Ouvimos muito sobre cultura de compliance no cenário atual de negócios, mas o que realmente significa construir essa cultura? O que isso implica? E, mais fundamentalmente, por que uma cultura de compliance é importante para as organizações?
O que é uma cultura de compliance?
Pode-se dizer que uma empresa tem uma cultura de compliance quando seu conjunto de normas e obrigações valorizam a ética e são parte central e inalterável da cultura corporativa. Além disso, precisam ser vivenciadas dentro da rotina da organização.
No entanto, isso não acontece da noite para o dia. Para que uma organização tenha uma forte cultura de compliance, a integridade deve estar presente em todos os níveis da empresa.
Compliance, que já foi tema de um artigo bastante completo em nosso blog, deve ser foco da gestão e parte integrante das operações da empresa. Uma organização com uma forte cultura de compliance tem uma consciência geral de suas melhores práticas e dos riscos associados ao não cumprimento das mesmas.
O que torna a cultura de compliance importante nas organizações?
Organizações que criam e adotam plenamente uma cultura de compliance promovem a responsabilidade individual e permitem que seus colaboradores desafiem padrões e busquem melhores práticas que possam beneficiar tanto à empresa quanto à sociedade.
A conscientização de todos sobre a necessidade de se manter comportamentos éticos, o monitoramento e a constante revisão de procedimentos promovem um maior entendimento, facilitam o aprimoramento da execução de tarefas e ajudam a criar um ambiente de trabalho mais agradável.
Adicionalmente, nestas empresas, os funcionários tendem a se sentir mais confortáveis para admitir eventuais falhas ou desconhecimentos. E este espírito de honestidade é bastante favorável na identificação prematura de problemas, impedindo que estes venham a escalar, causando impactos negativos mais profundos.
A integração do compliance à cultura corporativa resulta em maior satisfação da equipe, levando ao aumento da produtividade e da retenção de pessoal. Analogamente, afeta positivamente a percepção da marca pelo mercado, contribuindo para a performance dos negócios.
Outros aspectos importantes para reforçar a importância da cultura de compliance são a carga regulatória e a percepção pública.
A reputação corporativa é cada vez mais definida pelo desempenho ético de uma empresa e pela ameaça de penalidades para quem violar os requisitos de compliance. Tais violações podem levar a processos regulatórios e multas, além da perda de contratos.
Empresas que alcançaram uma boa cultura de compliance incentivam o comportamento ético e o exigem como pré-requisito para promoções. Tais práticas servem como lembretes aos funcionários (e terceiros ligados às empresas) de que compliance é importante para a organização e é necessário para que eles tenham sucesso na empresa.
No entanto, a cultura de compliance vai além de seguir os procedimentos adequados ou relatar comportamentos suspeitos. Esta demanda que a ética seja incorporada por todas as operações da empresa.
E como esse compromisso pode ser criado? O que as empresas podem fazer para promover uma cultura de compliance genuína? Identificamos alguns facilitadores importantes:
1. Defina o tom a partir de cima
A alta gestão não é apenas responsável pela supervisão do compliance; esta deve ser central para toda a sua abordagem. Os executivos desempenham um papel vital na determinação da estratégia de compliance e melhores práticas, garantindo que o desenvolvimento dos colaboradores dentro da organização reflita comportamentos alinhados aos valores corporativos.
Eles também precisam cuidar para que seu comportamento seja modelo. A importância de “fazer como eu faço” quando se trata de ações da liderança não pode ser subestimada.
2. Envolva os funcionários desde o início
Ética, integridade, cultura e valores corporativos devem ser o foco desde o início, fornecendo uma base sólida para ajudar os funcionários a saber o que é esperado. É fundamental transmitir claramente as expectativas da organização – e não apenas para os funcionários, mas também para seus fornecedores e outras partes interessadas.
3. Torne a equipe de compliance real e acessível
Os funcionários podem ler políticas e processos, mas ao compartilhar histórias reais, os líderes de compliance podem conseguir maior engajamento. Este time específico deve criar oportunidades para falar com as equipes e, com isso, tornar mais fácil que funcionários os abordem com dúvidas ou, até mesmo, para sinalizar riscos.
4. Aproveite ao máximo a tecnologia
Em tempos em que muitas empresas ainda mantêm regimes de trabalho remotos ou híbridos, a tecnologia tem papel inestimável para permitir que as equipes de compliance mantenham contato próximo com seus negócios e, assim, obtenham uma visão holística de governança, risco e conformidade.
A tecnologia permite que a equipe de compliance permaneça visível e mantenha o engajamento e a supervisão dos principais problemas.
Esta não auxilia apenas nos problemas de engajamento e da equipe. Soluções adequadas ajudam as equipes a se tornarem mais eficientes e a garantir que as métricas de compliance sejam mais robustas e suportadas por dados precisos e confiáveis.
Como criar uma cultura de compliance duradoura
Dados apresentados no evento Diligent’s Modern Governance Summit de 2021 mostraram que as organizações que estabeleceram o tom correto, construindo uma cultura de compliance que permeia todo o seu negócio, foram as mais bem posicionadas para enfrentar os desafios do trabalho remoto e outras questões ligadas ao bem-estar dos funcionários nos momentos mais críticos dos últimos dois anos.
Criar uma cultura de compliance significa estar na vanguarda e incorporar bons comportamentos em todos os níveis da sua organização. Significa ajudar as pessoas a tomar melhores decisões ao seguir as regras, regulamentos e políticas da empresa.
A construção de uma cultura de compliance duradoura começa com a missão, visão e valores da organização. Esses são os pilares da empresa e os padrões que todos os funcionários devem seguir. A cultura não é tangível, mas sim algo que está embutido nas pessoas de uma organização e sustentado pelos altos executivos.
O comportamento que os altos executivos exibem define os padrões que se espalharão pelo resto da empresa. Se a liderança enfatizar a ética, chamar a atenção para o bom comportamento e não tolerar a violação das regras, a organização adotará práticas semelhantes.
Esta é a realidade da Prestex. A empresa acredita na importância de estar em conformidade e desenvolveu um Programa de Compliance que visa tornar a cultura organizacional mais forte e seus impactos mais abrangentes.
Como este tema é tratado em sua empresa? Conte-nos abaixo:
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