Logística

Veja aqui o que você precisa saber sobre o supply chain management

o que você precisa saber sobre o supply chain management

Implementar processos que ajudem na otimização da sua cadeia produtiva é essencial para melhorar a produtividade diária, bem como encontrar formas de otimizar as rotinas de trabalho. Assim, é possível conquistar resultados com melhor custo-benefício.

Isso porque essa questão ajuda na opinião do seu cliente acerca do produto ou serviço oferecido, impulsionando as chances de melhorar a sua imagem, bem como fidelizar pessoas que já realizaram aquisições anteriormente. Algo desejável por qualquer negócio, não é mesmo?

Para alcançar esse objetivo, um dos processos que pode ser aplicado em sua empresa é o Supply Chain Management.

Então, neste conteúdo, você descobrirá o que é esse processo, qual a sua importância e como realizar a modernização da sua cadeia de suprimentos. Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

O que é o Supply Chain Management?

O Supply Chain Management (SCM, cuja tradução literal é “Cadeia de Suprimento de Negócios”) é um processo relacionado com uma rede interligada de negócios.

Basicamente, é um conjunto de condições relacionadas com a eficiência e funcionamento do negócio. Sem um desses pontos, a cadeia produtiva fica prejudicada, tornando inviável a atividade da empresa.

Nessa cadeia são englobados pontos como compra de insumos, fabricação do produto final, armazenamento, produção da embalagem, logística de transporte, entre outros pontos diretamente relacionados com todos os procedimentos que conduzem o produto até as mãos do cliente final.

Deve-se ressaltar a importância de ser encarado como uma rede de fato, ou seja, todos os processos estão interligados e dependem uns dos outros para funcionarem.

Qual a sua importância?

A cadeia de suprimentos representa uma espécie de ecossistema do seu negócio. Por isso, é importante zelar por cada detalhe a fim de manter todas as etapas funcionando devidamente.

Quando esse ecossistema funciona como um todo, graças à eficiência das partes separadas, ganha-se em produtividade e qualidade na produção.

Além disso, quando se otimiza adequadamente o Supply Chain Management ganha-se vantagem competitiva, destacando-se dos concorrentes. Isso porque, nesse processo, você otimiza questões essenciais como:

  • produtividade;
  • preço;
  • qualidade;
  • pontualidade.

Ou seja, investindo nisso pode-se explorar todas as potencialidades do seu negócio, reduzindo custos, diminuindo tempo de produção, reduzindo perdas e garantindo uma maior satisfação do cliente, fidelizando e ajudando na prospecção de novos compradores.

Além disso, para potencializar a produtividade e melhorar o Supply Chain Management é necessário realizar alterações constantes no seu negócio, principalmente no que se refere à modernização das etapas de produção. Isso é um benefício importante para a sua empresa.

Como realizar a modernização da cadeia de suprimentos?

A modernização, como vimos, não é só desejável, como essencial para manter um bom funcionamento da sua cadeia produtiva. Mas como de fato conseguir isso? Confira algumas dicas.

Realize o mapeamento das etapas

Um primeiro passo para manter uma boa gestão da cadeia de suprimentos é fazer o mapeamento de cada etapa. Esse controle é essencial, pois quanto mais informações você tiver, melhor será a sua compreensão e visão sobre o processo como um todo.

Quanto mais consegue compreender sobre sua empresa, melhor conseguirá mensurar objetivamente questões como:

  • minha empresa está em vantagem competitiva em relação à concorrência?
  • quais são os pontos positivos da organização que podem ser explorados?
  • quais as deficiências que podem ser otimizadas e de que forma isso deve ser realizado?
  • como conseguir negociar com os fornecedores para conseguir melhores condições de pagamento?
  • quais metas não estão sendo cumpridas?
  • quais setores necessitam de maior investimento para não comprometer o trabalho dos demais?

Com melhor consciência desses pontos, pode-se realizar mudanças importantes em cada um dos setores da produção que trarão resultados importantes no final. Por isso, é essencial que você esteja acompanhando e realize o mapeamento adequado.

Acompanhe a integração entre as áreas da empresa

Se cada etapa depende das demais para funcionar adequadamente, é necessário incentivar e acompanhar a integração entre as áreas.

Mesmo que todas elas estejam funcionando adequadamente, caso elas não se comuniquem corretamente, todo o processo estará em xeque.

Um exemplo simples: se o setor de produção e o de aquisições com fornecedores não se comunicam adequadamente, pode-se ter problemas com atraso na compra dos insumos necessários para que os produtos sejam confeccionados.

Com isso, atrasa-se a entrega e compromete-se o trabalho de todos, mesmo que cada um deles esteja devidamente alinhado com suas tarefas diárias.

Por isso, é importante estimular a integração entre eles, de forma a conscientizar os colaboradores da importância dessa interligação. Sem sinergia, o trabalho estará fadado ao fracasso.

Verifique as trocas de informações com fornecedores

Muitas vezes, informações errôneas com fornecedores podem prejudicar consideravelmente a cadeia produtiva, principalmente por eles estarem justamente no início desse ciclo.

Uma comunicação que seja mais eficiente, direta e automatizada permite uma reposição do estoque mais rápida, agilizando os demais pontos do processo e entregando o produto mais rapidamente para o cliente. Essa ação também evita o excesso de estoque e a indisponibilidade do item para venda.

Utilize um único sistema para gestão da cadeia

Se você explorar adequadamente o ponto que abordamos anteriormente, todos os setores, desde a contratação dos fornecedores até a entrega do produto para o cliente final, estarão devidamente integrados e alinhados.

Por isso, por que dificultar os processos a partir do uso de diversos sistemas de gestão? Optar por um sistema, colabora para que o alinhamento traçado, agilizando os processos.

Outro ponto positivo no uso de um mesmo sistema de gestão da cadeia é poder ter uma visão global e ampla do que ocorre na empresa, de forma a identificar mais facilmente qual é o ponto que está causando problemas e resolvê-lo, se for o caso.

Portanto, um Supply Chain Management eficiente é capaz de potencializar as vendas do seu negócio, melhorar a imagem perante o público, conquistar sua atenção e torná-los fiéis e embaixadores da sua marca.

O que achou do nosso conteúdo? Conseguiu entender a importância de manter um Supply Chain Management organizado e dinâmico em sua empresa? Então aproveite a sua visita para conhecer o nosso perfil no Facebook, no LinkedIn e no Instagram. Receba nossos conteúdos diretamente no seu feed de notícias!