Muito se fala em logística e sua importância atualmente, mas você de fato sabe o que é logística e como ela funciona no Brasil?

Mas, para entender como a logística evoluiu até esse ponto, é importante conhecer o seu surgimento até os dias atuais.

O que é logística? Como ela funciona no Brasil?

Como surgiu a logística?

Na antiga Grécia, Roma e também no Império Bizantino, os militares precisavam ter conhecimentos importantes para gerenciar as guerras. Isso porque, como as batalhas geralmente ocorriam em locais distantes, era preciso transportar as tropas, além de recursos e armamentos para esses lugares, o que exigia planejamento, gestão e execução de tarefas logísticas, como a rota a ser seguida, como deveria ser feito o armazenamento de modo a preservar os recursos, bem como a distribuição de todos os suprimentos.

Entretanto, a logística alcançou mesmo o mundo empresarial durante a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos 1939 e 1945, quando as organizações as vantagens que a logística poderia proporcionar, como redução dos lucros e desperdício e aumento dos lucros.

Como a logística funciona no Brasil?

No Brasil, a área de logística ganhou mais destaque com a expansão das vendas online e apesar do crescimento contínuo nessa área, são diversos os desafios existentes nesse setor, entre eles, podem-se destacar os problemas de infraestrutura.

Não é nenhuma novidade que as estradas e vias para os caminhões possuem deficiências que prejudicam significativamente o processo logístico no país, visto que, a maioria do transporte de carga em feito em rodovias (58% de acordo com dados da BNDES).

Sendo assim, a melhoria das estradas resultaria em otimização de rotas, o que melhoraria as condições de transporte e, consequentemente, desenvolveria a logística no país.

O Plano Nacional de Logística e Transportes do país aponta melhorias no sistema rodoviário e ferroviário. Enquanto isso, algumas empresas têm apostado em soluções inteligentes e personalizadas para impactar o sistema de transporte e melhor atender os clientes.

Mas, o que é logística?

Mais do que um processo operacional, a logística consiste em algo mais complexo: planejamento, execução, operação e controle do transporte, movimentação e armazenagem de mercadoria.

Para que todas essas etapas ocorram da melhor maneira, com rapidez, qualidade e eficiência, é imprescindível um controle de produção, investimento em uma equipe capacitada e estar preparado para imprevistos.

Como isso funciona na prática?

Na prática, a logística funciona a partir de quatro etapas:

  • Inbound ou logística de entrada: consiste na rede de fornecedores e na estratégia de operação dela;
  • In house ou logística interna: tem como aspecto fundamental a gestão de estoque, visto que, muitas vezes por falta de espaço físico, as empresas costumam ter seu estoque em locais mais distantes;
  • Outbound ou logística de saída: consiste nos produtos finais ou serviços, por isso, consiste no transporte de mercadorias, definição do canal de distribuição e modal;
  • Logística reversa: aspecto muito debatido atualmente por questões sustentáveis e benefícios para o meio ambiente, consiste na busca da mercadoria do ponto de consumo e retorno para o local de origem, o que resulta em redução de consumo, recuperação de produtos, reciclagem e outros benefícios.

Para conhecer as melhores soluções de logística, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços de logística.