A inovação em logística é um assunto bastante discutido nas empresas. Afinal, em um setor que, cada vez mais, se baseia em avanços tecnológicos e métodos modernos, nada mais estratégico do que buscar essas ideias e, principalmente, implantá-las no dia a dia.

confira-dicas-para-aplicar-a-inovacao-em-logistica-na-sua-empresa
Aplicar a inovação em logística na sua empresa

Se você quer entender melhor esse conceito de inovação em logística, saber qual a sua real importância para o negócio e desvendar porque tantos gestores debatem este tema, está no lugar certo! Aqui, neste post, vamos abordar algumas ideias e dar dicas de como você pode melhorar sua logística e destacar sua marca no mercado. Vamos conferir?

O que é inovação em logística?

O fato é que a tecnologia avança de tal forma que, basicamente, todos os setores, tanto industriais, como comerciais, precisaram acompanhar o ritmo e, hoje, usufruem das mais modernas ferramentas e métodos que surgem a cada dia. É um fator indispensável para quem quer estar a frente no mercado altamente competitivo.

Na logística não é diferente! Afinal, seu produto pode ser o melhor do mundo, mas se sua entrega for falha ou lenta, certamente isso recairá sobre a qualidade de seu atendimento. Além disso, o mercado atual é muito mais exigente do que o de anos atrás e os clientes estão, cada vez mais, integrados à tecnologia e necessitam de recursos que sua empresa deve disponibilizar. Seus critérios de qualidade e seus níveis de exigência requerem o máximo de atenção.

Como aplicá-la na empresa?

A inovação em logística está atrelada a ideias e mudanças de atitudes na rotina da empresa. O uso da tecnologia é um dos fatores mais influenciadores desse processo. Veja alguns exemplos do que pode ser feito para a aplicação deste conceito.

Reorganize os seus processos

O primeiro passo para instalar uma gestão de inovação da logística de sua empresa é organizando os seus processos, desde a produção até a entrega do produto no cliente. Esta ação precisa ser impecável e, por isso, as ideias e mudanças devem focar, justamente, nas partes que apresentam falhas e erros.

Por exemplo, suas entregas costumam atender os prazos estipulados e dentro dos orçamentos. No entanto, toda vez que surge uma demanda emergencial, seus custos extrapolam e o valor final da venda acaba não compensando.

Sendo assim, neste caso, a inovação deve surgir nessa etapa. Talvez buscando novos formatos de transporte, outros parceiros ou, melhor ainda, uma empresa especializada em entregas emergenciais. Enfim, cabe ao gestor analisar e tomar a decisão mais assertiva.

Melhore a gestão do estoque

Gerir bem seu armazém é fundamental para uma logística eficiente. Muitas vezes, problemas operacionais são os principais responsáveis pelo atraso de entregas, perda de mercadorias e processos mais lentos.

O mais indicado é abrir KPIs específicos para o setor de estoque e assim que os principais problemas e falhas forem detectados, é hora de agir, mudando processos e testando novos métodos. Essa é a essência da gestão da inovação na logística.

Por fim, o investimento em tecnologia no setor de armazenagem e movimentação também é imprescindível nos dias de hoje e, inclusive, pode mudar totalmente a operação de sua empresa. Sistemas de picking, softwares de gestão, leitores de códigos de barras e, até mesmo, estruturas moveis para mudar seu layout, são alguns exemplos do que pode e deve ser estudado pelo gestor, no intuito de aperfeiçoar seus processos.

Avalie os ambientes internos e externos

Não adianta querer inovar, se não estiver de olhos atentos às tendências do mercado. Por que seu concorrente aumentou as vendas? Como o seu cliente gostaria de receber seus pedidos? Por que sua operação anda tão travada? Enfim, há muitas questões que devem ser analisadas e, certamente, respondidas.

A empresa que olha somente para dentro de sua operação, provavelmente perdera oportunidades importantes lá fora. Enquanto isso, o mercado não para e seus concorrentes saem na frente. Por isso, é fundamental que o gestor esteja sempre atento, buscando informações, se capacitando, compartilhando conhecimento com as equipes e, principalmente, buscando novas soluções sempre.

Invista em tecnologia logística

Inovação em logística sem tecnologia fica difícil! Hoje existe uma infinidade de ferramentas tecnológicas, especificas para as operações logísticas. Isso não se limita somente ao setor de estoque. Pelo contrário! Toda a parte de gestão administrativa deve contar com o suporte de um bom ERP.

Sistemas de análise de processos também podem ser uma ferramenta extremamente útil, com seus dashboards, relatórios etc. Por fim, a tecnologia de rastreamento de suas cargas pode garantir mais segurança, além de valorizar a qualidade de seus atendimentos.

Inove os seus processos de entregas

Não adianta ter o melhor produto do mundo se sua logística for falha. Além disso, o mercado exige muito mais do fornecedor e cabe à empresa atender a essas necessidades.

Uma dica é inovar, de vez, as suas entregas e buscar parcerias com empresas de logística rodoaérea. Afinal, o Brasil é um país continental e, certamente, conta com dificuldades e falta de infraestrutura em muitas regiões. Porém, isso jamais deverá ser empecilho para a qualidade do atendimento de sua empresa.

Um parceiro rodoaéreo pode garantir cobertura em todo o território nacional, aumentando assim suas oportunidades de vendas, entregas muito mais rápidas e, por fim, com a tecnologia que sua organização precisa.

Sem dúvidas, conseguir inovar o seu processo de entregas, tende a criar as melhores experiências para o seu cliente, a destacar a sua marca no mercado e a ajudar a reduzir custos importantes.

Enfim, a inovação em logística é uma evolução constante e necessária para qualquer empresa moderna. Vale ressaltar que o mercado exige, cada vez mais, essa modernização e as soluções são infinitas. O primeiro passo para o sucesso de seus negócios deve ser dado por você. Portanto, mude agora mesmo, busque novos parceiros, utilize novas ferramentas e experimente novos métodos.

Gostou do post? O quanto sua empresa está atenta às mudanças e à evolução do mercado? Quer se informar ainda mais e ficar por dentro do que há de atual no setor? Então, não deixe de ler também nosso outro artigo sobre logística 4.0 na era da tecnologia. Imperdível!