Logística

4 dicas para melhorar a performance de entrega de sua empresa

dicas para melhorar a performance de entrega

Muitos gestores desejam melhorar a performance de entrega de suas cargas — uma vez que esse serviço é um dos mais acompanhados pelos clientes — e conseguir aprimorar os resultados. Além disso, vale lembrar que, com a melhoria dos processos internos de uma empresa, também é possível entregar os produtos com maior eficiência.

Então, confira a seguir 4 dicas para melhorar a performance de entrega da sua empresa:

1. Faça parceria com fornecedores confiáveis

Para garantir prazos e qualidade para seus clientes, primeiramente, é necessário contar com parceiros confiáveis — e isso inclui fornecedores de matéria-prima, embalagens e até mesmo fornecedores de transporte.

Portanto, com parceiros confiáveis será possível melhorar seus serviços de distribuição. Assim, você terá garantias de que seus produtos chegarão no estoque sem atrasos, além de serem entregues ao cliente final no prazo acordado.

2. Organize seu estoque

Mesmo que seu estoque já seja organizado, fique atento às seguintes questões:

  • Os produtos com maior giro estão localizados nas áreas inferiores do estoque?
  • Esses mesmos produtos estão localizados próximos à área da expedição?
  • É possível fazer uma operação de cross-docking para itens urgentes ou que possuem um giro altíssimo?

A princípio, falar sobre organização de estoque parece óbvio, mas é muito comum que questões assim acabem passando despercebidas. No entanto, elas são essenciais para otimizar seus processos de estocagem e expedição dos materiais — o que acaba aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de movimentação e manuseio dos produtos dentro do estoque.

Dessa forma, seu processo de expedição se torna mais confiável e ágil, impactando positivamente na hora de entregar os produtos e aumentando performance de entrega de sua empresa.

3. Seja claro quanto aos prazos de entrega de produtos

Seus clientes precisam estar cientes sobre os prazos de entrega antes de fecharem as vendas — isso ajuda a evitar frustrações. Se possível, estabeleça um dia a mais para a entrega, como margem para cobrir algum possível atraso.

Melhor surpreender seu cliente e entregar os produtos antes do prazo, melhorando a performance de entrega, do que gerar uma insatisfação por atrasos.

4. Mantenha a comunicação interna

Quando falamos de comunicação, estamos tratando do fluxo de informação em 3 etapas: entre os setores internos da empresa, com fornecedores e parceiros, e com os clientes. Então, para que seus resultados sejam satisfatórios, é preciso que os setores da empresa estejam trabalhando em sinergia.

Isso significa que o setor de Compras precisa de informações de estoque para realizar melhores aquisições; o setor de Vendas precisa de informações sobre o estoque para atender apropriadamente os clientes. Já, o setor da Logística deve estar sempre atualizado sobre as vendas, para organizar a demanda de veículos para entrega dos produtos.

Além disso, é fundamental realizar um acompanhamento das entregas dos produtos de sua empresa, assim como é necessário alertar os transportadores sobre a disponibilidade de veículos e, ainda, se informar a respeito do rastreamento da carga.

Finalmente, é preciso haver comunicação com o cliente, que deve ser informado sobre o status de sua compra e do processo de entrega dos seus produtos. Pois, é muito importante que a empresa se preocupe com seus transportadores, o prazo que eles oferecem e o tratamento da carga.

Para casos mais críticos de entrega, seja por atraso de fornecedores ou devido a processos internos, é essencial ter contratos firmados com empresas capazes de realizar o transporte urgente das mercadorias, para que não haja atrasos na entrega final.

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