4 benefícios do transporte multimodal de cargas
Benefícios do transporte multimodal de cargas

O transporte de cargas pode ser rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. O que define o tipo de transporte é a característica da carga e do trajeto e a distância a ser percorrida.

Por vezes, um único tipo de modal não é o suficiente para transportar uma carga de um local a outro. Um transporte pode ocorrer inicialmente via modal rodoviário e, posteriormente, ser concluído via modal aéreo, por exemplo. 

Em alguns casos, é necessário um conjunto de modais para realizar a transferência de produtos ou matérias-primas. Assim, é preciso realizar um transporte multimodal de cargas ou intermodal. Este último ocorre de forma isolada, de modo que cada embarcador se responsabiliza apenas pelo seu percurso. Portanto, é necessário firmar contrato com diferentes transportadores. Já o primeiro é mediado pelo operador de transporte multimodal (OTM), empresa especializada e legalmente habilitada. Ou seja, registrada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em casos de transportes nacionais, ou pela secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), em casos de transportes internacionais.

A modalidade de transporte multimodal de cargas esteja ganhando espaço no mercado. Mas muitas pessoas ainda não conhecem exatamente os seus benefícios. Pensando nisso, nós elaboramos este artigo. Continue acompanhando a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Os principais benefícios do transporte multimodal de cargas

O transporte multimodal de cargas proporciona diversos benefícios para o contratante, operador e embarcador, como:

1. Redução da burocracia

Um dos principais benefícios do transporte multimodal de cargas é a redução de burocracia. Tendo em vista que o embarcador tem que negociar apenas com o operador de transporte multimodal. Sendo assim, o embarcador tem a oportunidade de otimizar o seu tempo. O que contribui para aumentar a agilidade, qualidade e segurança dos serviços.

2. Redução de custos

Além de reduzir a burocracia, o transporte multimodal de cargas também reduz os custos para o embarcador, visto que essa modalidade de transporte é mais econômica do que a intermodal. Isso ocorre pois, ao negociar diretamente com o operador de transporte multimodal, pode haver ganhos de escala que não existem na negociação pulverizada com distintas empresas. 

Além disso, o operador dispõe de toda a infraestrutura tecnológica para verificar e planejar rapidamente as rotas mais econômicas. Assim como encontrar os profissionais mais bem qualificados e que ofereçam o serviço mais acessível em termos financeiros.

3. Mais facilidade

Outra vantagem do transporte multimodal de cargas é que ele facilita todo o processo de logística de saída e entrada. Isso tanto para o embarcador quanto para o contratante do serviço de logística.

Como o embarcador negocia diretamente com o operador de transporte multimodal, qualquer eventual problema que ele venha a sofrer será tratado com o operador. Já quanto ao contratante, como ele terceiriza toda a gestão logística para o operador, não é necessário se preocupar tanto com essa questão, podendo focar em áreas mais estratégicas do seu negócio.

4. Mais eficiência

Por fim, uma vez que o operador de transporte multimodal é uma empresa especializada em logística estratégica – tendo em vista que essa é a atividade-fim do seu negócio –, os serviços são bem mais qualificados, eficientes, ágeis e seguros. 

Onde encontrar um operador multimodal de cargas?

A Prestex é uma empresa nacional que atua no setor de transporte multimodal de cargas, oferecendo diversas soluções logísticas para os seus clientes. Nós contamos com atendimento 24 horas, rastreamento de carga em tempo real, seguro total de carga, certificações de cargas perigosas/químicas, entre muitos outros benefícios. Entre em contato e conheça mais sobre as nossas soluções para cargas urgentes.