Logística

Como funciona o processo de transporte de carga?

Para entendermos como funciona o processo de transporte de carga no Brasil precisamos, antes de tudo, perceber que o principal objetivo de uma gestão de logística de distribuição é disponibilizar a quantidade de mercadorias certa, no momento e no lugar certo. Além disso, é preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas para as empresas.

processo de transporte de carga

Entregar as mercadorias vendidas, seguindo todas as normas de proteção, qualidade e dentro do prazo combinado com o cliente, é essencial para uma empresa que necessita desse tipo de serviço. Manter-se atento a eventuais melhorias dos processos de distribuição e translação de um ponto a outro pode ser útil, assim como, escolher as melhores e mais confiáveis empresas de transporte para efetuar o serviço.

Entretanto, o processo de transporte e distribuição de carga é complexo e dividido em algumas etapas. Então, confira todas elas agora!

1 Administração do transporte

Para que o serviço tenha um desempenho satisfatório, a análise de custos, escolha da transportadora, assim como verificação da estrutura necessária, são fatores fundamentais. Nessa etapa, é necessária uma boa administração para que o serviço seja eficaz e eficiente e, por isso, é normal que haja várias negociações entre empresa e transportadora. É importante optar sempre por aquele transporte de carga confiável, ágil e que ofereça mais vantagens para o cliente.

2 Conferência da carga

Após a expedição, que é a etapa final dentro de um Centro de Distribuição, é preciso conferir as cargas em quantidade e tipo. Erros nessa etapa de conferência podem resultar em devoluções, que geram prejuízos tanto para o distribuidor quanto para o varejista. No caso de uma carga perecível, por exemplo, os cuidados com o transporte e, principalmente, com a conferência é ainda maior, já que deve-se que atentar ao prazo de validade do produto.

3 Roteirização da entrega

O transporte de carga deve ser bem planejado para não gerar prejuízos para a empresa. O momento da entrega tem papel fundamental no aproveitamento de recursos de transporte, e nesse caso, deve-se considerar custos, prazos e qualidade. Os distribuidores, então, estão apostando em roteirizadores inteligentes capazes de identificar as melhores rotas, ou seja, aquelas com menor tempo, distância e qualidade.

4 Controle do transporte de carga

Fazendo o controle logístico, a empresa otimiza o processo, ganhando rapidez nas operações e aumentando o controle financeiro, de qualidade e de confiabilidade. Empresas que fazem a gestão desse processo podem controlar todo o ciclo de contratação de transportes, incluindo a cotação e negociação. Existem ferramentas no mercado que permitem o monitoramento de todo o processo, como conferência das faturas, ocorrências de atraso, baixa das entregas, confirmação do embarque entre outras informações.

5 Descarregamento, roteirização e entrega da carga
processo de transporte de carga

Grandes volumes de cargas chegam aos centros de consolidação por vários tipos de transporte, porém com destinos finais diferentes. Nesta etapa ocorre, então, o descarregamento e a roteirização dessas cargas. Na grande maioria das vezes, os veículos pesados são descarregados e as mercadorias, após serem roteirizadas, são carregadas em veículos menores.

6 Análise de indicadores

Os indicadores de desempenho logístico servem para avaliar e medir o nível de desempenho de processos e devem atender a estratégia e meta dos distribuidores. Os indicadores principais no ambiente de distribuição incluem:

  • Tempo em trânsito;
  • Devoluções;
  • Exatidão das notas de transporte;
  • Pontualidade das entregas.

Saber como estruturar esses sistemas de transporte e distribuição de forma que atendam de forma econômica os mercados de todo o país não é tarefa fácil. Aliás, necessita pesquisa por parte do cliente, além de responsabilidade por parte da transportadora. Assim, escolha sempre a empresa de transporte de carga que mais lhe traz confiança e vantagens no processo.

Então, ficou com dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe da conversa!