Qual é a importância do operador logístico no processo de transporte de cargas

Um dos pilares do sucesso de um negócio é a gestão adequada de produtos, matérias-primas e insumos. Por meio do tratamento adequado destes materiais, é possível ter uma linha de produção que se caracterize pela custo-eficiência, além de capacidade de controlar as diversas variáveis, no que tange à distribuição, aos canais e aos custos do empreendimento.

Neste contexto, um dos fatores-chave é o transporte. Tanto no que diz respeito à chegada de insumos para a produção fabril ou prestação de serviços, quanto no que se refere ao escoamento de produtos para o mercado, o transporte das cargas tem um papel determinante sobre a gestão dos materiais. Assim, afeta diretamente todas as outras esferas do negócio.

Por isso, a seleção de um excelente operador logístico deve ser prioridade máxima. O trabalho deste parceiro impactará diretamente sobre a sua capacidade produtiva e o seu posicionamento no mercado.

Assim, os profissionais do setor de logística devem dedicar-se a encontrar os serviços de transporte de carga ideais para as empresas que representam. Quer saber mais sobre este tema? Então, continue conosco na leitura deste artigo e descubra a importância da operadora no processo de transporte de carga.

Custos sob controle

A gestão dos custos de um negócio é crítica para manter sua rentabilidade e influencia diretamente a precificação de seus produtos e serviços. Neste cenário, os custos de logística caracterizam-se ainda como alguns dos mais relevantes na formação dos preços das soluções fornecidas.

Por esse motivo, analisar atentamente a utilização dos recursos em cada etapa da cadeia logística é imprescindível. E por esta atividade passa necessariamente a seleção de uma empresa de transporte de cargas.

Neste âmbito, é muito importante notar que o fornecedor ideal para serviços de transporte não é aquele cujos preços são mais baixos.

É importante levar em conta que para a escolha do melhor operador logístico, é necessário analisar o custo-benefício das soluções oferecidas, focando em rentabilidade.

Afinal de contas, um transporte barato, mas fora dos prazos determinados, pode custar muito mais caro para o seu negócio. Desta forma, cai a rentabilidade da sua empresa e coloca-se em perigo a sua capacidade de atendimento às demandas em tempo hábil.

Mas se não é o preço do serviço de transporte que deve nortear esta seleção, que fatores devem ser levados em conta para que os custos da logística não sobrecarreguem o negócio?

Para garantir um controle de custos que lhe permita optar pela empresa que lhe ofereça mais rentabilidade no transporte de cargas, opte por um operador logístico com capacidade de personalização.

Cada negócio tem necessidades distintas no que se trata de logística, e os melhores operadores são capazes de oferecer soluções sob medida para cada uma delas.

Cumprimento de prazos

Cumprir prazos é essencial, esteja você recebendo ou entregando insumos e produtos. Como você já viu no tópico anterior, os prazos no recebimento e na entrega de cargas podem afetar significativamente os custos da linha produtiva ou da distribuição de mercadorias do seu negócio.

Mas estas não são as únicas razões pelas quais os prazos são tão importantes. Eventuais atrasos, e, em casos mais extremos, o extravio de bens, podem afetar toda a cadeia produtiva e de escoamento de produtos, levando a implicações sérias como:

  • Perdas de materiais e insumos perecíveis;
  • Adiamento na entrega de produtos para clientes e parceiros;
  • Problemas na programação de processos e operações do negócio;

Assim, contar com um operador logístico capaz de estabelecer prazos adequados e cumpri-los de acordo com o combinado afeta até mesmo a percepção que os clientes têm da sua marca.

Ao alinhar bem as datas de saída e chegada de mercadorias, você garante organização suficiente para que seu negócio promova uma experiência de compra mais satisfatória para o consumidor.

O resultado final é uma carteira de clientes e parceiros mais satisfeitos e uma valorização da imagem da marca. E tudo isso nada mais são do que diferenciais competitivos, que permitem à sua empresa sair na frente da concorrência.

Confiança

Claro que o controle de custos e o cumprimento dos prazos combinados são fatores essenciais na escolha de uma empresa de logística para apoiar o seu negócio. Mas não podemos esquecer que confiança também é fundamental.

Optar por uma transportadora que forneça segurança para os seus bens é essencial para cumprir os quesitos anteriores. Há diversas razões pelas quais você precisa contar com uma operador logístico de cargas confiável:

1. Proteção para o seu investimento

Em primeiro lugar, é importante garantir a segurança do seu investimento.

Acidentes acontecem e, principalmente para os transportes rodoviários, é imprescindível proteger-se contra eventuais problemas. Por isso, contratar uma transportadora que ofereça um bom seguro para suas mercadorias é indispensável.

Uma transportadora qualificada também evita extravios e todas as dores de cabeça que vêm com eles.

2. Manejo especializado

Todo o processo de retirada, carga, transporte, entrega e descarga dos seus bens será intermediado por humanos e por máquinas operadas manualmente.

Por isso, é importante contar com uma empresa que disponha de pessoal qualificado e equipamentos de ponta para cuidar dos seus bens e garantir que cheguem ao destino intactos, livres de quaisquer avarias.

3. Atenção às normas

Alguns produtos requerem não só um manejo especial, mas atenção às normas impostas pelos agentes reguladores do setor, como por exemplo, os fármacos.

É imprescindível que o operador logístico de cargas ofereça serviços especializados para estes casos e cumpra de fato as normas impostas. Assim, você evita a perda de produtos e insumos, bem como eventuais sanções por irregularidades no tratamento das mercadorias.

Agilidade na contratação

Cotar o transporte das cargas com diversos operadores logísticos pode ser um processo demorado. Entre as diversas soluções oferecidas por cada empresa, há variáveis em toda a cadeia logística, do meio de transporte ao tratamento das mercadorias, aos prazos e preços.

Nem sempre há tempo para isso. Você precisa avaliar o custo-benefício dos serviços, mas também ser rápido para suprir uma demanda.

Por isso, uma boa empresa de logística lhe oferece meios rápidos e práticos para orçar seus transportes e descobrir quais as soluções mais indicadas para a sua necessidade. Assim, você pode controlar custos, prazos e qualidade do serviço de forma simplificada, sobrando tempo para se dedicar a outras atividades importantes.

Gostou deste conteúdo e quer se aprimorar ainda mais neste setor? Veja, aqui, 7 dicas para melhorar a gestão das operações logísticas.