Veja como as empresas estão usando a logística como um diferencia
Veja como as empresas estão usando a logística como um diferencia

Há alguns anos, a logística era vista apenas como uma atividade operacional. Carga, descarga, controle de estoque. A equipe era treinada apenas para cumprir as demandas, e o gestor controlava os processos sem buscar inovação, ainda sem enxergar a logística como um diferencial.

O mercado, porém, começou a exigir respostas mais eficazes e ágeis em relação ao setor, afinal, a logística está completamente conectada com a satisfação do cliente. Assim, ela passou de uma atividade operacional para se juntar aos assuntos estratégicos de um negócio e, com ajuda da tecnologia, faz com que a empresa melhore sua imagem e fidelize mais clientes.

Quer descobrir como transformar a logística em um diferencial? Continue lendo e saiba mais!

Práticas para transformar a logística em estratégia

O primeiro passo para modificar a visão da empresa e ver a logística como um diferencial é mudar o mindset do responsável pela tomada de decisão dentro da organização. Para que isso aconteça, algumas coisas precisam mudar dentro da empresa. Por esse motivo, listamos alguns dos principais aspectos a serem observados dentro de seus processos:

Conhecer os detalhes da operação

Para compreender quais processos devem ser otimizados e quais ações serão necessárias para transformar a logística em um diferencial, a operação precisa ser mapeada. Todos os detalhes devem ser conhecidos do gestor: os gargalos, as falhas que mais ocorrem e os motivos dos problemas que surgem em cada processo, principalmente aqueles que afetam o cliente.

Assim, as ações a serem tomadas estarão de acordo com as reais necessidades da logística e voltadas a tornar cada atividade mais precisa e menos suscetível a erros.

Investir em inovação

Um diferencial competitivo geralmente é resultado de investimentos que tornam os processos mais eficientes. Hoje a logística dispõe de inúmeras soluções que atendem a esses objetivos. Tendo a operação mapeada, o gestor saberá quais aspectos precisam de melhoria. Além de saber quais ferramentas ajudariam a tornar aquele processo mais ágil, fazendo com que os investimentos tenham um propósito.

Mudar a cultura organizacional

A cultura organizacional é a forma como a empresa é vista pelas pessoas que trabalham nela. Não haverá resultados se o mindset dos colaboradores ainda estiver voltado à logística operacional. Toda a empresa, não apenas as pessoas envolvidas com o setor, devem entender a logística como um diferencial e como ela pode afetar o resultado do negócio e a satisfação do cliente.

Repensar o planejamento estratégico

Incluir os aspectos logísticos no planejamento, estudar soluções para melhorar processos. Logo depois definir objetivos específicos da logística a serem alcançados para trilhar o caminho que a equipe deve seguir para que os resultados melhorem. A pauta da estratégia deve deixar claro onde a empresa quer chegar e como ela vai alcançar as metas definidas, para que a equipe tenha uma visão clara do que deve ser feito.

Mapear o mercado

Em paralelo, os gestores devem estudar o mercado, entender as reais necessidades dos clientes e as soluções disponíveis para que elas sejam atendidas. Um diferencial está em agregar valor, somado a altos níveis de qualidade dos serviços prestados. A empresa deve se questionar: o que posso oferecer a mais para que meu cliente fique satisfeito e sempre busque meus serviços?

Dessa forma, o planejamento estará voltado a buscar a satisfação total do cliente, com o objetivo de fidelizá-lo com serviços de qualidade e diferenciais que ele não poderá encontrar com os concorrentes.

As vantagens de enxergar a logística como um diferencial

Com a mudança do mindset dos gestores e demais colaboradores, as ações tomadas pelo planejamento estratégico começarão a mostrar alguns benefícios para a empresa que serão facilmente percebidos. Listamos alguns deles para você conferir:

Diferencial no relacionamento com o cliente

Atender às necessidades do cliente da melhor forma possível é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Eles querem respostas rápidas e soluções que gerem valor aos serviços prestados. A logística é um canal essencial de fidelização dos clientes, visto que é a área responsável pela entrega. Qualquer falha nesse processo vai trazer atrasos e insatisfação.

Tendo a logística como um diferencial, o cliente terá opções de acompanhar a carga de perto. A empresa poderá proporcionar respostas rápidas e precisas, ajudando na construção de um relacionamento com o cliente.

Melhores prazos

A logística oferece hoje diversas soluções tecnológicas que permitem que a empresa modifique seus processos e controles, de forma a tornar a operação enxuta. Com isso, as equipes responsáveis terão mais ferramentas que permitam a otimização dos processos, melhorando automaticamente os prazos a serem proporcionados aos clientes.

Eficiência dos processos

Processos logísticos mais eficientes são o principal fator de aumento de desempenho da empresa e proporciona a melhoria na qualidade nos serviços prestados. Utilizando a tecnologia que a logística oferece, a empresa vai fazer com que a operação se torne mais rápida. Deste modo as equipes gastam menos tempo ao desempenhar as atividades.

Além disso, as falhas que causam retrabalhos também são reduzidas, visto que as atividades passam a ser mais automatizadas, fazendo com que a empresa ofereça ao cliente mais precisão na operação como um todo.

Melhoria na comunicação interna

A comunicação é fundamental para que os processos ocorram de forma eficaz. Para que as atividades saiam de acordo com o planejado, a equipe precisa estar conectada. E cada função deve saber como seu resultado afeta os demais resultados. A logística trabalha com atividades paralelas, e qualquer falha na comunicação pode atrasar todo o processo.

Por isso, os gestores devem oferecer aos colaboradores ferramentas que auxiliem a conexão das tarefas. Investir na transparência das informações e em um canal de comunicação interna. Desta maneira trará mais eficiência à operação, resultando em uma entrega mais rápida ao cliente final.

Aumento dos lucros

Com processos mais eficientes, melhores prazos e um relacionamento bom com o cliente. Cada detalhe da operação resultará em aumento de lucro para a empresa. A margem do resultado apresentará reduções de custos, os colaboradores vão desempenhar suas atividades de forma mais precisa. E sem dúvida os erros serão reduzidos, diminuindo o custo de retrabalhos.

E, por fim, o cliente perceberá a logística como um diferencial, e escolherá a sua empresa para prestar o serviço de que precisa.

Se você deseja que sua empresa esteja presente no mercado e possa ter uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes. É essencial que a logística como um diferencial esteja entre os principais tópicos do seu planejamento estratégico, e que sua equipe entenda como eles podem fazer a diferença.

E aí, gostou do conteúdo? Aumente ainda mais a satisfação do seu cliente conferindo 5 dicas incríveis para evitar danos nas cargas!