O Just In Time, conhecido também como JIT, é um método para gestão da produção. Com ele nada pode ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes da hora exata. Por isso existe a expressão Just In Time que, em tradução livre para o português, significa “bem na hora” ou “na hora certa”. 

Just In Time entenda os benefícios do JIT na logística

Então, quer conhecer mais sobre o assunto? Acompanhe o post!

Por que aplicar o Just in Time

Esse sistema pode ser aplicado em qualquer organização, independentemente do ramo, com o objetivo de reduzir os estoques e os custos das mercadorias paradas, dando assim um maior controle ao setor de logística da organização.

Assim, quando você opta pelo Just In Time, você decide eliminar os desperdícios da sua organização. Aliás, desperdício é qualquer atividade que não agrega valor na produção.

Agora pare e pense em alguns desperdícios que poderiam ser evitados no seu negócio. Vamos citar alguns exemplos:

Superprodução

Você precisa evitar a superprodução, ou seja, não produzir além do que é necessário ou no momento exato.

Tempo de espera

O tempo de espera também é uma variável determinante. Lembre-se: diminuir tempo é reduzir custos!

Transporte

Transporte também pode ser um sinônimo de desperdício. Então, quando você pensa no assunto qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Provavelmente em trânsito. Pois enquanto as mercadorias estão paradas elas não geram lucro e desperdiçam tempo.

Imperfeições

Muito cuidado com o processo de fabricação. Portanto, devem-se evitar imperfeições e sempre buscar um produto de qualidade. Pois quando a mercadoria sai imperfeita, uma nova operação se inicia novamente, o que significa custos desnecessários.

Estoque

Não trabalhe com estoques. Portanto, você precisa produzir e vender.

Falhas

Produtos defeituosos não são aceitos no JIT. Assim, retoques ou falhas simplesmente devem ser extintos da sua linha de produção.

Quais são as vantagens do Just In Time

Custos

Esse sistema de gestão procura reduzir ao máximo itens como equipamentos, materiais e mão de obra. Conforme o JIT, a melhora no processo produtivo depende dos encarregados que devem planejar e se tornar responsáveis por suas atuações dentro da organização.

Portanto, reduzir os desperdícios deve se tornar um dos objetivos, sempre lembrando de primar pela qualidade do produto. Inclusive, o JIT também propõe uma redução significativa dos tempos de preparação e movimentação.

Flexibilidade

Mantendo os estoques baixos, um produto pode ser modificado ou tirado de linha sem gerar componentes inutilizáveis. Assim, a organização torna-se flexível a mudanças.

Qualidade

Defeitos devem ser freados. Então,quando um defeito aparece, você deve, junto aos demais encarregados, procurar a causa do problema e buscar uma solução imediata. Lembre-se: no JIT defeitos não são tolerados. Portanto, além de produzir, o colaborador precisa verificar a qualidade do produto.

Outra dica: quando você diminui a quantidade dos lotes, você também diminui o risco de grandes perdas. Por exemplo, se um lote inteiro for produzido com peças defeituosas, o número de produtos afetados não será tão grande.

Você não necessita de alta tecnologia para aplicar o Just In Time. É um sistema de gestão de baixo custo que fará sua organização progredir por meio da diminuição de falhas e desperdícios. O importante é produzir e entregar “na hora certa”.

Então, quer saber mais? Assine nossa newsletter!