Por que é importante escolher uma operadora logística confiável?

Mover uma mercadoria do ponto A para o B, parece, em tese, uma prática fácil. No entanto, só quem está imerso no universo da logística sabe que percorrer este caminho implica diversos desafios.

Por isso, é fundamental escolher uma operadora de logística confiável, capaz de lidar com todos os problemas de logística que podem surgir durante o percurso.

Essa é uma decisão séria, afinal, sua organização deseja alguém em que possa confiar para entregar suas mercadorias dentro do prazo e com qualidade. Portanto, neste artigo, vamos abordar a importância desta escolha.

Por que é importante escolher uma operadora de logística confiável?

A logística não precisa ser uma experiência penosa para as empresas. Entretanto, ela está relacionada diretamente com a reputação e o sucesso da organização.

Sendo assim, a confiabilidade no seu provedor de logística é essencial durante o processo. Portanto, analise os seguintes pontos antes de bater o martelo:

Soluções personalizadas

Quando se trata de escolher uma operadora de logística confiável, um dos primeiros pontos que devem ser analisados são os serviços personalizáveis.

Na Prestex, por exemplo, oferecemos soluções para transporte de cargas aérea, cargas emergenciais, entrega expressa, entre outras vertentes.

Analisar com cautela cada um desses segmentos é fundamental para contemplar as necessidades da sua organização no dia-a-dia.

Vamos a um exemplo prático: uma carga expressa necessita do mesmo cuidado de uma carga urgente. Portanto, é fundamental dispor da gestão eficiente do produto, que ofereça todas as tecnologias necessárias, como roteiro de janelas de entrega, por exemplo.

Desta forma, o custo-benefício se torna menor do que a entrega emergencial e, ainda, conta com toda a infraestrutura de uma gestão emergencial.

Sistemas integrados

A velocidade de informação é um processo crucial para garantir uma boa logística.

Afinal, estamos falando de um mercado cada vez mais conectado e, certamente, seus concorrentes estão buscando formas de integrar seus sistemas e potencializar a eficiência.

Mas, quando você acompanha o atendimento e o rastreamento da carga, há por trás toda uma sistemática, que envolve pessoas e programas. No entanto, boa parte das empresas conta com recursos limitados.

Na Prestex, no entanto, realizamos um projeto audacioso para oferecer um atendimento personalizado. Contamos com uma empresa de tecnologia para poder criar e personalizar o nosso sistema de acordo com as suas necessidades.

Sendo assim, você terá acesso a um sistema voltado para velocidade, informação e segurança. Inclusive, o sistema AI analisa os dados constantemente para compreender e otimizar sua logística.

Dessa forma, podemos prestar uma assessoria comercial e operacional. Todos esses processos são embasados em dados e análise de histórico.

Custo, qualidade e tempo

Esses são um dos pilares fundamentais para escolher uma operadora de logística confiável. Afinal, tempo é dinheiro e o que está em jogo é a reputação da sua empresa.

O preço é um dos fatores determinantes, no entanto, há dois itens adicionais que devem ser priorizados, mas muitas organizações esquecem de elencá-los.

Estamos falando da qualidade e o prazo de entrega. Portanto, ao elencar o preço como fator principal, você pode estar sacrificando outras áreas fundamentais para assegurar a lucratividade da sua empresa.

Sendo assim, analise as necessidades da sua organização e mediante a esses três pilares, selecione a operadora que contempla todos os elementos com eficiência.

Confiança

Você deve estar se perguntando como analisar a confiabilidade de uma operadora de logística, certo? Bem, esse é um processo relativamente simples na Prestex.

Para assegurar a qualidade dos serviços, todas as entregas efetuadas oferecem a opção de avaliação de envio pelo cliente. Portanto, os clientes podem comprovar nossa experiência, independente do ramo.

Sendo assim, na hora de escolher uma operadora de logística confiável, examine as taxas de satisfação, pois sua empresa depende da qualidade de entrega para vários destinos.

Vale lembrar que uma transportadora confiável é responsável por auxiliar sua organização a construir uma imagem positiva e, por sua vez, expandir seus negócios, atendendo e superando as expectativas dos clientes.

Além disso, é importante garantir ótimas parcerias em logística empresarial, investindo na comunicação transparente sobre seus produtos e o status do mesmo.

Tenha em mente que informar é tão importante quanto entregar. Portanto, sua organização precisa ter em mãos dados atualizados, desde a cotação até a entrega da carga.

Atendimento ao cliente

Uma operadora de logística confiável tem como prioridade o atendimento ao cliente, portanto, sua capacidade de resposta deve ser rápida e eficaz. Dessa forma, as linhas de comunicação são fluídas em todos os sentidos.

Esses elementos podem ser difíceis de avaliar no início, portanto, analise bem a proposta de cada operadora, bem como suas soluções.

Entretanto, sabemos que a teoria é uma coisa, a prática outra. Por sorte, esse processo é fácil de concluir, pois, se o atendimento for excepcional, o resultado é evidente e bem documentado.

Além disso, no geral, há outra área que está atrelada a um bom atendimento: segurança.

É incomum ver um provedor de logística dispor de excelentes resultados no atendimento ao cliente e resultados ruins na segurança ou vice-versa. Portanto, essa é outra métrica que você pode analisar em ambos os casos.

Registro de segurança

Esse é um cenário em constante mudança, especialmente quando se trata dos regulamentos de segurança. Portanto, é crucial adotar uma operadora de logística com forte histórico nesta área.

Inclusive, valorizamos a segurança em diversos âmbitos, elencando recursos para garantir que todas as cargas enviadas estão asseguradas.

Análise de performance

Se a sua organização deseja potencializar seus resultados, a análise de performance é fundamental para fornecer dados valiosos.

Sendo assim, garanta que a operadora de logística envie mensalmente um relatório gerencial, que envolva informações como: comportamento de compra, Lead time contratado, transparência de desempenho, entre outros fatores.

Por fim, vale lembrar que os relatórios e os dados devem ser customizados de acordo com a necessidade. Dessa forma, é possível criar um plano de ação para otimizar os resultados.

Inclusive, esses relatórios possibilitam que 99,8% das cargas sejam entregues antes do prazo. Desta forma, a Prestex garanta o “SLA” acima em todos os segmentos.

Em suma: uma operadora de logística confiável deve assegurar a eficiência em diversas áreas, investindo sempre em um relacionamento transparente.

Quer conhecer o melhor parceiro de logística para sua empresa? Entre em contato com a Prestex e comece já a otimizar a sua operação logística.