é possível, principalmente em períodos próximos a feriadão, finais de semana e férias, já que o fluxo nos aeroportos pode aumentar consideravelmente nesses períodos.

O valor do frete aéreo varia de acordo com a tarifa da companhia aérea selecionada. Por sua vez o preço da tarifa é impactado pela modalidade do serviço escolhido, a qual está diretamente relacionada ao prazo de entrega da carga, da origem ao destino final. Assim, quanto menor o prazo de entrega maior o valor da tarifa e vice‐versa.

É fundamental que o gestor de logística faça a análise do lead time, considerando todas as etapas do processo de entrega, que ocorrem desde o pedido efetivado até a chegada ao consumidor final. Isso torna o processo de entrega mais estratégico, mitiga riscos e reduz desperdícios.

4. Tipos de aeronave para transporte

Os aviões de carga podem ser separados em 3 grupos principais: Narrow Body (pequenas aeronaves de passageiros), Wide Body (grandes aeronaves de passageiros) e Freighters (aeronaves de carga).

Já, aviões de fuselagem estreita podem ser limitados a pequenas cargas. Ainda assim, esses modelos são constantemente utilizados para chegar aos lugares mais remotos ou para cumprir trajetos rotineiros das companhias aéreas.

As aeronaves de grande porte, por sua vez, geralmente operam em viagens mais longas ou em locais onde o número de passageiros é elevado. Elas podem transportar cargas muito maiores e em maior quantidade, serviço que pode ser menos custoso caso a empresa possua uma grande demanda.

Já cargas realmente grandes só pode ser transportadas pelos Freighters. No entanto, a escolha desse serviço pode ser bem limitada, uma vez que os custos podem ser bastante elevados. Por essas diferenças, ao informar corretamente os dados da sua carga, a empresa de transporte pode escolher a opção mais em conta para a sua empresa.

Então, entendeu tudo que é preciso para obter a melhor cotação de frete aéreo e garantir o melhor custo-benefício para as suas entregas? Restou alguma dúvida ou tem uma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe-as conosco!

0 comentários
Cargas aéreas: como garantir a segurança no envio 

Cargas aéreas: como garantir a segurança no envio 

O transporte de cargas aéreas é a solução ideal para empresas que precisam de agilidade, alcance e máxima eficiência na entrega de produtos. Seja para itens de alto valor agregado, mercadorias sensíveis ou situações emergenciais, o modal aéreo oferece vantagens que...

ler mais