Os desafios da logística farmacêutica

por | Logística

A indústria farmacêutica no país alcançou um faturamento de  R$ 57 bilhões em 2017, crescendo 11,7% no ano, os dados são do Sindicato das indústrias farmacêuticas (Sindusfarma) .

Analisando esse crescimento, percebe-se a resistência do setor farmacêutico ao momento de crise econômica.

Ao mesmo tempo, impulsiona os negócios de outros segmentos, devido a sua demanda de armazenamento e distribuição de medicamentos em todo o país.

Por isso, esse segmento busca novas maneiras de aumentar a margem de lucro, melhorando a eficiência em toda a logística farmacêutica.

Sendo assim, o operador logístico assume um papel importante para atender as demandas deste setor, que exige um atendimento personalizado e requer um serviço de alta qualidade.

A logística farmacêutica exige personalização

Outro levantamento da IMS Health e da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o quarto maior mercado mundial em produtos farmacêuticos, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Portanto, em um mercado cada vez mais exigente, onde a eficácia na gestão de estoque e abastecimento são essenciais, a aposta deve ser em serviços que aumentem a competitividade e eficiência do setor de fármacos e também de cosméticos. Envolvendo assim, a gestão de todos os processos e etapas de sua cadeia logística, principalmente no que diz respeito ao transporte do produto.

A armazenagem e a distribuição de cosméticos são processos que exigem uma gestão qualificada para não implicarem em elevação de custos para as empresas, sendo que quanto maior o tempo de parada do estoque, maior é o custo com capital de giro.

Já para o transporte de medicamentos, o controle de temperatura durante a operação também é indispensável para evitar riscos à saúde do consumidor final.

Por isso, é indispensável que o transporte logístico destes produtos seja feito de maneira personalizada e eficaz.

Flexibilidade e eficiência

Além das grandes redes, um mercado que não deve ser esquecido é o das farmácias de pequeno porte, localizadas no interior dos estados. Pois do total de 72 mil farmácias do país, 80% são pequenas e médias.

Desta forma, reduzir os custos operacionais e manter a qualidade de entrega para esse público torna-se a bola da vez no setor.

Assim, o distribuidor logístico tem papel essencial por tornar-se responsável em encontrar soluções para agilizar a entrega sem gerar aumento de preço para o consumidor final.

Disponibilizar entregas rápidas ou em pequenos pedidos é um desafio a ser alcançado. É necessário não só que os medicamentos cheguem aos pacientes, mas que cheguem em boas condições.

Além disso, a indústria farmacêutica é altamente regulamentada e exige controles rigorosos, que devem ser cumpridos a qualquer custo.

Neste caso, a logística farmacêutica surge como fator fundamental para geração de valores na cadeia. E o desenvolvimento de soluções customizadas aparece como necessidade constante para garantia de exatidão na entrega.

Outros desafios para o setor

A abertura do mercado farmacêutico para a terceirização e os preços competitivos no transporte de remédios exigem que os prestadores de serviços logísticos cumpram as exigências necessárias para entrar neste mercado, como a aquisição de licenças e certificados.

Todavia, estas legalizações são o ponto de partida para outras exigências que são determinantes para a operação, como pessoas capacitadas para a manipulação de medicamentos, flexibilidade e agilidade, alta performance operacional e cumprimento de prazos de entrega.

Ainda é um grande desafio garantir que a parceria entre a indústria farmacêutica e os prestadores de serviços logísticos seja marcada por uma relação ganha-ganha, ou seja benéfica para ambos os lados.

Entretanto, a confiança e o conhecimento do serviço prestado fazem com que, hoje, ainda haja predominância de parcerias entre grandes operadores com a indústria farmacêutica. Assim o sucesso da empresa na terceirização depende da relação entre custo e qualidade e da eficiência da cadeia de fornecimento.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no blog e vamos debater o tema! E aproveite a sua visita para conhecer o nosso perfil no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

0 comentários
Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

A linha de produção é essencial para qualquer operação industrial. É o ponto central em que matérias-primas se transformam em produtos acabados e o local onde eficiência e qualidade determinam o sucesso da empresa.  Quando ela não funciona de maneira eficiente, os...

ler mais
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais