Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem se tornado cada vez mais presente nas escolas, na mídia e, principalmente, no mundo corporativo. A sigla engloba três pilares essenciais para as empresas: sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.
Atualmente, as organizações precisam adotar uma visão mais moderna e estratégica na sua gestão, alinhando boas práticas empresariais às expectativas da sociedade. Cada vez mais, consumidores, investidores e a própria comunidade cobram transparência, ética e compromisso com o bem-estar social — e tudo isso precisa caminhar lado a lado com o crescimento dos negócios.
Dentro do universo ESG, dois conceitos se destacam: governança corporativa e compliance. Ambos são fundamentais para garantir mais transparência e eficiência na gestão, fortalecendo a credibilidade da empresa no mercado. Afinal, uma tomada de decisão ética e bem estruturada não só evita riscos, mas também constrói um ambiente empresarial mais confiável e sustentável a longo prazo.
Até pouco tempo atrás, governança e compliance estavam muito mais direcionados a empresas de capital aberto. Entretanto, esse movimento vem sendo fortalecido também em organizações menores e em empresas de diversos segmentos, como o de logística.
A importância do compliance para o setor de logística
Ter uma estrutura de governança corporativa bem definida ou um programa de compliance sólido pode trazer benefícios significativos para as empresas, seus parceiros de negócios e para a sociedade como um todo.
Mais do que uma decisão estratégica, o compliance está diretamente ligado às exigências legais, funcionando como um escudo contra riscos e problemas. Empresas que gerenciam bem esses riscos não só evitam complicações, mas também se tornam mais competitivas, tanto do ponto de vista financeiro quanto na construção de uma imagem sólida no mercado.
Investidores, clientes, parceiros e a própria sociedade estão cada vez mais atentos à transparência e à integridade das organizações com as quais se relacionam. Negócios que prezam pela ética, têm processos claros, identificam e corrigem falhas rapidamente e cultivam uma cultura organizacional saudável tendem a se destacar e garantir sua longevidade no mercado.
Implementar um programa de compliance pode ser desafiador, mas é um caminho sem volta. Além de proteger a empresa, ele ajuda a expandir a visão corporativa, indo além da produção e da qualidade para incluir responsabilidade social, segurança, sustentabilidade e meio ambiente como pilares essenciais do negócio.
Desafios na implementação de um programa de compliance em uma empresa de logística
Considero que o principal desafio enfrentado pelas empresas de logística ao adotarem um programa de compliance seja garantir a sua eficiência.
Inicialmente, ao implementar um programa de compliance, realizar um bom processo de mapeamento e análise de riscos do negócio não é algo tão simples. Esta tarefa exige profissionais experientes com conhecimento sobre o negócio e as leis que abrangem o setor, assim como o domínio técnico sobre a estruturação dos pilares do programa, sendo este último um conhecimento bem específico. Assim, encontrar profissionais capacitados com todos os skills necessários certamente é um desafio relevante.
Entretanto, entre planejamento, elaboração e efetivação de um programa de compliance poderá haver alguns outros desafios a serem enfrentados. Entre eles podemos destacar: falta de recursos para implementar um setor de compliance, dificuldade para o gerenciamento de riscos, falta de envolvimento da alta liderança, criação de políticas que não refletem a cultura organizacional da empresa, falta de canal de denúncias eficiente e falhas no monitoramento do programa.
Para começar, a empresa precisa buscar um motivo verdadeiro para implementar o seu programa de compliance. Depois, é importante ter um bom planejamento, mapear adequadamente seus riscos organizacionais, ter profissionais com muita disponibilidade para fazer, vontade de aprender e que gostem de desafios.
Na Prestex, passamos um ano inteiro estruturando e modelando o nosso programa e contamos com o apoio de uma excelente consultoria nos auxiliando em todas as etapas dessa construção. Somente após 12 meses, realizamos o lançamento do programa e iniciamos os treinamentos e outras etapas. No nosso caso, esse caminho foi fundamental para o sucesso e efetividade do programa de compliance.
O Programa de Compliance da Prestex
A Prestex tem vivenciado um crescimento acelerado nos últimos anos. Diante disso, nos preocupamos em não perder nossa identidade. O principal motivo que nos fez implementar o Programa de Compliance foi o desejo por “blindar” a nossa cultura organizacional.
A Prestex é uma empresa com uma cultura muito forte e acreditamos que devemos buscar e entregar o que é certo o tempo todo.
Mais do que uma frase ou um slogan, nosso time vivencia uma cultura de integridade. A Prestex é uma empresa que AMA atender bem os clientes e busca fortemente por sustentabilidade financeira e resultado.
Somos uma empresa horizontal, com pouca burocracia, nosso ambiente é leve e descontraído e os profissionais que atuam na empresa, ou em nome da Prestex, são valorizados e respeitados como seres humanos.
Como resultados da adoção de nosso programa, observo que nossos profissionais estão mais conscientes na tomada de decisões corporativas, tivemos um ganho na identificação antecipada e mitigação de riscos do negócio.
Outros benefícios alcançados ao implementar o nosso programa de compliance foram o alinhamento e melhoria dos processos. Inclusive, a conformidade com as normas jurídicas se tornou um fator competitivo e está trazendo novas oportunidades para a empresa.
Percebo que estamos no caminho de alcançar o objetivo proposto inicialmente que é a blindagem e fortalecimento da nossa cultura organizacional. Acredito que esse seja só o início de uma longa jornada.
0 comentários