Entenda a importância da logística estratégica nas empresas

A logística é um importante componente da administração de empresas. Isso porque está ligada a distintos departamentos como abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estoques. Se um deles não funcionar adequadamente, os demais também serão impactados. Sendo assim, é de suma importância que a empresa conte com uma logística estratégica e una o planejamento inteligente ao desenvolvimento e execução eficaz dos processos logísticos.

Pensando nisso, nós, da Prestex, resolvemos abordar o que é logística estratégica, qual a sua importância para o bom desempenho das empresas e como torná-la ainda mais eficiente. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é logística estratégica?

Para esclarecermos o que é logística estratégica, antes, vamos apenas conceituar logística e estratégia. Resumidamente, a logística é um campo da administração responsável por cuidar do transporte, expedição, almoxarifado, estoque, gestão de recursos e pessoas. É importante ter em vista que todos estes estão intrinsecamente relacionados.

Já a estratégia consiste em um conjunto de ações sequenciadas e previamente calculadas com o intuito de alcançar um objetivo. Consequentemente, a logística estratégica visa organizar todo o fluxo logístico de modo preciso, controlado e inteligente para garantir mais eficiência. Ou seja, levar a operação logística à excelência. Entre outros aspectos, esta considera otimização de processos, redução de custos, criação de valor e adoção de soluções inovadoras de forma a conquistar uma vantagem competitiva.

Qual é a sua importância para as empresas?

A logística estratégica deve ser encarada como um diferencial competitivo. Ela proporciona muitas vantagens para as empresas, sendo uma das principais a redução de custos. Ao realizar o planejamento estratégico de todo o processo logístico, o gestor detém um maior controle sobre toda a operação. Assim, é mais fácil monitorar e identificar problemas de maneira mais ágil e agir preventivamente.

O responsável pode intervir para solucionar uma eventual adversidade antes que ela acarrete mais transtornos e despesas. Além disso, ao realizar todo o planejamento estratégico do processo logístico, o gestor consegue antecipadamente estudar e avaliar as melhores alternativas com o intuito de reduzir custos desnecessários.

Além de contribuir para a saúde financeira do negócio, a logística estratégica consegue garantir mais eficiência e qualidade nos serviços. Isso se reflete diretamente na satisfação do cliente e, consequentemente, na maior competitividade da empresa no mercado e lucratividade para o negócio.

Como tornar a logística estratégica mais eficiente?

A logística estratégica, por si só, já contribui substancialmente para a manutenção da eficiência nos processos. No entanto, há uma maneira de tornar esse processo ainda mais eficiente: por meio de um sistema de automação

Esse tipo de sistema é capaz de realizar a integração de processos logísticos. Assim, todos os envolvidos possam dispor de mais controle sobre o desempenho do que foi planejado, independentemente de onde estejam. Além disso, é possível monitorar todos os processos em tempo real. O que permite a possibilidade de uma intervenção mais ágil para resolver qualquer eventual problema.

Por fim, da mesma forma que o sistema de automação garante mais eficiência ao processo, ele também resguarda melhor as cargas transportadas. O que dá mais segurança tanto para o cliente quanto para a empresa.

Conheça os serviços da Prestex 

A Prestex é uma empresa brasileira especializada em logística estratégica de cadeia de valor. Oferece serviços como logística emergencial, consultoria logística e transporte eficaz, ágil e seguro.

Além disso, a empresa atende todo o país, disponibiliza contratos de longo prazo para serviços de logística consultiva e conta com um sistema integrado de informações, que garante mais segurança à carga.