Sem dúvidas, dentro do supply chain, a logística de armazenagem é uma das etapas mais importantes de toda a cadeia e, por esse motivo, necessita de fatores importantes para o seu sucesso. Desde uma estrutura adequada para o estoque dos materiais assim como uma tecnologia avançada para a sua gestão.

Logística de armazenagem: confira passo a passo para fazer a gestão

Pensando nisso, nós preparamos este post, exclusivamente para abordar este assunto e sua importância. Além de separar algumas dicas e informações úteis de como implementar uma boa logística de armazenagem em sua empresa. Quer conferir? Então, continue a leitura e tome nota!

O que é uma estrutura adequada na logística de armazenagem?

Hoje em dia, a logística de armazenagem não se limita apenas a um simples controle de estoque de produtos. Ela deve ser estratégica e eficiente! Afinal, sua gestão é fundamental para possibilitar um atendimento mais eficaz, além de uma redução de custos e perdas.

Para tais benefícios, seu armazém precisa contar com uma estrutura adequada e capacitada para atender às especificidades e aperfeiçoar todos os processos envolvidos na armazenagem. Desde o recebimento da mercadoria, passando pelo picking, até finalmente sua distribuição.

Para exemplificar melhor essas estruturas, trouxemos alguns modelos comuns hoje. Confira!

Estruturas fixas

Hoje, é muito recomendado o uso de racks metálicos ou porta pallets para a logística de armazenagem. Por serem estruturas mais leves, resistentes e eficientes para a movimentação dos produtos. Além disso, elas têm grande capacidade de estoque, são flexíveis e adaptáveis ao seu espaço e possibilitam a verticalização de seu armazém.

Por fim, os racks e porta pallets são bem variados. O que permite receber uma infinidade de produtos e materiais, como cargas paletizadas, peças soltas, bags, entre outras.

Mezaninos industriais

Outra solução estrutural para a logística de armazenagem são os mezaninos industriais. Essas estruturas são altamente adaptáveis, o que permite criar novos espaços de forma rápida e prática. Seja para aumentar a capacidade de estoque do armazém, seja para a utilização de setores administrativos.

O mezanino industrial tem a grande vantagem de ser uma estrutura desmontável. O que contribui para a redução de custos ou a necessidade de realizar obras de construção civil. Podendo ser montado em pouco tempo e sem, necessariamente, interromper suas operações.

Sistemas de picking

Sem dúvidas, entre todas as etapas da logística de armazenagem o picking, ou separação dos pedidos, é um dos processos mais importantes e que necessita de uma estrutura adequada para o sucesso das entregas. Afinal, é a partir daqui que se inicia a distribuição dos pedidos e, por esse motivo, é dispensável qualquer tipo de atraso, erro ou falha.

Há uma variedade de sistemas de picking disponível no mercado e todos eles devem ser utilizados de acordo com as estruturas do seu armazém. Como exemplo, o Flow Rack é um desses sistemas eficientes e adaptáveis que otimizam a separação dos pedidos de forma automatizada. São trilhos e esteiras que trabalham com a força da gravidade. Permitindo que os materiais deslizem das prateleiras até o setor de distribuição.

Por fim, vale ressaltar que, graças à tecnologia, hoje também é possível contar com sistemas modernos e inteligentes para o picking. Como carros automáticos e transelevadores, o que dispensa qualquer processo manual de separação.

Quais os cuidados essenciais para a logística de armazenagem?

Não basta apenas investir em estruturas inteligentes e em tecnologias modernas para seu armazém. Uma boa gestão de logística de armazenagem envolve também algumas práticas e cuidados frequentes. Os mesmos variam de acordo com as especificidades dos seus produtos. Abaixo, separamos alguns exemplos.

Alimentos

Tanto a armazenagem como o transporte de alimentos e bebidas requerem cuidados especiais e espaços adaptados para manter a integridade dos produtos. Entre as estruturas e processos necessários, podemos citar as câmaras frigoríficas, pallets de aço, higienização e sanitização dos espaços, controles de lotes e validades e sistemas de estoques eficientes, como FIFO, por exemplo.

Químicos

Produtos químicos também precisam de atenção e cuidados especiais, tanto para a movimentação, como para a armazenagem, com estrutura e equipamentos adaptados, procedimentos de segurança, controle de temperaturas, separação de itens para evitar contatos e misturas, entre outros.

Madeiras

Produtos de madeira — o que inclui também cargas paletizadas — devem seguir alguns cuidados especiais na logística de armazenagem. Pois, trata de um material vulnerável a ação do tempo, temperatura e umidade. Portanto, evite locais fechados, com pouca circulação de ar e luz solar, assim como evite o contato direto com a água e ou materiais úmidos.

Como a tecnologia impacta a logística de armazenagem?

Em plena era da logística 4.0, é primordial associar os avanços tecnológicos à gestão de logística de armazenagem. Afinal, a empresa que ainda insiste em processos manuais está fadada a atrasos, custos e falhas. Além de não conseguir atingir a competitividade necessária no mercado.

Hoje, há ferramentas e sistemas fundamentais para otimizar todas as etapas da logística de armazenagem, entre os quais podemos destacar o sistema WMS — Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém —  capaz de gerir e controlar cada etapa do suply chain, desde o recebimento da carga até a sua distribuição.

Em conjunto desse sistema, o uso do código de barras e dos coletores de dados também são exemplos de tecnologias que permitem processos mais otimizados e seguros para o cadastro, endereçamento, rastreamento e separação dos itens dentro do armazém. Geralmente, essas ferramentas são adaptáveis a qualquer WMS, que por sua vez, é parametrizável com os mais variados modelos de ERP também.

Em resumo, a logística de armazenagem não deve ser vista como um processo operacional, mas como uma estratégia de gestão fundamental para reduzir custos, aumentar o controle interno e, por fim, causar uma melhor experiência ao cliente.

Vale reforçar que tudo isso, somado ao um bom parceiro de entregas, com planejamento e tecnologia. Sendo capaz de tornar sua empresa uma referência única em atendimento de qualidade. Portanto, invista em seu armazém e conte com soluções práticas e inteligentes para suas operações!

Gostou do nosso post? Que tal conhecer um pouco mais sobre as tendências e inovações na logística? Então, não deixe de ler também nosso próximo artigo sobre o que há de mais inovador e moderno no segmento. Confira!