Descubra 7 segredos para você ser um bom gestor de logística

O gestor de logística é o profissional responsável por coordenar e direcionar corretamente os outros colaboradores do setor para a execução de suas atividades, a fim de obter os resultados esperados no planejamento da empresa.

Sendo a logística um setor historicamente reconhecido como custoso — em razão dos grandes equipamentos e processos elaborados — o gestor precisa exercer a sua liderança para que a rotina seja otimizada e sempre dentro da política de contenção de gastos, preservando a qualidade dos serviços, mas sem onerar a empresa financeiramente.

Por isso, neste artigo, apresentaremos 7 segredos de sucesso para você se destacar como um gestor de logística. Acompanhe e confira como impulsionar a sua carreira. Boa leitura!

1. Invista em especializações e atualizações

Seja pelo surgimento de novas tecnologias ou pelo aumento da demanda, o setor logístico é um dos que mais passa por mudanças. Para acompanhar o constante aprimoramento do nicho, o gestor precisa investir em especializações e atualizações.

O fato é que, apesar de a experiência (conhecimento prático) ser muito importante, um profissional só se mantém em atividade por um longo período demonstrando capacidade e conhecimento na execução de suas tarefas.

Nesse sentido, graduações e cursos de especialização fazem toda a diferença. A cada novo curso completado, o gestor se torna mais completo e diferenciado, tendo maior base para a resolução de conflitos e problemas diários — por consequência, tornando os processos mais dinâmicos e efetivos.

É interessante que você foque em especializações dentro da realidade da sua empresa. No entanto, existem temas abrangentes e relevantes na logística que valem a pena um aprimoramento, tais como:

  • desenvolvimento de equipes;
  • ação gerencial e liderança;
  • gestão de crise;
  • utilização dos recursos logísticos;
  • indicadores de desempenho;
  • gestão de resultados e monitoramento.
2. Utilize recursos tecnológicos

Como mencionado, a logística sempre foi um setor com grande participação tecnológica — tanto nos equipamentos quantos nos processos administrativos. E essa inclusão vem se intensificando a cada ano.

Em outras palavras, um gestor que deseja melhorar o seu desempenho precisa entender e utilizar os recursos tecnológicos de forma inteligente. Atualmente, várias soluções já fazem parte da rotina das grandes empresas logísticas, por exemplo:

E se o intuito é buscar a excelência, um bom gestor de logística não deve se limitar a pesquisar por inovações exclusivas do setor. É importante se manter informado sobre nichos relacionados, como produção e vendas, por exemplo, analisando quais ações podem ser agregadas, integradas ou adaptadas para as atividades logísticas.

3. Equilibre as operações com ações mais sustentáveis

Sustentabilidade é um conceito em voga em todo o mundo, tendo importância em esferas sociais e corporativas. Na logística, essa filosofia vem sendo trabalhada e introduzida de diferentes formas e em variados processos.

Operações como a logística reversa se mostram eficientes, aliando questões ambientais com produtividade industrial. Fora isso, muitos clientes já consideram as ações da empresa em relação à sustentabilidade como critério de escolha.

Nesse ponto, o gerente de logística deve desenvolver formas — com planejamentos e estratégias — para alinhar as operações da empresa às políticas sustentáveis e trazer resultados efetivos, tanto em termos financeiros quanto em relação ao respaldo perante a sociedade.

4. O gestor de logística deve atentar-se ao networking externo

Como gestor, é necessário que você mantenha um ótimo relacionamento com profissionais dentro da empresa, mas também tenha uma rede segura de contatos fora da instituição, o chamada networking.

O primeiro ponto para ser bem-sucedido na questão do networking é entender que quantidade não é qualidade. Você não precisa conhecer milhares de pessoas, e sim profissionais que possam agregar conhecimento e experiências úteis para o seu dia a dia.

Essa estratégia não só ajuda na sua evolução profissional, como também pode ser determinante para a construção de futuras pontes e parcerias na área logística. Afinal, nenhum negócio consegue crescer de forma isolada sem extrair conhecimento de diferentes partes.

Uma das melhores dicas para desenvolver um networking de sucesso é frequentar eventos voltados para o setor ou segmentos semelhantes, tais como:

  • palestras;
  • conferências e workshops;
  • feiras de lançamento.
5. Não tenha receio de aplicar novas ideias

Como gestor, você deve ser um líder, exercendo a liderança por meio de exemplos e ideias. É essencial não demonstrar receio em aplicar conceitos novos na rotina de trabalho, filosofias que ajudam no trabalho individual e coletivo dos colaboradores.

Se você está investindo em especializações e utilizando a tecnologia a seu favor, as chances de sucesso são altas. Por isso, o medo de novos passos não deve existir. Os grandes líderes compartilham essa característica e a utilizam com inteligência durante suas gestões.

Ainda que a empresa não ofereça recursos ilimitados ou uma grande estrutura, você pode inovar abrindo espaço para sugestões compartilhadas, ideias genuínas vindas diretamente dos colaboradores. Não deixe que um orçamento baixo ou filosofias engessadas sejam justamente o impedimento para inovações na empresa.

6. Trabalhe com empatia e responsabilidade

Independentemente do setor de atuação, para que o gestor de logística tenha sucesso na sua função, ele precisa entender que é apenas mais uma engrenagem que faz a máquina (no caso, a empresa) funcionar. Ou seja, trabalhando sozinho, nenhum resultado relevante será alcançado.

Por isso, é imperativo trabalhar sempre com empatia e desenvolver a capacidade de se comunicar com os outros colaboradores de forma responsável e cooperativa. A ideia de união deve ser algo constante e aplicável.

Por exemplo, quando houver alguma falha cometida por um profissional, a abordagem do gestor deve ser feita mostrando detalhes pontuais, como: razões pelo erro e consequências diretas. Porém, ainda mais importante é deixar o colaborador se expressar, para poder entender os motivos do ocorrido.

Não obstante, a responsabilidade do gestor de logística também se concentra em identificar os pontos que dificultam a execução de um serviço mais produtivo, trabalhando junto a seus liderados, a fim de encontrar soluções inteligentes e eficazes, melhorando gradativamente o desempenho das equipes.

7. Valorize a integração com outros departamentos

A integração é mais um conceito forte na logística do século XXI. A sincronia entre departamentos é uma estratégia com o objetivo claro de crescimento dos setores e melhores resultados para a empresa.

E se tem uma atividade em que o gestor tem um papel importante é a integração. Sem a sua participação, dificilmente ocorrerá uma troca de informações saudável ou mesmo uma dinamização de tarefas.

Por isso, para otimizar os processos logísticos e impulsionar o desempenho dos colaboradores do setor, integre a rotina com demais departamentos, tais como:

  • vendas;
  • financeiro;
  • marketing;
  • compras;
  • customer service.

Enfim, esses foram alguns segredos para você se tornar um gestor de logística diferenciado e muito mais eficiente. Porém, o passo mais importante é a predisposição às mudanças necessárias em prol da excelência de gestão. Então, analise as informações apresentadas e comece agora mesmo a otimizar seu trabalho de liderança.

Achou o artigo interessante? Não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder nossas novidades.